Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O Técnico em Eletromecânica

O Técnico em Eletromecânica, ao término do curso, deverá apresentar competências gerais, apoiadas em bases científicas e tecnológicas e em atributos humanos, tais como criatividade, autonomia intelectual, pensamento crítico, capacidade de monitorar desempenhos e estar capacitado a interpretar e elaborar projetos elétricos e mecânicos de controle, de instalação ou de manutenção de máquinas, equipamentos e instrumentos; organizar e programar o processo de manutenção elétrica e mecânica; aplicar métodos de segurança no trabalho e de melhorias da qualidade do produto; projetar ou colaborar na melhoria dos sistemas de produção, instalação e manutenção.

Algumas atividades que o Técnico em Eletromecânica desempenha

Colabora na elaboração e interpreta projetos elétricos e mecânicos.
Organiza a produção elétrica e mecânica e controla as manutenções preditivas, preventivas e corretivas.
Desenvolve treinamentos técnicos e programas de qualidade para a otimização de produto.
Analisa produtos, elabora requisição, pareceres e relatórios de sua competência.
Programa, orienta e executa a manutenção de máquinas e equipamentos mecanizados.
Dissemina informações relativas a novas tecnologias.
Gerenciamento de pessoal da área de Eletromecânica.
Diligencia e aplica métodos de segurança no trabalho, entre outras.
Avalia projetos, esquemas e instruções; especifica componentes e materiais; elabora desenhos e diagramas; define os processos de fabricação e de montagem de componentes.

Disciplinas do curso

Desenho Técnico, Administração Industrial, Metrologia, Materiais e Ensaios, Tecnologia Mecânica, Processos de Fabricação, Redação Técnica, Elementos de Máquinas, Resistência dos Materiais, Eletrotécnica, Eletrônica, Informática, Instalações e Máquinas Elétricas, Pneumática e Hidráulica, Projetos, Controlador Lógico Programável, Manutenção Eletromecânica.

Que tipo de atividades irá desempenhar

Atuam como assistentes no desenvolvimento de projetos de máquinas, equipamentos e instalações em indústrias de fabricação de máquinas e equipamentos, aparelhos e materiais elétricos, fabricação e montagem de veículos, indústrias de processos contínuos, de distribuição de eletricidade, água e gás, entre outras. O trabalho realizado pelo técnico em eletromecânica inclui diversas atividades relativas à produção e montagem de máquinas e equipamentos, desde a elaboração do projeto até a inspeção e o teste do produto final. Ele avalia projetos, esquemas e instruções; especifica componentes e materiais; elabora desenhos e diagramas; define os processos de fabricação e de montagem de componentes. Além disso, constrói e testa protótipos, e coordena a fabricação de peças e componentes por usinagem, conferindo dimensões e acabamento.

O que as empresas esperam do profissional

Que busque o aperfeiçoamento profissional e mantenha-se atualizado tecnologicamente, pois, para se destacar na carreira e apresentar um bom rendimento nas atividades executadas, é necessário mostrar-se interessado pelo que faz e estar sempre se atualizando sobre novas técnicas para a melhoria de qualidade e o aumento da produtividade.
Que tenha espírito de liderança e saiba relacionar-se com superiores e subordinados, apresentar soluções para os desafios enfrentados no dia-a-dia de trabalho, além de demonstrar segurança e flexibilidade na tomada de decisões.
Que saiba trabalhar em equipe, pois será necessário interagir com outras pessoas, saber ouvi-las e estar preparado para receber sugestões e críticas.

12 comentários:

  1. Ricardo um técnico de eletromecânica pode assinar projeto elétrico? se sim até quantos KVA?

    abraços

    Cristiano Saels

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os profissionais que podem exercer projetos elétricos e de rede de distribuição de energia são os engenheiros eletricistas, com atribuições do artigo 8° da Resolução n° 218/73, do Confea ou do Art. 33 do Decreto Federal n° 23.569/33. Não há limitação de potência elétrica nem classe de tensão para os engenheiros eletricistas. Quanto aos Técnicos em Eletrotécnica estão limitados a 800 KVA, em baixa tensão.
      Os demais cursos técnicos não habilitam para a assinatura de projeto elétrico.

      Excluir
  2. tbm tenho a mesma duvida...Ricardo um técnico de eletromecânica pode assinar projeto elétrico? se sim até quantos KVA?

    ResponderExcluir
  3. tbm tenho a mesma duvida...Ricardo um técnico de eletromecânica pode assinar projeto elétrico? se sim até quantos KVA?

    ResponderExcluir
  4. tbm tenho a mesma duvida...Ricardo um técnico de eletromecânica pode assinar projeto elétrico? se sim até quantos KVA?

    ResponderExcluir
  5. eu tenho uma duvida extra, eletromecanicos tem uma enfase com eletrotecnica certo ? então, eu poderia assinar projetos de telecom ? como, provedores de internet..?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Raimundo

      Conforme Resolução CONFEA (vide resposta anterior), formados em Cursos Técnicos de Eletromecânica e Eletrônica (os de Eletrotécnica, limitados a 800kVA), não podem assinar projetos nas áreas técnicas. Suas competências permitem assinar como responsável pela execução do projeto, emitir ARTs, chefiar equipes de trabalho, etc.

      Abraço

      Excluir
  6. sou um técnico em eletromecânica e não posso assinar projetos? más quando iniciei o curso a entidade disse que eu poderia sim assinar.

    ResponderExcluir
  7. pois no curso elaboramos projetos elétricos e mecânicos,
    criamos projetos e mesmo assim não podemos assinar projetos de até 800kva?

    ResponderExcluir
  8. Bom dia,

    Sou Técnico em telecomunicações, posso ta assinando por projetos elétricos?? Se sim ate quantos KVA.

    ResponderExcluir