Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


quarta-feira, 18 de abril de 2012

Aprenda a pensar


Uma das habilidades que diferenciam as pessoas de sucesso é unir fatos e informações aparentemente desconexos contemplando um sentido, criando o novo. Uma das principais ferramentas para o desenvolvimento dessa habilidade é o pensamento.

A escola ensina um conjunto de procedimentos, fatos, conceitos e regras. Mas isso não é o suficiente para o seu desenvolvimento. Você precisa aprender a pensar, usando sete tipos de pensamento:

1. O pensamento dedutivo, que parte de premissas gerais e aceitas como verdadeiras e chega a uma conclusão sobre um fato específico.

2. O pensamento indutivo, que parte de uma situação específica  para chegar a conclusões gerais.

3. O pensamento analítico, que analisa separadamente as partes que formam um todo.

4. O pensamento sintético, que forma um todo a partir da reunião de suas partes.

5. O pensamento sistêmico, que estabelece as relações entre as partes de um todo.

6. O pensamento crítico, por meio do qual questiona os fatos.

7. O pensamento criativo, com o qual produz ideias para desenvolver algo novo ou modificar algo que existe.

Para viver as situações cotidianas, talvez baste fazer deduções lógicas, generalizar fatos, entender o todo a partir das partes ou as partes a partir do todo. Mas, para compreender a realidade, discernir o que serve e o que não serve para transformá-la, é preciso saber pensar criticamente, estabelecer relações entre fatos e usar a criatividade.

Para desenvolver sua capacidade de pensar, troque ideias com outras pessoas e leia todos os tipos de livros, pois isso o coloca diante de percepções diferentes da realidade. A Filosofia também ensina a pensar.

Tão importante quanto aprender a pensar é repensar o que você aprendeu. Precisamos abrir espaço para novos conhecimentos, novas ideias e percepções. Precisamos partir do princípio de que todo conhecimento envelhece e é necessário atualizar o que sabemos.

7 comentários:

  1. Uma pessoa, para destacar-se no mundo atual, tem que buscar no pensamento, formas de evoluir, ligar fatos, saber interpretar construtivamente as circunstâncias, compartilhar idéias com outras pessoas, que acrescentarão suas opiniões, mudando ou não sua forma de pensar, ou seja, aprender a pensar para evoluir, compartilhar idéias para adquirir novos conhecimentos e opiniões, e assim se destacar conscientemente na sociedade atual.
    Anderson Billig kroth
    Mod 2.

    ResponderExcluir
  2. Acho que o mais importante no mundo hoje seria o pensamento criativo porque é ele que nos destaca em meio aos outros, e é o que nossa sociedade busca constantemente, ideias criativas inovadoras que revolucionem o mundo seja no meio tecnológico ou como o vemos.
    Renato Veiga MOD II

    ResponderExcluir
  3. Se pararmos para pensar, pensamos no poder e na capacidade do nosso pensamento ele é infinito já que todas nossas ações estão relacionadas com nossos pensamentos, é necessário aprender a pensar e executar os 7 tipos de pensamento citados acima, para também enfrentar as dificuldades que sempre estão presente na vida, a ideia é pensar muito para cada vez mais agregar conhecimento e sabedoria em nossas vidas.

    João Machiavelli
    Módulo 2

    ResponderExcluir
  4. Se existe uma coisa que nós, seres humanos somos livres para fazer, a mesma, é pensar. E nesse caso, saber pensar é fundamental para construir ou renovar uma ideia ou alguma coisa. Para isso, devemos estar preparados, saber analisar os fatos, julga-los e muito importante, obter uma conclusão desse pensamento.

    Israel Strassburger
    Módulo II

    ResponderExcluir
  5. Se pensarmos bem, veremos que nao usamos a maioria destes pensamentos, temos que resolver as nossas experiencias do dia-a-dia,assim, nao pensamos o suficiente, dizem os especialistas que usamos muito pouco da capacidade de nosso cérebro. Se começarmos a usar melhor a nossa capacidade de pensar podemos realizar várias coisas importantes, e porque nao começarmos a executar estes 7 tipos de pensamento,temos muitas coisas que podemos mudar em nosso cotidiano se começarmos a pensarmos com calma e com sabedoria.

    Vicente Da Silva França

    Módulo II

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Como dizem:"Nunca é tarde pra se aprender".
    Com isso podemos pensar que a vida não é somente o que temos aqui e agora é o que somos e queremos ser.Se você quer, você é capaz.
    O que você aprendeu nunca ira esquecer,então a busca por conhecimento tem que ser diário,o mundo muda constantemente e o futuro nos cobrará isto,então o melhor é estarmos preparados para quando o futuro nos cobrar,e ai então possamos dizer:Eu estou preparado,pensei e fiz minha escolha.

    Daniela Pinheiro
    Etapa 1B

    ResponderExcluir