Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


quinta-feira, 17 de maio de 2012

Civilização: dependência de energia e ambiente


No mundo de hoje a demanda energética apresenta um crescimento vertiginoso para atender as necessidades da humanidade, em torno de 7 bilhões de pessoas. O ser humano tem se voltado para a natureza, buscando nos seus elementos as alternativas energéticas capazes de fornecer a energia para sustentar o seu desenvolvimento social e tecnológico. Desta forma, as alternativas energéticas provenientes dos recursos naturais renováveis estão sendo retomadas.

O pensamento ambiental tem muito a ver com aquela responsabilidade social: o objetivo mais propagado é a sobrevivência da humanidade, dependente da natureza à qual pertence. Conservar o meio ambiente é uma forma de valorizar o homem em todos os aspectos, desenvolvendo condições para a qualidade de vida.

O planeta Terra é um sistema fechado em relação à matéria, mas não em relação à energia. Os combustíveis fósseis – petróleo, carvão e gás natural – ficaram milhões de anos armazenados no subsolo, e depois de queimados não voltam naturalmente no subsolo. Eles permanecem na atmosfera como poluentes do ar que respiramos, além de causar o fenômeno conhecido como efeito estufa.

Este fenômeno é decorrente da ação de alguns gases presentes na atmosfera, tal como o dióxido de carbono (CO2), clorofluorcarbono (CFE) e metano (CH4), impedindo a dispersão do calor originado pela irradiação solar e refletido pela superfície terrestre. O aumento da temperatura na biosfera terrestre em conseqüência do efeito estufa altera o equilíbrio ambiental estabelecido no planeta.

No esquema do processo produtivo sustentável, é necessário que a matriz energética seja uma composição de fontes renováveis não poluentes, tal como hidrelétrica, solar, eólica biomassa, hidrogênio e oceanos. Ao mesmo tempo, o processo de reciclagem e reaproveitamento do produto final tem que ser otimizado, reduzindo a exploração dos recursos naturais e energéticos.

A eletricidade pode ser produzida de fontes renováveis de diversas maneiras. A energia hidrelétrica já fornece em torno de 20% da eletricidade mundial. A biomassa é usada para substituir o carvão em geradores. A energia eólica está disponível de forma eficiente e rentável em vários locais da Terra. A energia solar pode ser utilizada para aquecimento de fluidos que acionam turbinas nos sistemas térmicos ou convertida diretamente para eletricidade pelos equipamentos fotovoltaicos. A célula combustível pode ser utilizada em centrais de fornecimento, instalações remotas, propulsão de veículos e equipamentos portáteis, de forma eficiente e com muitas vantagens.

O hidrogênio tem o potencial para ser o combustível menos poluente, mais eficiente, prático, e com maiores facilidades de produção e distribuição. Quando o hidrogênio é queimado, o produto resultante é água. Qualquer fonte de energia pode ser armazenada na forma de hidrogênio. Se o hidrogênio é produzido a partir de fontes renováveis de energia, nenhum poluente será gerado nos processos de produção ou utilização.

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que o hidrogênio será a nova fonte energética do futuro, porque é o material mais abundante no universo e possui essa vantagens citadas alem de não ser necessário construir grandes hidroelétricas para sua produção já que é de fácil aquisição por várias maneiras.

    Renato Veiga MII

    ResponderExcluir
  3. A energia solar e a eólica vem crescendo mais não será suficiente devido o grande crescimento de habitantes no planeta terra, e no futuro bem próximo o mais esperado e o hidrogênio que tem uma grande vantagem que agora e mais ainda no futuro será necessário que é o potencial ambiental , ciclo de vida limpo e vai acabar substituindo os combustíveis fosseis.
    Anderson Billig Kroth M2

    ResponderExcluir
  4. A cada dia que passa nosso planeta sofre grandes consequências devido aos gases poluentes,sabemos o que tem que ser feito, mas temos que concientizar os grandes empresários para que eles invistam em meios de poluir menos o nosso planeta,temos em vista que não temos como substituir alguns combustível,um dos grandes poluidores seria o petróleo que está acabando, esse tem que ser substituído de forma de não ter poluentes.

    Vicente França
    M II

    ResponderExcluir
  5. Com o crescimento da necessidade energética em nosso mundo, as alternativas renováveis de recursos naturais estão sendo muito procuradas. O foco principal é a sobrevivência da humanidade, e para isso acontecer, devemos no mínimo conservar o meio ambiente para se pensar em qualidade de vida. Os combustíveis fósseis permanecem na atmosfera poluindo o ar acarretando problemas. Existem fontes renováveis não poluentes que otimizam a produção de energia, reduzindo a exploração dos recursos naturais energéticos tendo nesse caso o hidrogênio como um ótimo combustível menos poluente trazendo um benefício para a sobrevivência de nosso planeta.
    Israel Strassburger
    Módulo II

    ResponderExcluir
  6. Que tal trocarmos todos esses Carbonos por Hidrogénio? Como visto o acima Hidrogênio em relação aos outros combustíveis não polui. Com o certeza hidrogénio será uma das nossas próximas matrizes energéticas mundiais. Já esta mais do que na hora de repensar a produção de energia mundial pois esse ciclo queima carbono acabara esgotando o planeta, para manter o crescimento e o desenvolvimento mundial tão visado por todos precisamos de energia e essa energia tem que ser extraída usando da melhor maneira nossos recursos naturais sem prejudicar nosso ambiente, através dos ventos, mares, biomassa, solar e célula combustível a hidrogênio entre outras.
    João Machiavelli
    Módulo 2

    ResponderExcluir
  7. O jeito que o crescimento populacional está aumentando devemos procurar uma melhor maneira de de ter energia sem prejudicar-lo,um modo de fazer isso e investindo no potencial elétrico do hidrogênio pois além dele ser uma fonte renovável, ele é facilmente encontrado pelo mundo inteiro.Mas também assim que o hidrogênio e queimado ele vira água e com isso já temos outra fonte de energia renovável sem poluir o mundo.
    Mateus Grenzel
    Mód-II

    ResponderExcluir
  8. É fato que um dos assuntos mais comentados no mundo hoje são as fontes de energia, e deveríamos pensar mais em suas formas sustentáveis, ainda da tempo de nós melhorarmos nosso ar, nossa terra e nossa água, e as fontes renováveis estão ai para nos ajudar. O ser humano de hoje deve ser reeducado para aprender a preservar o meio ambiente, pois o que o homem perdoa a natureza não perdoa, e dependemos dela.
    Gabriela Chiele – Módulo 2

    ResponderExcluir
  9. O consumo de energia está muito elevado isso é um fato. Precisamos investir mais em energias renováveis, a solar e a eólica são pouco exploradas. E o hidrogênio é o menos poluente de todas e o mais eficiente e tem maior facilidade de criação e distribuição.
    O uso racional é a melhor de todas as alternativas.
    Catia Mello
    Módulo 2

    ResponderExcluir
  10. SABEMOS QUE AS FONTES DE ENENRGIA É MUITO IMPORTANTE PARA A HUMANIDADE,E QUE ALGUMAS COMO EÓLICAS E SOLARES AINDA SAO POUCO EXPLORADAS.
    Eu penso q desde o nascimento temos que educar nossos filhos para preservar a natureza para poder ajudar nosso planeta partindo das pequenas coisas,como concientizaçao dos valores humanos.
    Tudo poderia ser sem poluição com o hidrogênio ou pelo menos uma boa parte pois nenhum poluente é gerado nos seus processos de produçao e utilizaçao tornandu assim o mundo menos noscivo ao ser humano.

    ResponderExcluir