Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


quinta-feira, 3 de maio de 2012

A Era do Hidrogênio


O hidrogênio deverá ser o elo para um novo modelo totalmente novo de infraestrutura energética, assim como instituições econômicas totalmente diferentes e novos padrões de fixação humana, a exemplo do que causou no passado o advento do carvão, da máquina a vapor e, posteriormente, do motor de combustão interna.

Uma economia do hidrogênio com produção descentralizada de energia – a geração distributiva – e a criação de redes interligando essa produção com os usuários finais, possibilitaria a fixação de estabelecimentos humanos mais dispersos e mais sustentáveis em seu relacionamento com os recursos locais e regionais do ambiente.

A espécie humana hoje pode se tornar uma comunidade totalmente integrada com os ecossistemas do Planeta. Mas as ideias sobre a segurança pessoal e coletiva ainda estão bloqueadas por uma mentalidade centrada nos combustíveis fósseis.

A autonomia e a mobilidade se tornaram, por unanimidade, as virtudes sociais da época, tanto na vida social como institucional. Na futura economia do hidrogênio, a densidade da interação humana produzirá um novo sentido de segurança, resguardado por sua integração de dependência global e nas diversas redes comerciais, sociais e ambientais.

Estamos no limiar de uma nova era na história, em que qualquer possibilidade é ainda uma opção. O hidrogênio, essência universal, está sendo captado pelo engenho do homem e processado para fins de benefício humano. Torna-se fundamental traçarmos o itinerário adequado desde o início da jornada, se pretendemos converter a grande promessa da era do hidrogênio numa realidade viável para as gerações que nos sucederão.

O primeiro cientista conhecido a prever o potencial pleno do hidrogênio foi John Haldane. Em 1923, Haldane proferia palestras onde afirmava que a energia do hidrogênio seria a o combustível do futuro. Ele produziu um tratado científico relacionando os argumentos a favor do hidrogênio, descrevendo como ele seria produzido, armazenado e empregado. Ideias tão revolucionárias para a época que foram recebidas com incredulidade por seus pares na academia. No entanto, sua tese equivalia, nos mínimos detalhes, a um protótipo do modo como o hidrogênio seria usado e explorado no futuro.

Haldane antecipou inclusive os obstáculos na transição para um regime de energia do hidrogênio, bem como as consequências sociais e ambientais de longo alcance que daí resultariam. Quanto ao primeiro problema, ele reconhecia que os custos iniciais seriam muito elevados, mas ressaltava que as despesas de manutenção seriam menores que as do sistema vigente.

Calor ou eletricidade podem ser produzidos juntamente com a água com produto primário. Se o hidrogênio é produzido a partir de fontes renováveis de energia, nenhum poluente será gerado nos processos de produção ou utilização. O hidrogênio pode ser eficientemente produzido por meio de uma variedade de fontes renováveis. O potencial para a produção do hidrogênio por fonte de energia hídrica, solar ou eólica é muito grande, podendo ser produzido em diversos locais do mundo.

13 comentários:

  1. O Hidrogênio esta ai e vai substituir todos os combustíveis fósseis existentes para uma vida mais "limpa" para todos, apesar de ter custos elevados para a geração de energia ou produção de combustível, o hidrogênio é uma fonte renovável o qual não emite nenhuma emissão de poluentes, fazendo assim que seja um "combustível ideal" tanto para a geração de energia quanto para combustíveis de veículos.

    ResponderExcluir
  2. Junto com a Era do Humanos será que virá a Era do Hidrogênio? Hoje ainda não é uma fonte ampla de energia, porém é renovável, com o avanço das tecnologias seu barateamento será consequência, é uma grande alternativa para o desenvolvimento sustentável e uma geração de energia limpa.
    .
    Vagner Rieth.

    ResponderExcluir
  3. O uso do hidrogênio como fonte de energia traz muitos benefícios, por não gerar poluentes e ser renovável, sendo possível obte-lo em vários lugares do mundo.O hidrogênio pode vir a substituir o uso de combustíveis fósseis, por ser uma fonte de energia limpa e renovavel.

    ResponderExcluir
  4. O hidrogênio o gás para nosso futuro, pois ele ajudará nosso planeta e nossa infraestrutura energética,um gás totalmente diferente em relação aos outros, pois não traz tanta poluição devido ao seu modo de extração e armazenamento.Esse gás gera eletricidade junto com a água e é produzido a partir de fontes e alem de todos seus benefícios possui uma produção de energia hídrica.

    ResponderExcluir
  5. O hidrogênio é um dos modos mais corretos de se produzir energia, em termos de meio ambiente. Além disso o hidrogênio não se limita podendo ser produzido por um variedade de fontes renováveis o que facilita ainda mais o processo.
    Digamos que o maior e único "problema" seria o custo, mas o beneficiamento que nós seres humanos e o planeta irá receber é muito maior.

    Weliton Rohr

    ResponderExcluir
  6. O Hidrogênio é uma importante uma fonte de energia renovável, inesgotável e que não é poluente que trará benefícios para toda a sociedade.O hidrogênio é abundantemente encontrado na natureza e o seu uso não traz riscos ao ambiente,o problema mais levado em relevância é o seu elevado custo de produção, mesmo assim podemos apostar que sem dúvida nenhuma o hidrogênio será uma das principais fontes de energia renovável do futuro.

    Cleiton S. Rodrigues Módulo 3A.

    ResponderExcluir
  7. o hidrogênio alem de ser uma fonte inesgotável de energia é também uma fonte limpa e pura, abundante. seus benefícios perante a sociedade são muitos, pois além de combater o efeito estufa, sem emitir gases, não traz nenhum outro tipo de risco ambiental. mesmo seu custo ainda sendo muito elevado, ele sera a principal fonte de energia do mundo futuramente.

    ResponderExcluir
  8. Pensar que só agora as pessoas estão estudando métodos para preservação do planeta seria ignorância, desde 1923 existiam pessoas como John Haldane com ideias magnificas que infelizmente não foram levadas a serio, pois na época não se pensava tanto em preservação como agora. Hoje todas as ideias que levarem como principal objetivo a criação de condições mais favoráveis para o uso das fontes de energia, ou seja, a eficiência energética está sendo levada a serio, discutida e brevemente posta em funcionamento; como a do hidrogênio que é uma fonte de energia renovável e inesgotável que sairá caro no começo, como o próprio cientista John Haldane já havia descoberto, mas os benéficos que virão serão incalculáveis e em longo prazo, como já dito no texto “nenhum poluente será gerado nos processos de produção ou utilização e o seu potencial para a produção do hidrogênio por fonte de energia hídrica, solar ou eólica é muito grande, podendo ser produzido em diversos locais do mundo”.

    Roberto Biasi

    ResponderExcluir
  9. O hidrogênio pode ser empregado como combustível com a vantagem de não emitir gases poluentes. Mas estamos falando da que talvez será a melhor fonte energética do mundo, já que será fundamental na produção de energia, devido as emissões de gases do efeito estufa na atmosfera e aquecimento global, que precisa urgentemente de redução. Esperamos que o hidrogênio seja a solução, uma vez que é limpo e renovável, e também com um grande potencial ambiental, fazendo parte de um ciclo de "vida limpa", e torna-se o substituto dos outros combustíveis fósseis.

    ResponderExcluir
  10. Quando combinado com uma célula combustível o hidrogênio oferece uma produção de eletricidade de alta eficácia.Sua combustão não é poluente.Calcula-se que na próxima década existirão modelos comerciais de automóveis elétricos cujo combustível será o hidrogênio líquido.É uma fonte de energia limpa e um forte candidato a substituir a economia atual que é baseada em combustíveis fósseis.

    ResponderExcluir
  11. é necessário a busca por matrizes energéticas limpas,o hidrogênio é uma das diversas opções de energias renováveis, ela é uma energia limpa e segura.O hidrogênio é um composto com grande capacidade de armazenar energia e estudos revelam que o hidrogênio será fundamental na produção energética mundial dos próximos anos, devido às emissões de gases do efeito estufa na atmosfera e o aquecimento global, que precisam urgentemente de redução.

    Gabriel M3

    ResponderExcluir
  12. Como o assunto sustentabilidade assumiu grande relevância na obtenção de energia na atualidade, o Hidrogênio é o combustível da vez. Ao contrário dos combustíveis fósseis, o hidrogênio provém de fontes renováveis, não gera poluentes, é inesgotável, pode ser produzido em vários lugares do mundo, e em potencial para substituir os combustíveis atuais. O hidrogênio, pelo seu potencial e benefícios que apresenta, é a melhor opção de matriz energética a ser viabilizada e adotada pelo homem nas próximas décadas.

    Roger R. Lopes M3

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir