Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


quinta-feira, 26 de abril de 2012

Aprender é o que importa


Aprender sempre é o que importa. E manter esse aprendizado é consagrar nosso caminho diante do que realmente queremos da vida. Somos construídos pela maneira com que conduzimos nossa vida, e conduzimos nossa vida com aquilo que aprendemos.

Às vezes, não damos importância para coisas simples que temos oportunidade de aprender, mas, um dia, podemos precisar de um simples minuto de aprendizado para nos inspirar em anos de existência.

Aprender é uma experiência de vida, uma experiência de conhecimento e pode se tornar uma experiência existencial se a pessoa conseguir ensinar o que aprendeu, expandindo essa possibilidade de realização a outras pessoas.

Não fique esperando que a escola e os professores lhe ofereçam tudo o que precisa aprender. Assuma a responsabilidade pelo seu próprio aprendizado. O papel do educador é disponibilizar opções e ensinar seus alunos a pensar, e não apresentar uma receita pronta para o seu desenvolvimento.

Para ter uma carreira profissional de sucesso, é fundamental o aprendizado contínuo. Hoje, tem emprego garantido aquele que renova suas competências específicas, se adapta à transformação permanente do setor produtivo e providencia novas bases de conhecimento para o desenvolvimento da carreira.

Ser competente não é sinônimo de ter um acúmulo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência. Essa é uma das poucas competências duráveis em um mundo no qual conhecimentos específicos se transformam, com muita rapidez, em informações perecíveis.

Quanto maior a liberdade de pensar – a ausência de preconceitos – maior a capacidade de aprender. Identifique seus preconceitos e liberte-se deles. Você será capaz de aprender mais rápido, melhor e mais facilmente.

32 comentários:

  1. Aprender é uma palavra que devemos carregar junto a nós sempre, buscar inovar a cada dia mais o aprendizado, não ter preguiça de correr atras de seus objetivos, é pegar uma coisa simples e transformar em uma experiência de vida, buscar aprender sempre, para então alcançar o sucesso.
    Geovana Della Vecchia IA

    ResponderExcluir
  2. João Miguel Pereira Ramos,etapa IA.

    Aprender com toda a certeza é o que mais importa,para sermos grandes profissionais devemos ter um grande entendimento sobre os assuntos,não existe pessoas que sabem de tudo,mas na vida vamos aprendendo de tudo um pouco.Devemos ter o interesse de aprender cada vez mais,e como o próprio texto fala não devemos esperar o aprendizado,nós que devemos correr atrás do conhecimento,deixar de ser descansados e ter força de vontade.

    ResponderExcluir
  3. Ninguém nasce sabendo. Tudo o que sabemos hoje é uma questão de aprendizado. Cada ser humano tem o seu jeito de aprender, o seu método mais fácil, dependendo do interesse e da forma de pensar. O conhecimento também é muito importante para a nossa vida, e não podemos deixar passar oportunidades de aprender e aceitar aquilo que não conhecemos. Tudo de diferente e novo que aprendemos sempre nos auxilia em alguma coisa e o conhecimento é algo que tem valor em todo o lugar. Basta você reconhecer o seu melhor jeito de aprender, aplicar e mostrar o seu conhecimento onde é testado.

    Amanda Bender Ferreira
    Etapa 1A

    ResponderExcluir
  4. Aprender é importante,mas o importante mesmo é continuar aprendendo e levar tudo o que predemos para até o fim de nossas vidas.Existe várias maniras de aprendizado,pois podemos aprender com os outro,com nossos erros,com nossos acertos,com a vida,e com nós mesmos.O que não devemos fazer é pensar que o aprendizado é finito,pois com esse tipo de pensamento ninguém cresse na vida e no ramo de trabalho.

    João Pedro Pereira Lorenzi
    Etapa 1A

    ResponderExcluir
  5. Aprender é muito importante, mas hoje em dia não é só aprendendendo o básico que voce terá um futuro , mas sim buscando um aprendizado ainda melhor, para que você seja melhor que seu colega, seja mais preparado e não mais qualificado, mas sim mais experiente que ele(a), pois buscaste esta experiência, não só dentro de sala de aula, mas também fora dela .
    Matheus Vínicius dos Santos Mello
    Etapa 1B.

    ResponderExcluir
  6. Como diz uma certa filosofia de vida, o saber nunca é demais .. por isso devemos nos aprofundar e buscar entender melhor cada assunto que nos é imposto, conhecendo não apenas o seu funcionamento ou como deve-se usá-lo corretamente, mas sim sua origem ,devido a que se dá seu funcionamento, e isso vale para qualquer coisa , até mesmo coisas corriqueiras do nosso cotidiano, pois pra tudo na vida, não devemos apenas saber as respostas , mas procurar compreender as perguntas .

    Matheus Felipe Gonçalves
    ETAPA - 1B

    ResponderExcluir
  7. Temos que estar dispostos a aprender cada vez mais, pois só dessa maneira iremos conseguir alcançar nossos objetivos de vida. Devemos ir em busca de conhecimento, e não esperar que alguém vá nos trazer pronto tudo aquilo que necessitamos.
    O aprendizado é algo infinito, pois em um mundo de plenas transformações, devemos estar sempre em busca de atualizações e só assim iremos conseguir uma carreira profissional de sucesso.

    Priscila B. Braganhol
    Etapa 1B.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O aprendizado vem do interesse de cada pessoa, quem se importa mesmo com o que está fazendo ou vai fazer, vai procurar aprender para conseguir fazer um trabalho perfeito. O aprendizado é aquele que adiquirimos no dia a dia e quem sabe aproveitá-lo é quem merece sucesso, seja das coisas mais simples é tudo importante, no mercado de trabalho só vence quem sabe e quem procura aprender mais, esses serão os melhores na vida e em tudo o que fizerem. De sempre o melhor de si, pois você será recompensado algum dia.

      Marlon Andres- 1 módulo B

      Excluir
  8. As pessoas nunca podem se dar ao luxo de achar que sabem tudo, pois ninguém sabe tudo e nunca saberá tudo por isso, sempre devemos estar dispostos a aprender algo novo, buscar atualizar nossos conhecimentos melhorando cada vez mais, pois as coisas que aprendemos, podem nos diferenciar das demais pessoas, de outros Profissionais.
    Na vida sempre estamos sujeitos a aprender e não importa o que façamos ou onde estivermos. Aprender é sempre necessário.

    Ademir Vicente de Oliveira
    Etapa 1A

    ResponderExcluir
  9. Aquele que le um livro,que assiste uma reportagem,que procura sempre saber as notícias que trazem revoluções tecnologicas,é
    capaz de desenvolver novos projetos.
    O conhecimento é umas das poucas coisas que ninguém pode tirar de nós.Tudo que aprendemos é válido e um dia concerteza será util.
    o aprender vai de cada um,os professores te dão a base do conhecimento mas cabe somente a você construir os pilares do sucesso.
    Por isso não devemos nos acomodar com que aprendemos nas escolas, cursos etc... e sim nós aperfeiçoar cada vez mais, nunca nos satisfazermos,pois o sucesso vem para quem não se cansam nunca de buscar.
    No fim o seu sucesso e satisfação profissional serão a melhor recompensa por todo o esforço e dedicação.

    Daniela Pinheiro
    Etapa 1B

    ResponderExcluir
  10. muito bom texto professor,aprender é o ponto máximo da humildade pois só aprende quem esta disposto a tudo, mas o mais importante de tudo é o professor e o menos valorizado pois o professor quem faz todos aprender e nunca ninguém da valor pra ele , e tirando que ele também teve que aprender para ensinar então tudo o que queremos fazer temos que aprender.
    Jackson H. Schmitz Jr
    Etapa 1A

    ResponderExcluir
  11. Quem diz que sabe tudo está mentindo, pois vida te ensina coisas algumas boas, e ruins todos os dias, desde berço até a morte você irá aprender algo. O que os professores ensinam é apenas uma base do que a vida irá te mostrar.
    A cada dia temos aprendendo mais o que eu sei hoje amanha com certeza saberei mais ainda. O conhecimento que temos que estar aperfeiçoando sempre, para que futuramente te diferenciam dos demais na vida ou na carreira de trabalho.

    Bruno Boeri
    Etapa-1A

    ResponderExcluir
  12. Os professores podem ensinar nós muito bem, mais não adianta nós mesmo não colaborar e contar so com o ensino dos professores, temos que corre atras do que nós queremo, também temos que se dedica o maximo para irmos bem, para nós mesmo ter um furo melho tendo um carreira melhor com um trabalho, eu agradeço aos professores que ja me ensinaram tudo o que eu ja sei hoje, se não foce eles eu não taria no lugar aonde estou, mais tudo foi com muito estudo e vontade e quere estar aonde estou, e pretendo ir muito mais lone ainde.

    Bruno Friedrich
    Etapa 1B

    ResponderExcluir
  13. O aprendizado é algo que ninguém pode tirar ou fazer por nós. É algo mágico, pois o que seria de uma pessoa que não sabe de nada? Ela seria vazia, oca. Devemos dar mais valor ao aprendizado porque aprender nunca é de mais. Podemos aprender de várias formas inclusive com nossos erros, descobrindo onde erramos para não repetir o erro novamente. Um profissional inteligente é aquele que mesmo depois de formado e com um bom emprego continua estudando, aprendendo e se atualizando, sem esperar que alguém diga a ele o que fazer.
    Samanta D. Pereira.
    Etapa-1B

    ResponderExcluir
  14. “Aprender”; esta é umas das palavras mais importantes para o nosso dia a dia, pois aprender é um dom que todos temos, alguns mais do que outros porém todos querendo algo conseguem aprender. Não existe ninguém que não precise aprender algo para si, pois ninguém nasce sabendo tudo que não precise aprender coisas novas para sua vida. O aprender, não precisa ficar somente com quem sabe, mais o mais importante é saber ensinar ao próximo aquilo que sabe fazer de melhor não sendo egoísta para si mesmo. Contudo, todos nós devemos buscar o máximo de conhecimento em diversas áreas para aprendermos, pois nunca é demais saber mais, isso que importa.
    Lucas Kremer Bisognin
    Etapa: 1B

    ResponderExcluir
  15. Não devemos apenas,aprender aquilo que um professor ,um pai,um amigo ensina,devemos nós mesmos buscar conhecimentos,buscar aprendizados,buscar a sabedoria.Não saber apenas o essencial pro seu cargo de trabalho,por exemplo,saber mais,só vai trazer benefícios próprios. Realmente a competência não é o principal,
    mas ter a capacidade de aprender diariamente,com tudo que faz,com tudo que se é ensinado,supera a própria competência.

    Júnior Patrick Piovesan Da Silva 1A.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Os professores ajudam muito os alunos, mas a cada dia, cada ano está ficando mais difícil entrar no mercado de trabalho. Por isso os alunos devem correr atrás de mais estudo, para complementar a grande ajuda que os professores os dão. Correr atrás para ter conhecimento e adquirir mais competências ao longo desse estudo.

    Jonathan Pithan de Brito
    Etapa 1B

    ResponderExcluir
  18. Todo dia temos a capacidade de aprender, com o conhecimento de outras pessoas, com experiencias, e hoje neste mundo moderno não basta só se fixar em livros tem que buscar novos conhecimentos , para voce ser um bom profissional voce deve se especializar na sua profissão e tentar sempre dar o seu melhor .

    Luiz Petri Junior 1A

    ResponderExcluir
  19. Aprender não é apenas decorar oque foi proposto, e sim entender e ir atras demais, e uns dos fatores mais importantes é nunca ignorar os detalhes pois eles podem fazer a diferença de você com outro profissional, sempre estar aberto novas ideias.
    Cristian Borges dos Santos
    Etapa I A

    ResponderExcluir
  20. Aprendizagem não se adquire apenas em sala aula ou apenas trabalhando e sim conjunto de coisa, todo dia se aprende algo novo, a partir disso depende de nós se queremos aprimorar essa aprendizagem. A forma que você vai buscar essa aprendizagem fica a seu critério.
    Marcos Vinicius Orlandi
    Etapa I A

    ResponderExcluir
  21. Realmente aprender é o que importa,ainda mais no mundo de hoje que exige tanto das pessoas,por isso não podemos nos manter parados esperando que as coisas caiam em nossas mãos,nunca deixar de tentar antes de dizer que não irá dar certo e sempre aproveitando cada chance como se fosse única e o mais importante fazer o que se gosta da melhor maneira possível. Leonardo Hésper Robinson Etapa 1B

    ResponderExcluir
  22. Aprender é um meio de se realizar. Para isso é preciso interesse, responsabilidade, envolvimento, capacidade, estar atento a tudo que acontece, aprender com outros, com nossos erros e acertos, tentando sempre melhorar. Para aprender devemos acreditar que podemos aprender!

    Ana Luíza Zasso
    Etapa 1 B

    ResponderExcluir
  23. Belo texto,facilita muito na aprendizagem nossa, releflexões, idéias que nós abrem a ''mente'' para novos mundos, novas formas de pensar, uma pessoa com idéias com vontade de fazer, ter capacidade e força de vontade de realizar o que deseja será bem sucedido, saber fazer não ter só a teoria mas também saber fazer não tem a cabeça fechada a um só pensamento ser capaz de ver o mesmo objeto em varias formas diferente. Bruno Gustavo 1 A

    ResponderExcluir
  24. a questão aprender é muito importante por que sempre estamos aprendendo as atividades que o professor esta proporcionando e abrindo portas para a nossa aprendizagem e obter sucesso na vida proficional que nos da um suporte bom,o professor leva a sabedoria mas não podemos só esperar por ele temos que ir em busca de mais conhecimento,o que prejudica na vida é a falta de conhecimento e aprender nunca é demais toda aprendizagem é bem vinda.
    Cassianovieira endres.
    Etapa 1A

    ResponderExcluir
  25. Aprender é importante pois hoje em dia tudo se renova muito rápido, ideias inovadoras do agora podem ser ultrapassadas amanhã, e para se adaptar a estas novas ideias você precisa de uma mente mais aberta para assimila-las mais rapidamente, também não vale a pena deixar fora o ato de ser autodidata, tentar se ensinar algumas coisas, já que professores só te apresentam a proposta, se aprofunde mais no assunto.

    Gustavo Bugs
    Etapa 1B

    ResponderExcluir
  26. Algumas pessoas se restringem no aprendizado escolar e acabam esquecendo que o mundo é muito mais que a vida escolar. Todos podem aprender sobre tudo, basta querer. A algumas coisas que não tem sentido estudar para alguns mas aprender nunca é de mais, a vida é uma escola quem morre sem saber não viveu.

    ResponderExcluir
  27. O aprendizado é um dom q o ser humano tem, porem é algo que tem se dedicar, procurar, se interessar, algo que tem q correr atrás. Depois de conquistado o aprendizado ninguém poderá tira-lo de você.

    Eduardo Dumke 1-A

    ResponderExcluir
  28. As pessoas axam que os jovens que frequentam uma escola saem de dentro dela formados para viver no mundo,mas eles esqueçem que quem ensina a caminhar.Hoje uma pessoa bem sucedida na vida teve vários obstaculos na sua vida trabalho estudo e principalmente apreendeu com o mundo, que ele tem vários altos e baixos,por isso devemos apreender para ser umas pessoas bem sucedidas e no futuro sermos as fontes de inspiração para nossos filhos netos e familiares,assim como nossos pais são para nós.
    Alisson Araújo de Moraes Etapa IB

    ResponderExcluir
  29. Aprender, Estamos em constante aprendizagem no nosso dia a dia. Na busca de conhecimentos devemos ler bastante e também saber buscar outras fontes de pesquisa como a internet. O que nos falta ás vezes é maturidade para compreender o que é necessário para o nosso futuro. Essa é uma cobrança constante, devemos procurar fazer as atividades da melhor maneira possível.

    Leonardo Trautmann Scherer
    Etapa 1A

    ResponderExcluir
  30. Aprender é uma necessidade da vida moderna, seja pessoal ou profissional, aprender através de estudos ou práticas,e vive-versa, associar os dois, interações de novas mídias e tecnologias. No mercado de trabalho, cada vez mais exigente e competitivo, só os mais qualificados Sobrevivem.

    Pedro Paulo Fernandes Scherer
    Etapa 1A

    ResponderExcluir
  31. a gente não pode esperar apenas pelos professores, tem que correr atras do conhecimento e não importa oque a gente aprenda, conhecimento nunca é demais sempre é bom aprender.
    etapa 1B

    ResponderExcluir