Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


domingo, 20 de novembro de 2011

A Eletrônica

      A eletrônica é uma tecnologia peculiar. De todos os campos da engenharia é a única que pode funcionar como hobby. Não existem engenheiros civis amadores (construir pontes por esporte não é exatamente uma atividade acessível). O mesmo se pode dizer da arquitetura e da engenharia elétrica pura. Mesmo os químicos, em que pese a profusão de kits de experiências no mercado, não podem ir muito longe sem ter que vender a casa para comprar todo o equipamento necessário a um laboratório razoável.

      A eletrônica é diferente. Um garoto de 12 anos pode comprar um multímetro simples com sua mesada, juntar 50 reais em componentes e mais aquela televisão quebrada da avó, e já pode dar asas à imaginação e ao talento para produzir um amplificador de som, um distorcedor para a guitarra de um amigo ou qualquer outra coisa que sua imaginação (e capacidade) consiga montar.

      Pode conseguir com facilidade um punhado de acionadores de disco quebrados e estará entrando no fascinante mundo da mecatrônica. Se for suficientemente aficionado, pedirá um emulador de 150 reais de aniversário e um osciloscópio simples no Natal, e terá um bom laboratório à sua disposição. O resto dos instrumentos poderá montar ele mesmo – não há limites.

      A informação é farta. Excelentes publicações nas bancas, tutoriais, artigos técnicos, softwares simuladores gratuitos, informações sobre tudo o que quiser saber na Internet. Nada, mas nada mesmo lhe será sonegado.

      Projetistas de eletrônica começam cedo, muito antes da educação formal na área. Milhares de jovens em todo o Brasil empunham ferros de solda para tornar realidade suas criações. Comunicam-se, trocam ideias, são entusiasmados e muito frequentemente incentivados por seus pais, que vêem na atividade uma sadia alternativa aos problemas da sociedade moderna.

      E aonde quero chegar com essa conversa? Acredito que é preciso criar oportunidades e incentivar esses iniciantes. Refletir um pouco sobre a correta exploração desse extraordinário potencial humano, do ponto de vista social e estratégico.

      Nossas empresas precisam – e vão precisar muito mais no futuro – de talentos genuínos, comprometidos com nossa tecnologia, capazes de inovar, de refrescar as ideias da indústria e gerar produtos competitivos. As empresas vão precisar desses jovens entusiastas da eletrônica. Não é poesia: é questão de vida ou morte para o setor.

22 comentários:

  1. É gostoso de trabalhar e brincar por que como foi dito o acesso as experiências e curiosidades não são caros e podem ser observados por qual quer um que tiver interesse. Concerteza é a área que mais cresce em todo País pois esta inclusa nas mais diversas áreas possíveis não só no lazer da nossa casa mas também nos hospitais e indústrias, que as vezes dependem da ação da eletrônica para por exemplo dar um diagnóstico correto ou automatizar a linha de produção de algum produto. Por isso é importante que novos talentos da eletrônica sejam incentivados para que essa área nunca pare de crescer e ajudar todos nós. João Alberto Machiavelli

    ResponderExcluir
  2. Será que já passou pela cabeça de milhares de pessoas a quantia que a eletrônica esta envolvida nas atividades mais simples do nosso dia-a-dia? Um simples toque no controle remoto para ligar um aparelho, um botão para liga um computador, um microondas, uma geladeira e até mesmo um relógio em funcionamento, alem de outros diversos equipamentos que funcionam através de componentes eletrônicos e que são fundamentais. Este campo irá crescer ainda mais no mundo, com mais inovações e tecnologia cada vez mais avançada para tornar nosso dia-a-dia mais ¨simples¨, por isso devemos incentivar todos não importando a idade a fazer descobertas, criar,fazer com que através de grandes ideias, descobertas e invenções possamos ser capazes, talvez, de inovar o mundo eletrônico. Opções não faltam, é preciso somente tentar. Eduarda L. Kottwitz

    ResponderExcluir
  3. A eletrônica realmente é muito importante em nossas vidas. Eu imagino como seria a nossa vida sem ela, concerteza seria muito sem graça e não poderíamos fazer varias coisas importantes do nosso dia-a-dia. A eletrônica realmente facilita muito a nossa vida. Rafael Violli M2B.

    ResponderExcluir
  4. SEM A ELETRÔNICA NÃO PODERÍAMOS NOS COMUNICAR COM ALGUÉM DISTANTE E TAMBÉM TEMOS A QUALQUER HORA QUALQUER INFORMAÇÃO, E SEM CONTAR QUE A ELETRÔNICA NOS ABRE UM VASTO CAMPO DE TRABALHO. MARCOS ORLANDI M1

    ResponderExcluir
  5. A eletrônica é algo magnifico pois pode-se fazer tudo tendo até um meio de transporte eletrônico. A eletrônica vem dominando o mundo cada dia mais com novas tecnologias que iram surgindo, facilitando o trabalho do homem.
    Muitas pessoas levam a eletrônica a sério pois não e apenas um hooby mas sim uma paixão,mesmo ela parecendo dificil, muitas pessoas escolhem a ela porque desde pequeno tem contato com ela,pois seus pais ou parentes são profissionais nessa área, como meu caso.
    Como cursante do técnico em eletromecânica temos laboratórios mas eles são antigos e precisam de uma ajuda do governo para modernizar;Não só para nós que estamos lá mas para os próximos que virão. Mercado de trabalho o aluno encontra tecnologias que nunca viram e nem tocaram.

    Mateus Grenzel

    ResponderExcluir
  6. A relação da eletrônica com a nossa vida, nos traz uma variedade de opções. Desde a possibilidade de nos comunicarmos com alguém até o fato de prepararmos, de forma rápida e prática, algum alimento através de aparelhos e produtos eletrônicos. O acesso a esse campo de conhecimento é facilitado hoje em dia, tanto a parte teórica e prática estão ao alcance de quem tem interesse em conhecer e até se especializar na área, o que facilita ainda mais nosso entendimento à respeito daquilo que usamos, estudamos, etc. Sobre a difusão da eletrônica, tenho a dizer que é uma área que só tende a crescer e difundir-se rapidamente -como já acontece atualmente- em nível mundial. A cada novo semestre, novo ano, nos são apresentados produtos cada vez mais práticos, arrojados, com mais funções e com o preço de mercado mais acessível, se comparado com antigamente. Proporcionando grandes ganhos no mercado de trabalho, que está tão disputado entre nós, jovens e estudantes que estão preparando-se para um início de carreira e não somente por isso, mas sem falar que a eletrônica é algo fascinante. É aquilo que “não vemos”, mas ao mesmo tempo temos o prazer de usufruir e assim aumentar a qualidade de nossas vidas nos dias de hoje.

    Ana Cláudia Motta Soares

    ResponderExcluir
  7. Hoje em dia tudo está voltado para a eletrônica, e cada vez estará mais, coisas que antigamente não eram assim. Muitos jovens hoje em dia estão rodeados de eletrônica, mesmo sem saber sua teoria, são talentos natos que nunca estudaram ou se aprofundaram no assunto. É um campo que vem crescendo muito, abrindo muitas vagas no mercado de trabalho.
    Atualmente a eletrônica é um atalho para quase todas nossas necessidades, porque quase tudo gira em sua volta, desde um rádio de pilha até um televisor em 3D. Poucas pessoas se importam sobre a procedência dos componentes eletrônicos que estão em sua volta, e mesmo assim estão diretamente ligados com a eletrônica.
    É uma das principais descobertas para a humanidade, em termos de importância e para nosso modo de viver (lazer, trabalho, locomoção, comunicação, veículos de informação, etc.).
    A eletrônica está sempre em evolução e só tende a crescer, precisando cada vez mais de mentes brilhantes com talento e paixão pelo que faz, para manter esse crescimento e essa evolução.

    Poti Jone Machado Noble Junior.

    ResponderExcluir
  8. Com certeza a eletrônica esta muito presente na nossa vida,em quase tudo que vemos há componentes eletrônicos.Por isso estamos caminhando para um futuro em que essa tecnologia será muito importante pois os engenheiros de amanhã serão os nossos futuroso inventores.
    Sendo assim para que isso aconteça devemos incentivar cada vez mais esta tecnologia afim de crescermos.

    ResponderExcluir
  9. Nos imaginar sem eletrônica é como imaginar uma pessoa no meio do nada sem comunicaçao e muito menos informação, pois hoje em dia ela está presente em tudo,desde um simples relógio até um computador da ultima geração.Mas infelizmente não são todos que tem esse recurso e acabam sobrevivendo sem ele,agora na minha opinião “já não conseguiria mais viver sem esse recurso essencial”, a evoluçao do mesmo é tao grande, que hoje tem um celular novo de ultima geração, Amanha! Ele já vai ser um ultrapassado porque essa pessa que se chama eletrônica não para e rapidamente evolui.

    ResponderExcluir
  10. Percebemos que no decorrer dos anos, a eletrônica assumiu grande importância em nossas vidas. Tudo que está ao nosso redor está envolvido de alguma forma com a eletrônica, que facilitou o nosso dia-a-dia. Os componentes eletrônicos foram realmente um marco nas descobertas e que nos proporcionaram um imenso avanço tecnológico e tornou mais simples nosso modo de viver.
    Os aparelhos eletrônicos têm numerosas aplicações em nosso dia-a-dia. Eles integram os sistemas de Telecomunicações, Radiodifusão, Televisão, Radio-astronomia, Telecomando e Telemedidas, Eletromedicina, aparelhagem auxiliar de navegação marítima e aérea e sistemas de aplicações industriais, entre outros.
    Os aparelhos eletrônicos são capazes de medir, controlar, comandar e regular diversas operações. Destacamos o microscópio eletrônico, os contadores e detetores de partículas, os aceleradores, radiotelescópios, o eletroencefalógrafo,o eletrodiógrafo, os computadores, etc.
    A eletrônica é importante e muito até para nossa saúde ,existem aparelhos eletrônicos para melhorar a audição e regular o batimento cardíaco (marcapassos). O rádio e o radar aumentaram a segurança dos transportes.
    Hoje em dia as pessoas estão acostumadas as facilidades que o ramo da eletrônica nos permite.E a cada dia estamos exigindo mais,cada vez queremos mais facilidade e praticidade em nossa vida.Por isso que a eletrônica muda constantemente.Certamente muitas pessoas não saberiam mais viver sem a flexibilidade da eletrônica.

    Weliton Gabriel Rohr

    ResponderExcluir
  11. A eletrônica tornou-se indispensável em nossas vidas por conta das facilidades que nos proporciona no dia-a-dia nos poupa tempo,permite a comunicação mais rápida,o entretenimento,os avanços médicos,em fim,proporciona o desenvolvimento tecnológico que melhora nossa qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  12. A eletrônica esta fortemente presente em nossas vidas, nos auxiliando desde tarefas simples do nosso cotidiano ate naquelas que seriam impossíveis de se realizar sem ela, nos proporcionando confortos, aproximando as pessoas com os meios de comunicação, tornando acessíveis às informações através da rede mundial de computadores. Para quem se interessa, um ramo fascinante e promissor já que estando presente em quase tudo no nosso dia-dia , se tornou essencial na vida moderna. Roger R. Lopes M2A

    ResponderExcluir
  13. A eletrônica é a área que envolve a tecnologia, oportunidades e praticidade. Graças a ela podemos desempenhar tarefas que são difíceis de realizar, como operar grandes máquinas através de computadores, nos auxilia na comunicação, facilita nossas tarefas diárias, etc.
    Muitos jovens tem a oportunidade de realizar sonhos, sonhos de melhorar de vida, expor suas habilidades e capacidades. O mundo da eletrônica precisa desses jovens que tem sede de inovar, que tem prazer naquilo que faz e que sonham em serem grandes profissionais da área.
    Hoje os produtos eletrônicos estão cada vez mais acessíveis e oportuniza que cada vez mais pessoas tenham a chance de se beneficiar de recursos como o computador, que ajuda a milhares de estudantes que usam esse meio para estudar, fazer trabalhos e receber um mundo de informações que a internet nos oportuniza.
    O futuro da eletrônica sem dúvida será muito promissor, pois ainda hoje há mentes brilhantes que dão seu tempo e sua vida em progresso da tecnologia, para criar algo que traga benefícios à sociedade. Quer seja na saúde quer seja ao conforto, a eletrônica ainda tem muito a nos mostrar! (Cleiton S. Rodrigues Módulo 2-A).

    ResponderExcluir
  14. A eletrônica difunde-se em um mundo cheio de investigações e curiosidades que torna estimulante a realização de qualquer atividade elétrica e criativa. Atualmente a tecnologia desenvolveu-se tanto que é impossível não ter curiosidade para desempenhá-la.
    A eletrônica facilita nossa vida em tudo, pois ela esta envolvida em muitas atividades do nosso dia-a-dia, até um celular que é indispensável para muitos e que cada vez mais está sendo inovado.
    Elson Durigon M2A

    ResponderExcluir
  15. Cada vez avançando mais rapidamente e com menor custo a eletrônica vem tomando conta e fazendo parte de tudo ao nosso redor, dominando setores como na medicina, veiculos, automação em geral e outros mais... presente na nossa rotina as vezes nem percebemos o quão importante é sua função, sabemos apenas desfrutar de tais beneficios, mas a cada dia novos profissionais se formam e buscam avançar e progredir mais nesse ramo que tem inestimavel importancia em nossas vidas. Willian Dornelles Mód 2-A

    ResponderExcluir
  16. Simplesmente, sem a eletrônica não estaríamos aqui comentando isso, por que não haveria os meios de comunicação(Celular, computadores) que nós pudéssemos se comunicar, entrar na internet, etc.
    E isso está ocorrendo cada vez mais rapidamente, estão inventando cada vez mais novos tipos de meios de nós se comunicar tornando-os mais barato, e assim qualquer um tem a oportunidade de comprar qualquer equipamento eletrônico, isso é um avanço pra humanidade, a eletrônica nos auxilia cada vez mais.
    Será que seria possível atualmente vivermos sem eletrônica? Em minha opinião Não. por que tudo o que nós fizemos é baseada nela, e agora eu fico me pensando será que eu seria capaz de inventa algo tao complexo que nem a eletrônica?
    Assim chego a conclusão que a eletrônica foi uma das melhores invenção do homem. Por que em tudo o que você vai fazer você relaciona ela sempre junto, desde uma simples escova de dente até um Tablet.
    "Eletrônica essencial para vivermos melhor"

    Luiz Henrique Carvalho Della Nina Aravites dos Santos
    M2A

    ResponderExcluir
  17. A eletrônica está ligada em nós desde o momento que iniciamos o dia quando nosso relógio anuncia que é hora de acordar,no cartão ponto que batemos para o trabalho,no celular que toca,um documento que levaria dias a chegar ao destino e enviamos por fax,um resultado de um exame de saúde que nos chega por e-mail,não imagino como seria nossas vidas sem essa tecnologia mas também acho que deveria existir mais incentivos desde os anos iniciais para dar o real valor que a eletrônica tem em nossas vidas.Estamos simplesmente usufruindo de uma tecnologia que muitos são leigos.Incentivar desde pequenos essa é a palavra.

    ResponderExcluir
  18. A eletrônica é algo indispensável na vida de todos nós, e graças a pessoas que talvez começaram brincando hoje nos temos o avanço de diversas tecnologias que realmente afetam, mudam, e melhoram nosso dia a dia, eletrônica é algo fundamental em um mundo como o de hoje, onde até mecanismos simples estão saindo com dispositivos como circuitos integrados, resistores e diversos componentes da eletrônica ex claros disso são: a TV, o Computador, o nosso relógio digital, o celular e poderia citar inúmeros aparelhos e dispositivos. O avanço da tecnologia anda lado a lado com a eletrônica e nos traz cada dia mais novos recursos para o conforto e melhorias das funções do cotidiano. Vagner Rieth. MOD IIB

    ResponderExcluir
  19. O acesso a informações na internet e o incentivo de escolas por exemplo em fazer experiencias ajudam a desde de pequenos gostarmos de eletrônica,bem como as feiras de eletrônica que ajudam a descobrir novos talentos,com o livre acesso a informações desde oque devemos utilizar até como devemos fazer, deixa mais fácil e assim acaba virando um hobby como foi dito.
    Esse campo gigante que é a eletrônica cada vez mais deve ser explorado,pois além de celulares,televisores, computadores e tantas outras coisas que nos cercão no nosso cotidiano, essas novas tecnologias ajudam também em áreas como medicina e tantas outras.
    Ou seja com a ajuda da eletrônica e dos investimentos aplicados em novas descobertas tecnológicas acabam até a salvar vidas além de também nos trazer acessibilidades inúmeras e com isso um certo conforto que é bem aproveitado,consumido e rentável.

    ResponderExcluir
  20. A eletrônica tem enorme importância na nossa vida ela esta presente em tudo ou quase tudo em nosso cotidiano. tem principal importância nos meios de comunicações, sistemas de saúde e nosso conforto. Gabriel Hindersmann M2A

    ResponderExcluir
  21. A eletrônica tem uma enorme importância em nossas vidas. Ela está presente em várias coisas em nosso dia dia. Celular, computador, TV, rádio...

    Bom, tudo resumido, porque os colegas falaram tudo.

    ResponderExcluir