Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


quinta-feira, 5 de abril de 2012

A Era dos Humanos


O mundo chegou a 7 bilhões de pessoas ao final de 2011. Nossa espécie já ocupa tanto espaço, com plantações, cidades, estradas, poluição e lixo que, para os cientistas, entramos em um novo período geológico: a Era dos Humanos.

Agora, as atividades humanas são a força mais relevante para moldar a superfície da Terra. Alimentar, vestir e dar conforto a toda essa gente pode exaurir os recursos naturais.

Um dos principais desafios é produzir uma nova revolução agrícola, que atenda não só às necessidades básicas, mas também ao paladar mais exigente da população emergente. Gerar energia para produzir bens e serviços sem emitir gases poluentes que agravam as mudanças climáticas exigirá decisões difíceis, em alguns casos impopulares.

Mas uma população maior também significa mais cérebros criativos no mundo, capazes de produzir uma revolução tecnológica verde. Essas pessoas viverão em megalópoles, onde se multiplicarão os problemas atuais de trânsito, lixo e falta de espaço. Esses centros urbanos também são um terreno fértil para uma nova classe de pessoas, mais conectadas, dinâmicas – e talvez até mais inteligentes.

Segundo alguns pesquisadores, à medida que a população cresce, também aumenta a velocidade de nossa evolução. E, de certa forma, da própria evolução do planeta.

Algumas constatações da Era dos Humanos:
·          Teremos de produzir muito mais comida usando menos água que hoje.
·          Não há alternativa de geração de energia elétrica sem custo ambiental.

24 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. A" Era dos Humanos" já começou... Hoje mesmo eu, precisei trocar "a pilha do controle do portão eletrônico", então à tirei do remoto e nela tinha um aviso: "Cuidado não descartar no lixo", ai pensei. Mas como, se aqui no salto não se acha lugar para descartar pilhas, ou eu pelo menos eu não saiba e é pouco divulgado, se considerado a quantia de materiais como pilhas, baterias e até celulares inteiros vão para o lixo sem um descarte e reciclagem adequada nos dias de hoje. Então o que fazer com isso, afinal não servem para mais nada e aonde por?!"... Em seguida lembrei que no salto não a coleta de Seletiva do Lixo, então o que adianta nós, separarmos o lixo em seco e orgânico, sendo que eles apenas jogam para dentro de um caminhão e tudo é despesajado no mesmo lugar... Criando o "chorume" e gases que exalam um gás muito mais tóxico que o conhecido CO2 ou seja, para isso contribui a degradação da camada de ozônio, assim pode ocorrer graves mudanças no clima, fazendo muitos lugares ficarem sem água com as conhecidas "secas"... Com o aumento crescente da tecnologia, e juntamente da população,teremos que produzir tudo utilizando o mínimo de água, também terá inúmeros aparelhos obsoletos que serão descartados ao nada, se juntando com outros tipos de lixo e cooperando para contaminação do meio ambiente... Sem falar nas fluorescentes e outros tipos de lixo como óleos não só de cozinha, algo que poderia ser bem reaproveitado, que são dispensados por "ai/aqui" todos os dias... Então se tudo continuar assim como está, sem políticas públicas adequadas e leis severas pró ambiente, quem pagará essa conta serão nossos netos,esses sim que terão que ter uma consciência mais "verde" adaptação a um estilo de vida talvez mais "sintético" com menos água, e muito mais tecnologia?
      .
      VAGNER RIETH
      MOD III

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. “Entramos em um novo período geológico: a Era dos Humanos”. Evoluímos, desenvolvemos muitas facilidades, tecnologias, criamos um mundo mais globalizado. Chegamos até aqui sem pensar no impacto causado pela falta de “consciência sustentável”, utilizando os recursos de forma irracional, desperdiçando energia, produzindo muitos resíduos que são descartados porque não é economicamente viável reaproveitar. Utilizamos o que nos interessa e o resto é amontoado em lixões, jogado nos rios ou lançado na atmosfera. Mas somos capazes de mudar, inovar e a regra agora é sustentabilidade. Devemos mudar hábitos passados, desenvolver novas tecnologias voltadas a sustentabilidade, não agredir o meio ambiente, enfim, moldar o mundo de forma racional já que somos a “força mais relevante da superfície da Terra”.

    ResponderExcluir
  5. O mundo hoje se destaca a população e com a população , vem junto seus problemas que é o acumulo de lixo produzido por pessoa existente ,Segundo o IBGE, a população brasileira — de cerca de 160 milhões de habitantes — produz algo como 32,8 milhões de toneladas de lixo por ano. Deste total, apenas 23% passa por algum tipo de tratamento ou disposição final é muito lixo, já tá mais que na hora de nos se conscientizar e começar a fazer algo para diminuir os problemas que esse lixo vem nos causando já , não adianta ter várias pessoas estudando se especializando para tornar o lixo em energia . A sociedade produz lixo demais e ainda não encontrou uma solução capaz de fazer frente ao tamanho do problema, Enquanto os termos da equação custo-benefício forem definidos apenas pela produtividade e rentabilidade do mercado e pelas facilidades do cotidiano, a geração de lixo continuará incontrolável e os processos de reciclagem de resíduos serão insuficientes para o volume de lixo.

    ResponderExcluir
  6. A era dos humanos deveria ser evoluída, porém o quesito lixo está preocupante. Com o crescimento da população toneladas de resíduos que são descartados, estão sendo lançados no meio ambiente, poluindo-o. Com a ampla tecnologia que possuímos hoje, temos capacidade de desenvolver novas técnicas para o reaproveitamento desse resíduo, e assim transformá-lo em fontes de energia renovável, utilizando o que interessa e o que não interessa para nós. A população crescendo mais pessoas descobrirão que lixo pode ser fonte de renda e de energia.Não vamos conseguir salvar o meio ambiente, mas podemos diminuir resíduos que causam sua poluição.

    ResponderExcluir
  7. Apesar de toda tecnologia existente no planeta, sofremos com as causas irreparáveis que nós seres humanos criamos, cada vez mais pessoas vem se aprofundando em casos ambientais como o efeito estufa , que é muito prejudicial a nossa saúde, porem o que causa o problema do efeito estufa é uma necessidade, temos que ter energia, carros, fabricas, alimento, etc.... Com o avanço na ‘’era dos humanos’’ esquecemos de nos preocupar com as consequências que iríamos sofrer com toda essa evolução, existe cada vez mais pessoas no planeta ocupando mais espaço, espaço esse que pode se esgotar e então de onde virá o alimento, as roupas, a energia? Devemos nos preocupar a cada segundo com tudo que esta acontecendo ao nosso redor e tentar achar uma solução para que possamos viver num mundo melhor, sem desperdiçar os recursos naturais que temos.

    ResponderExcluir
  8. Com o aumento da população também vem o aumento de produtos consumidos por essas pessoas (lixo), que é um dos maiores problemas que enfrentamos no mundo, devido ao efeito estufa,mas graças a tecnologia estão sendo criadas várias formas de aproveitamento desse lixo, como gerar energia e até mesmo a própria reciclagem de alguns materiais. Porem certos tipos de reaproveitamento, reciclagem e até mesmo produção de energia estão com o custo muito elevado para que toda a população desfrute desses benefícios. Devemos procurar mais recursos que nos levem a aproveitar o que produzimos para que todos possam desfrutar de um mundo melhor.

    ResponderExcluir
  9. Com o aumento da população aumentam também nossos problemas, porém, justamente esses problemas podem fazer com que tenhamos novas ideias e nos adaptemos a um mundo mais tecnológico e desenvolvido.É preciso encontrar novas maneiras de energias alternativas, pensar em como produziremos mais alimentos e em como daremos um destino mais sustentável para o nosso lixo, criando assim, uma maneira mais harmônica de conviermos uns com os outros e com a própria natureza.

    ResponderExcluir
  10. Diante de tanta tecnologia disponível e ainda sendo desenvolvida todos os dias, é de 'certa forma' inexplicável, a pequena preocupação com o meio ambiente, e consumo consciente. Com o aumento da população, a também o aumento do lixo, são toneladas de lixo diário. Somos capazes de desenvolver mais formas para reaproveitar melhor nosso lixo, sendo fonte de renda, reciclagem, e até mesmo uma fonte de energia renovável.

    ResponderExcluir
  11. Para suprirmos o crescimento populacional, é necessário o desenvolvimento de novas tecnologias de modo que os recursos naturais fiquem preservados e sem causar impactos ambientais.Isso pode ser possível pois com mais pessoas no mundo a mais ideias para inovar.

    ResponderExcluir
  12. A era dos humanos o que isso que dizer. Que o mundo esta se transformando cada vez pior, isso por quê? Por que não estão se conscientizando que esta fazendo mal ao nosso planeta , que dia mais dia o nosso mundo esta ficando mais poluído, por causa disso o lixo é um do maiores problemas que esta atingindo a nossa atmosfera, pois ele não esta sendo reciclado adequadamente . Então isso é um dos fatores mais importante na ERA DOS HUMANOS. Isso acontece pela falta de conscientização dos humanos que não pensam no dia de amanha e o que será deles e de nosso planeta ? Se eles parecem e raciocinassem seriam capazes de mudar a nossa tecnologia para um mundo melhor .

    ResponderExcluir
  13. Vivemos em uma época onde a tecnologia vem crescendo a cada dia que passa, e com ela cresce a quantidade de lixo produzido pela população que tenta acompanhar essas inovações.
    Ao comprar um computador escolhemos aquele que nos apresenta a maior performance e que apresenta maior inovação no quesito programas e desempenho, porém depois de dois ou três anos surgem novos computadores e aquele comprado anteriormenta se torna absoleto e, o homem mesmo sem necessidade tenta acompanhar esse ritmo de transformação e compra um novo computador aumentando ainda mais o lixo eletrônico que é apenas um exemplo de vários.
    Não só computadores mas também outras coisas colaboram para o aumento excessivo de lixo produzido atualmente.o homem têm progredido em uma parte mas perdendo em outra, por isso é necessário que venhamos a tomar medidas de prevenção agora antes que venhamos a sofrer fortemente os resultados do descontrole do crescimento tecnológico nesta era em que o homem domina sobre sobre a terra.

    Cleiton dos Santos Rodrigues. (M3)

    ResponderExcluir
  14. A população esta aumentando, porem em mesma proporção aumenta os problemas com o lixo, geração de energia, congestionamento nas ruas, pouca área para agricultura.
    Talvez haja uma solução para esses problemas, surjam novas fontes de energia que prejudicam menos o ambiente, uma boa ideia é gerar energia através do lixo. Aproveitando o que é um problema na atualidade.Gabreil Hindersmann M3

    ResponderExcluir
  15. Nos dias de hoje as decisões humanas irão remoldar a Terra, pois moldar, os humanos vem moldando ao longo das épocas. Talvez no início fosse por inocência que não víamos que no futuro iríamos ter problemas com os recursos naturais, mas devíamos ter começado a nos conscientizar depois de um certo período. A cada dia a humanidade quer mais, mais tecnologia, mais alimentos, mais “novidades”, o problema é que não é compreendido que na era em que estamos, “mais é menos”. A medida que avançamos tecnologicamente ficamos com menos recursos naturais.
    Quanto a decisão da geração de energia sem poluentes, minha opinião é que essa decisão tem de ser tomada logo, pois cada ano que passa os calores são mais intensos e os frios mais ainda, e se for deixar para o povo tomar essa decisão, nada será feito, no máximo um comentário em um dia comum: - “mas que calor faz hoje hein” ou “nossa, mas que tempo louco”.
    A verdade é que o povo não se importa que a chegue o fim no mundo, muitos até não acreditam que os recursos do mundo venham a se esgotar. A salvação do mundo estará na nova geração que virá, nossos filhos, nós que os educaremos de tal forma que vejam que o mundo precisa da humanidade pra mudar, que a evolução estará entregue na mão deles, e cabe a eles decidir se a espécie humana vive ou irá sentar e assistir o fim chegar.

    LUCAS REVELANT MOD: 3

    ResponderExcluir
  16. O mundo não terá alimento suficiente para a população futuramente, caso o crescimento continue neste ritmo. Além disso, pode faltar água e energia. Em 2011, a população mundial foi estimada em sete bilhões. A previsão é de que este número aumente em três bilhões nos próximos 20 anos, o que significa uma demanda de recursos ainda maior.
    Segundo estimativas da ONU, até 2030 o mundo precisará de pelo menos 50% a mais de alimentos, 45% a mais de energia e 30% a mais de água. Caso estas necessidades não sejam supridas, três bilhões de pessoas serão levadas à pobreza.
    Para construir um futuro sustentável, devemos em primeiro lugar compreender que todo e qualquer simples aspecto da nossa vida cotidiana tem impacto no ambiente e o espaço será menor devido ao aumento da população.
    Devemos investir em novas formas de geração de energia que não emitem poluentes e ocupem menos espaço, para conseguir cobrir a demanda que vem crescendo cada vez mais.
    Edson Carlos Da Cruz MIII

    ResponderExcluir
  17. Com o passar dos tempos, a população vem aumentando muito aceleradamente, e tornando o mundo, cada vez mais "ocupante" de energia, alimentos, e outros gastos.. Mas o que pouco se importam é nos problemas que isso pode vir trazer futuramente. Cada dia se usam mais aparelhos eletrônicos modernos, que consomem muita energia. O que pode acontecer é futuramente, faltar energia, pois a tecnologia só tende a aumentar, e precisamos se preparar para isso, para que não venha acontecer uma possivel fim de energia.

    Rafael Schreiner MIII

    ResponderExcluir
  18. O mundo já vem sofrendo com o aumento populacional;com o trânsito,com os climas, com o lixo e com a necessidade da alta demanda de energia, água, alimento etc...
    Devemos tomar providências logo, pensar em algo que supra a necessidade humana mas ecologicamente correta sem afetar o nosso planeta, nosso meio ambiente.
    Pois o número de pessoas aumentará cada dia mais, e se nada for feito, futuramente ocacionará uma enorme catástrofe.

    Weliton Rohr M3

    ResponderExcluir
  19. Atualmente a população do planeta cresce cada vez mais, com isso são produzidos muito mais Lixo do que antigamente, assim a poluição aumenta e o mundo cada vez mais poluído e quente por causa do aquecimento global, assim dificultando as plantações crescerem, contudo o Homem parece que não se preocupa com isso e cada vez mais polui.
    Precisamos pensar e fazer algo para não aumentar a poluição no planeta do que já possui, e tentar assim fazer com que o aquecimento global fique mais lento e as pessoas não sofrerem tanto.
    Nós precisamos também achar muitas formas de produzir energia sem poluição ou com muito pouco grau de poluição, pois o consumo de energia elétrica está cada vez aumentando por possuir cada vez mais pessoas e o consumo de cada um está aumentando, para no futuro a humanidade acabar tudo no escuro.

    ResponderExcluir
  20. A “Era dos Humanos” deve priorizar o desenvolvimento sustentável, em que se consiga suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras de suprirem as próprias necessidades. É preciso tratar esse tema com seriedade e prioridade, procurando algum meio de regrar o consumo e a produção exagerada, através de políticas públicas, conscientização e informação. Adotar alternativas como reciclagem de produtos e matérias-primas, melhor despejo de lixos, uso de produtos menos agressivos ao ecossistema, rodízio no uso de automóveis, uso de sacolas retornáveis, etc. O fato é que a maioria, incluindo nós, desconhece as conseqüências de suas escolhas diárias para a própria saúde, para o meio ambiente e para a sociedade. É importante entender que cabe a cada um a responsabilidade pelo futuro do planeta. Pequenas escolhas já fazem grande diferença.

    ResponderExcluir