Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


quinta-feira, 24 de maio de 2012

Energias alternativas e limpas


Disponível na forma líquida, fácil de utilizar, o petróleo tornou-se a energia mais comum, "o ouro negro" do século 20. Mas sempre foi evidente que se esgotaria um dia. Como ninguém sabia exatamente quando, o problema foi deixado de lado. Na verdade, a questão de saber quanto tempo ainda irão durar as reservas não está entre as primeiras preocupações, porque, antes que se esgotem os recursos disponíveis, o mundo "civilizado" terá atingido um nível insuportável de destruição ambiental.

Outra questão diz respeito às consequências do aumento dos preços da energia para a economia mundial. A era do petróleo fácil de extrair (petróleo convencional) está encerrada e a busca de energias fósseis não convencionais são insuficientes para satisfazer ao aumento do consumo de combustíveis, provocado pelo desenvolvimento dos países. E o custo da infraestrutura necessária para extração eleva-se cada vez mais, à medida que se torna necessário explorar os últimos recursos existentes.

As incertezas políticas constituem um quarto fator. O principal desafio logístico é fornecer continuamente petróleo, gás e urânio, para o mundo inteiro, a partir de alguns lugares e países produtores, utilizando importantes redes de transporte. Esta vulnerabilidade provoca um aumento dos custos políticos e militares com segurança. Os países em desenvolvimento sofrem um golpe dramático por serem obrigados a pagar os preços do mercado mundial.

Crescem as pressões junto aos países fornecedores para que aumentem sua produção, em total contradição com os objetivos de proteção da natureza e do clima. Alega-se que o potencial das energias “renováveis” não é suficiente para substituir as energias nucleares e fósseis, e que seria oneroso desenvolvê-las em grande escala. Afirma-se que a mudança levaria muito tempo – o que equivale a manter, por décadas, a matriz energética atual. 

Sugere-se, por fim, que o problema de estocagem das energias renováveis ainda não foi resolvido. Nenhum desses argumentos, se bem analisado, é convincente. O potencial das energias renováveis é astronômico. A utilização direta ou indireta da energia solar, do vento, da água, da biomassa e das ondas forneceria um volume de energia 15 mil vezes superior à consumida pela a humanidade.

Os únicos custos diretamente ligados à produção de energias renováveis são os do desenvolvimento tecnológico. Os custos dos combustíveis seriam eliminados – exceto no caso da biomassa, já que o trabalho agrícola e florestal deve ser remunerado. Os custos dos equipamentos diminuirão com o desenvolvimento da produção em grande escala e a melhora contínua das tecnologias. 

Além disso, as energias renováveis oferecem vantagens políticas e econômicas significativas. Fontes permanentes e disponíveis em todos os locais, "democratizam" a energia elétrica e impulsionam as estruturas econômicas regionais baseadas na agricultura e nas trocas. Tudo isso sem falar dos graves danos ao meio ambiente e à saúde que seriam evitados. 

12 comentários:

  1. É inegável e visível que a quantidade de energia que precisamos com o crescimento atual é maior do que as principais fontes que a natureza pode nos dar, junto com a participação gigantesca das fontes não renováveis e uma dessas fontes é petróleo nos vemos em uma encruzilhada, então qual o melhor caminho? Não vejo outra solução a não ser investimento pesado em tecnologia e desenvolvimento das fontes renováveis para a geração, armazenamento e transmissão dessas energias, aliadas entre si, aproveitando seu maior potencial tirando um pouco de cada em sua melhor época, assim unindo, hidrelétricas, biomassa, eólicas, solar, oceanos e outras, de forma que uma possa suprir a falta da outra com eficiência tendo energia sem precisarmos "tirar água de um balde só" como vendo sendo o caso dos fósseis.

    ResponderExcluir
  2. As fontes de energia limpas estão mais expostas do que nunca, estão logo ali na nossa frente basta só explora-las, para que ficar utilizando fontes de energia que poluem e destroem o meio ambiente se podemos usar e abusar da energia solar, eólica, das marés e outras que não causam nenhum mal ao ser humano e ao ambiente.
    Consideramos que para gerar energia limpa ainda continua sendo muito caro, mas a cada ano os preços vem diminuindo pois precisamos dessas fontes mais do que nunca pois o desenvolvimento cresce mais a cada dia necessitando assim de uma maior qualidade tanto de vida quanto economica.

    ResponderExcluir
  3. Os combustíveis fósseis foram à alavanca do desenvolvimento da humanidade do mundo atual, nos permitindo desenvolver muitas tecnologias e facilidades e estabeleceu-se uma economia mundial baseada nessa matriz energética das quais nos tornamos dependentes, deixando de lado as questões ambientais e de sustentabilidade. Mas agora o mundo esta chegando no seu limite, e o crescente aumento da demanda de energia se tornou o grande desafio da humanidade, pois a utilização de combustíveis fósseis, além de ser finita, esta degradando o meio em que vivemos. As energias renováveis têm grande potencial para solucionar esses problemas e ser adotada como matriz energética, mas as aparentes desvantagens econômicas e a falta de iniciativa política tornam lenta essa transição. O que esta em jogo não é apenas o rumo do desenvolvimento econômico e humano, mas também a sobrevivência da humanidade na face da Terra.

    Roger R. Lopes M3

    ResponderExcluir
  4. Deveria-se investir nas fontes de energias renováveis pois assim os impactos ambientais seriam amenizados, já que o petróleo causa muitos problemas e vai se esgotar.Por isso quanto antes for investido em outras fontes de energias melhor.

    ResponderExcluir
  5. Os países exportadores de petróleo ou os importadores pensaram que era inesgotável o chamado ouro negro. Que as fontes de energia fósseis não iriam se esgotar, pois bem, vão ter que pensar diferente, pois estão se esgotando o meio ambiente agradece. Pois vão ter que gerar energia limpa esperamos que a alternativa de energia limpa seja unanimidade entre todos, pois é só desenvolver tecnologias que possivelmente tornara mais aprimorada e barata a exploração dessas fontes, já que estão expostas pra quem quiser o exemplo é o sol, o vento, oceanos, mares, a agricultura com a biomassa, e outras. Vão gerar energia limpa, renovável e inesgotável pode até demora para se acostumar sem as fontes de energias fósseis mas demorando ou não teremos que nos acostumar com a melhor alternativa que é a natural limpa sem danos a saúde ou impacto ambiental."O MEIO AMBIENTE AGRADECE" e nós também.

    ResponderExcluir
  6. Mesmo com tantas energias renováveis,o petróleo ainda é o mais utilizado pelo ser humano, mesmo sendo um combustível fóssil e um dos mais poluentes a população não esta nem ai, um dia ele vai acabar e então se ainda tiver um ambiente em que se possa viver teremos que inventar outros meios de energias, então porque não fazer isso agora? porque não começar agora a inovar, ou investir em novas tecnologias ou até mesmo usar as que estão em nossa disposição como energia solar, eólica, das mares, hidrelétricas e até mesmo a dos lixos, que pode ser uma grande solução também a todo o planeta, pois é a maior preocupação do mundo é o tal do lixo, então resolvemos dois problemas com uma só "tacada", faremos energia e aproveitamos o lixo, que deixara de ser um problema e passará a ser solução.

    ResponderExcluir
  7. As energias renováveis possuem um enorme potencial e poderão suprir a demanda de energia e substituir as fontes não renováveis, porém, isso só acontecerá se for investido pesado em seu desenvolvimento e em novas tecnologias.

    ResponderExcluir
  8. o mundo está acostumado com o uso do petróleo por se tratar de uma das primeiras energias a serem exploradas na era moderna, o mundo e seus equipamentos estão presos a este tipo de energia que à anos é utilizada pela humanidade. A ideia de um novo tipo de energia causa um certo impacto nos grandes investidores já que estão presos a um meio de energia quase que arcaica,mesmo sabendo que o petróleo não durará para sempre. É impossível pensarmos no futuro sem pensar em uma nova maneira de aproveitamento de energia e que seja renovável, para que não dê problemas tão cedo. Por isso que é necessário que se invista em energias renováveis e alternativas que venham a suprir as necessidades do homem moderno e do futuro.

    Cleiton dos Santos Rodrigues Módulo 3

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Ao fazer uma análise da sociedade sabemos que são poucas as pessoas que não disfrutam da energia dos combustíveis fósseis, pois ele é usado nas nossas cozinhas, transporte, fabricação de materiais, entre outros, da mesma forma sabemos que são poucas as que preservam esse tipo de energia, pois não as sabem que os combustíveis fósseis levam milhões de anos a serem feitos e não são renováveis. Hoje pensar em energias alternativas e limpas, ou seja, energia renovável é a solução; pois as fontes de energias não renováveis já não são mais úteis, causa disso está sua escassez e seu valor que está cada vez mais alto, sem falar que o uso abusivo desta fonte torna-se um perigo sério para as nossas vidas.

    ResponderExcluir
  11. No mundo têm dois tipos de energia, as renováveis e não renováveis, por exemplo, o petróleo que se torno- se a energia mais comum em nosso mundo. Ele é um combustível fosseis que teve mais desenvolvimento em energia não renováveis, mais seu custo de extração esta cada vez mais elevado ,como o de transporte que os produtores estão pagando o valor de mercado mundial.Por fim os produtores de petróleo acharam outra maneira de obter energia, com as energias renováveis, por que eles sabem que o petróleo um dia vai acaba e sabe que esta atingindo um nível muito alto de destruição ambiental. Portanto hoje no século XXI , estão sendo usados as energias limpas , ou também conhecidas por renováveis como seu próprio nome já diz de matéria limpas e renováveis, ou seja, não poluentes e inesgotáveis .Temos como exemplo sol e o vento, Alem disso tem os resíduos de restos agrícolas e lixo orgânico, mais esse volume de energia produzido estará superior a energia consumida pela humanidade.Mas tem outras alternativas como que foi considerada limpa para a produção de energia elétrica e a de hidrogênio .Entende-se que por serem classificadas como limpa/renovável e com isso não vai interfere na nossa vida e nem no meio ambiente.

    ResponderExcluir
  12. Como está cada vez mais visível que estão se esgotando as fontes de energias vindas do petróleo, é hora de começar a investir pesado em fontes renováveis. O único problema é que o custo inicial destes projetos ainda é muito elevado, mas se uma fonte de energia esta acabando se faz necessário esse investimento, mesmo que o custo seja alto.

    ResponderExcluir