O grande perigo da droga é que ela mata a coisa mais importante que você vai precisar na vida, que é o poder de decidir. A única coisa que você tem na vida é o seu poder de decisão. Realmente a droga é fantástica, você vai gostar. Mas cuidado. Porque você não vai decidir mais nada.

Paulo Coelho

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O Técnico em Eletromecânica

O Técnico em Eletromecânica, ao término do curso, deverá apresentar competências gerais, apoiadas em bases científicas e tecnológicas e em atributos humanos, tais como criatividade, autonomia intelectual, pensamento crítico, capacidade de monitorar desempenhos e estar capacitado a interpretar e elaborar projetos elétricos e mecânicos de controle, de instalação ou de manutenção de máquinas, equipamentos e instrumentos; organizar e programar o processo de manutenção elétrica e mecânica; aplicar métodos de segurança no trabalho e de melhorias da qualidade do produto; projetar ou colaborar na melhoria dos sistemas de produção, instalação e manutenção.

Algumas atividades que o Técnico em Eletromecânica desempenha

Colabora na elaboração e interpreta projetos elétricos e mecânicos.
Organiza a produção elétrica e mecânica e controla as manutenções preditivas, preventivas e corretivas.
Desenvolve treinamentos técnicos e programas de qualidade para a otimização de produto.
Analisa produtos, elabora requisição, pareceres e relatórios de sua competência.
Programa, orienta e executa a manutenção de máquinas e equipamentos mecanizados.
Dissemina informações relativas a novas tecnologias.
Gerenciamento de pessoal da área de Eletromecânica.
Diligencia e aplica métodos de segurança no trabalho, entre outras.
Avalia projetos, esquemas e instruções; especifica componentes e materiais; elabora desenhos e diagramas; define os processos de fabricação e de montagem de componentes.

Disciplinas do curso

Desenho Técnico, Administração Industrial, Metrologia, Materiais e Ensaios, Tecnologia Mecânica, Processos de Fabricação, Redação Técnica, Elementos de Máquinas, Resistência dos Materiais, Eletrotécnica, Eletrônica, Informática, Instalações e Máquinas Elétricas, Pneumática e Hidráulica, Projetos, Controlador Lógico Programável, Manutenção Eletromecânica.

Que tipo de atividades irá desempenhar

Atuam como assistentes no desenvolvimento de projetos de máquinas, equipamentos e instalações em indústrias de fabricação de máquinas e equipamentos, aparelhos e materiais elétricos, fabricação e montagem de veículos, indústrias de processos contínuos, de distribuição de eletricidade, água e gás, entre outras. O trabalho realizado pelo técnico em eletromecânica inclui diversas atividades relativas à produção e montagem de máquinas e equipamentos, desde a elaboração do projeto até a inspeção e o teste do produto final. Ele avalia projetos, esquemas e instruções; especifica componentes e materiais; elabora desenhos e diagramas; define os processos de fabricação e de montagem de componentes. Além disso, constrói e testa protótipos, e coordena a fabricação de peças e componentes por usinagem, conferindo dimensões e acabamento.

O que as empresas esperam do profissional

Que busque o aperfeiçoamento profissional e mantenha-se atualizado tecnologicamente, pois, para se destacar na carreira e apresentar um bom rendimento nas atividades executadas, é necessário mostrar-se interessado pelo que faz e estar sempre se atualizando sobre novas técnicas para a melhoria de qualidade e o aumento da produtividade.
Que tenha espírito de liderança e saiba relacionar-se com superiores e subordinados, apresentar soluções para os desafios enfrentados no dia-a-dia de trabalho, além de demonstrar segurança e flexibilidade na tomada de decisões.
Que saiba trabalhar em equipe, pois será necessário interagir com outras pessoas, saber ouvi-las e estar preparado para receber sugestões e críticas.

2 comentários:

  1. Ricardo um técnico de eletromecânica pode assinar projeto elétrico? se sim até quantos KVA?

    abraços

    Cristiano Saels

    ResponderExcluir
  2. tbm tenho a mesma duvida...Ricardo um técnico de eletromecânica pode assinar projeto elétrico? se sim até quantos KVA?

    ResponderExcluir