Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Novas profissões

Engenharia de Energias. O engenheiro de energia está apto para desenvolver sistemas eficazes de geração de energia, que aliam crescimento econômico e desenvolvimento sustentável. O profissional estará preparado para lidar com todas as formas de energias, sejam elas renováveis, como a hídrica, eólica e a solar, ou não renováveis, no caso do petróleo, carvão e nuclear.  Ele planeja todas as etapas de utilização da energia, desde o desenvolvimento do melhor sistema até a distribuição.

Gestor de Resíduos. Profissional especialista em criar soluções para o gerenciamento de todos os tipos de detritos (sólidos, líquidos ou gasosos), desde aqueles gerados em casa aos produzidos em hospitais e indústrias. O gestor de resíduos dará uma nova funcionalidade ao lixo, focando na produção de fontes energéticas alternativas, convertendo o lixo em gás e energias limpas. É motivo de preocupação o aumento da quantidade de lixo produzido e o seu destino. O volume e a diversidade de resíduos originados e a escassez de áreas para acondicioná-los implicaram na poluição do solo, das águas e pioraram as condições de saúde das pessoas.

Engenharia de Aquicultura. O profissional em engenharia de aquicultura lida com a produção, engorda, processamento e a distribuição do produto final para o consumidor. Esse produto pode advir de peixes, rãs, ostras, mexilhão, crustáceos, ou de cultivo de peixes ornamentais. A grande preocupação do curso é formar profissionais atuantes no meio ambiente e que forneçam projetos e novas técnicas de produção que explorem de forma sustentável os produtos aquáticos. Assim sendo, o engenheiro poderá projetar fazendas marinhas e desenvolver técnicas para o aumento da produção de organismos de água doce ou salgada com alta qualidade nutricional.

Economia Agroindustrial. O agronegócio hoje representa 30% do produto interno bruto (PIB) do Brasil e vem se tornando um campo seguro para investimentos. Esta área tem contratado cada vez mais profissionais para preencher o mercado de trabalho. O economista agroindustrial está apto a construir, ampliar e preservar o patrimônio de pessoas, empresas e governos. O curso de economia agroindustrial é um curso de ciências econômicas com ênfase em agrobusiness, o negócio mais lucrativo do Brasil. A graduação oferece uma formação em teoria econômica, métodos quantitativos e computacionais, princípios de desenvolvimento sustentável, planejamento estratégico e gestão de recursos naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário