Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


quarta-feira, 28 de março de 2012

Sustentabilidade


Um dos sistemas mais complexos que se conhecem, o clima da Terra sempre orientou os rumos da humanidade.

Nos primeiros 250.000 anos da história do ser humano moderno, a temperatura era mais baixa do que a atual e havia muito instabilidade climática. Separados em tribos nômades, nossos ancestrais sobreviviam do que conseguiam colher e caçar em tempos de fartura.

Durante os últimos 10.000 anos, um clima mais quente e estável permitiu aos humanos desenvolver a agricultura e os assentamentos permanentes. Novas tecnologias foram utilizadas para domesticar ecossistemas, administrar suprimentos de água e proteger a população das intempéries. Esses processos alteraram o ambiente de forma radical.

Nada se compara, porém, ao que ocorreu nos últimos 100 anos. A utilização de combustíveis fósseis possibilitou o desenvolvimento de uma economia global. A população humana alcançou a casa dos bilhões de habitantes. Grandes metrópoles foram erguidas.

A escala das mudanças resultantes do impacto humano sobre a Terra foi tão sem precedentes que essa centena de anos resultou em um novo período geológico. Hoje, por causa da degradação ecológica e das emissões de gases do efeito estufa resultantes desse processo industrial, corremos o risco de modificar o ambiente em um ritmo alucinante, que inviabiliza a capacidade da espécie humana para se adaptar às mudanças.

A civilização está de tal forma interconectada que, caso ocorra um colapso, ele será global, e não mais regional, como nos primórdios. É preciso tomar uma decisão e reconhecer que o crescimento econômico consome recursos e produz resíduos que degradam o ecossistema.

É hora de produzir, mas também de enfatizar a qualidade de vida e melhorar a distribuição da riqueza, em lugar de crescer a qualquer custo. Nossa visão de mundo terá de ser transformada, assim como as tecnologias e as instituições, para transpormos com sucesso o atual período e não entrarmos em colapso.

10 comentários:

  1. Sustentabilidade pra mim é construir sem destruir,é um pensamento um projeto um estilo de vida das pessoas e das empresas, com o meio ambiente e a economia.
    Anderson Billig Kroth
    2 Modulo

    ResponderExcluir
  2. Com o passar do tempo o ser humano evoluiu sua forma de vida por descobrir maneiras sustentáveis de sobrevivência. Em minha concepção, denomina-se sustentabilidade quando o homem domina o que a natureza oferece transformando algumas coisas complexas em benefícios para a humanidade.

    Israel Costa Strassburger
    Módulo II

    ResponderExcluir
  3. Sustentabilidade veio para tornar um mundo melhor, visando o futuro das novas gerações, garantindo um planeta em boas condições para o desenvolvimento de diversas formas de vida, só que para isso ocorrer devemos todos ajudar.

    Alessandro Kummer
    MII

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Sustentabilidade é muito importante pois ajuda no desenvolvimento de uma sociedade em geral, mas também nunca podemos desprezar o desenvolvimento da qualidade de vida da sociedade que também é muito importante, pois de nada adianta ser bem desenvolvido economicamente se a qualidade de vida está pessíma.

    Rafael Violli
    Módulo 2

    ResponderExcluir
  6. A sustentabilidade foi criada como um meio de corrigir as ações consumistas do ser humano e se não for posta em prática logo sofreremos as consequencias de um novo tipo de ambiente mais hostil a vida como conhecemos.
    Renato Veiga
    MII

    ResponderExcluir
  7. O termo utilizado atualmente para repensar a forma de reaproveitar recursos naturais e usá-los a fim de diminuir a produção de gases poluentes denomina-se: Sustentabilidade.
    A sustentabilidade é considerada a forma de proteger uma economia a longo prazo, de proteger principalmente melhores condições futuras de vida no nosso planeta, de garantir futuramente às próximas gerações o direito de contribuir com o crescimento e desenvolvimento da economia, mas de forma sustentável, a fim de dar continuidade ao ciclo e propiciar uma melhor qualidade de vida.

    Ana Cláudia Motta Soares
    MII

    ResponderExcluir
  8. A sustentabilidade é um meio de educar as pessoas, para que elas percebam o quanto estão destruindo o planeta, se cada um fazer a sua parte, podemos começar a solucionar nosso problema e proteger o meio ambiente.

    Vicente França

    Módulo 2

    ResponderExcluir
  9. Sustentabilidade é nada mais que um meio de proteger o mundo de desmatamento e poluição,para que isso ocorra as pessoas tem que se conscientizar e reeducar ecologicamente por que com quem esta saindo em prejuízo é ele mesmo que acaba com seus recursos naturais.

    Mateus Grenzel
    Módulo 2

    ResponderExcluir
  10. A sustentabilidade é um meio de educar as pessoas,abrir seus olhos,para que percebam o quanto estão destruindo o planeta,se cada um faz a sua parte,podemos começar a solucionar nossos problemas e proteger o meio ambiente.

    Vicente França

    Módulo II

    ResponderExcluir