Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


quinta-feira, 7 de junho de 2012

Cidade sustentável


Virou chavão na mídia e em conversas cotidianas o adjetivo ‘susten­tável’ sem explicitar um significado específico naquele contexto. Condomínios, materiais de construção, meios de transporte, edifí­cios... Tudo pode ser sustentável, como alardeiam muitas empresas, governos e a mídia.

Um exemplo é “cidade sustentável”. Quando perguntamos a urbanistas e economistas sobre o assunto, o conceito de sustentabilidade aplicado a cidades não se configura unânime. Para alguns ur­banistas, um elemento fundamental para ser levado em conta quando se fala de sustentabilidade urbana é o futuro.

Uma metrópole sustentável é aquela que na próxima geração tenha condições iguais ou melhores que as que temos hoje. Por ‘condições’ devemos entender os aspec­tos fundamentais relacionados à vida urbana: habitação, alimentação, saúde, emprego, transporte, educação, água etc.

A primeira condição fundamental para o estabe­lecimento de uma cidade sustentável é a democra­tização dos acessos a serviços e equipamentos públicos. Isso significa a redução drástica de todas as formas de desigualdades: social, política, eco­nômica e espacial.

Para que infraestrutura, seguran­ça, saúde, educação e outros serviços públicos sejam acessíveis em toda a metrópole, a manuten­ção da cidade se torna cada vez mais cara. Como os recursos financeiros são limitados, chegará um momento em que a pressão política e econômica ditará para onde eles devem ser direcionados.

Cidades inteiramente planejadas não são uma solução tão eficaz quanto se imaginava em meados da década de 1950, época da construção de Brasília.  Cidade planejada, entretanto, é diferente de planejamento urbano. A ausência deste leva a ocupações indesejadas de áreas naturais que a longo prazo impactam fortemente a organização social.

A mesma falta de planejamento urbano que permite a ocupação de áreas indesejadas nas cidades é também responsável pela pro­liferação de favelas – e, claro, de casas de classe média ou alta em áreas de preservação ambiental.

Apesar de uma melhora significativa em alguns aspectos da vida social e econômica, o crescimento horizontal e populacional, aliado à desigualdade econômica, torna as metrópoles brasileiras absolutamente insustentáveis.

17 comentários:

  1. Nossas cidades tem que serem planejadas para não destruir o meio ambiente rios e lagos e que os esgotos recebam o tratamento correto para ser liberado no meio ambiente.

    Giosepe Fernandes etapa 1B

    ResponderExcluir
  2. Sustentável é a palavra do século XXI. Todos falam, mas na verdade, são poucos os que sabem o que realmente isso significa e todas as mudanças que isso engloba. Essa mudança deve ser construída pouco a pouco, com o passar do tempo, não vai ser do dia pra noite. Uma cidade sustentável não depende somente dos seus governantes, mas de uma série de fatores, que inclui valores, planos, e principalmente as pessoas, começando pelas atitudes e seguindo até no modo de pensar, para que todos juntos possam conseguir essa mudança e que sirva de exemplo.

    Amanda Bender Ferreira
    Etapa 1A

    ResponderExcluir
  3. CIDADE SUSTENTÁVEL, seria uma cidade onde todos deveriam cuida-lá , não só seus governantes. Muitas vezes queremos que eles mudem as cidades, mas nós também devemos muda-lá. Uma cidade sustentável, seria concerteza, uma cidade onde todos os aspectos fundamentais de uma sociedade, fossem iguais pra todos . Onde as pessoas que moram em favelas, tivessem os mesmos direitos e os mesmos acessos que uma pessoa com poder aquisitivo tem. Concerteza, se nós colocasse na cabeça que devemos mudar nossa cidade, e torna-lá uma CIDADE SUSTENTÁVEL agente poderia mudar, mas para isso deveria TODOS e não só os governantes trabalharem para isso.

    Matheus Mello
    Etapa 1B

    ResponderExcluir
  4. Uma cidade Sustentável e cada dia mais ''procurada'' com maiores ideias de fazer um lugar melhor para se viver para trabalhar aonde não tenha falta de moradia, alimentos, e saúde um lugar aonde seja melhor de viver sem tantas diferenças sociais, procuram muito isso uma cidade assim planejar e fazer uma cidade assim, mas a muitos aspectos que impedem isso no dia de hoje confrontos que dificultam esse planejamento sem fala na politicagem que afeta a vida de todos.

    Bruno G.
    Etapa 1 A

    ResponderExcluir
  5. Cidade Sustentável , seria uma cidade onde todos teriam que fazer sua parte e não só o governo, teria que ter direitos iguais para todos, isso significa a redução drástica de todas as formas de desigualdades seja social, política ,econômica.Para que a saúde, educação e outros serviços públicos sejam mais acessíveis. Uma Cidade inteiramente planejada não basta, porque não é só a infraestrutura que torna a cidade sustentável, tem vários outros fatores que devem ser corrigidos ,o principal objetivo de uma cidade sustentável seria começar pela educação de seu povo.

    Luiz Petri Junior
    Etapa 1A

    ResponderExcluir
  6. Sustentável, está palavra pesa muito para quase todos nós, pois os recursos naturais estão se esgotando e precisamos achar meios para reverter esse drástico problema que esta acontecendo e de uma forma ou de outra atingindo a todos nós. Uma das melhores coisas é criando desde pequenos aparelhos, até carros, casas, cidades que sejam sustentáveis e não agridam tanto a natureza como estamos fazendo hoje. Para isso acontecer não depende apenas dos governantes, mas principalmente de todos nós, pois isso não será só a favor de alguns mas será para todos independente da forma que será atingido. Porém ainda é muito caro para essas mudanças de sustentabilidade acontecerem mas se todos se conscientizarem que vale a pena futuramente não haveria tantas desigualdades como temos hoje em nossas cidades desde a educação até a saúde e assim a natureza aos poucos conseguiria voltar a sua forma original diminuindo muito a poluição do mundo em que vivemos hoje.
    Lucas Kremer Bisognin
    Etapa 1B

    ResponderExcluir
  7. Todos temos que colaborar para conseguir isso, nada vem de graça temos que lutar, estudar, etc, para conseguirmo isso.Uma cidade sustentável e a cidade que todos queremos, mais naum conseguiremos se continuar assim, porque os envestimentos que vem para a cidade os politicos pegam para eles, da e a cidade não vai para frente e não conseguimos ter uma sustentabilidade melhor. Se colaboracem tudo seria melhor e diferente, diminuiria até a poluiçao, desmatamento, etc, e todos todos teriam uma vida melhor.
    Bruno Friedrich
    Etapa 1B

    ResponderExcluir
  8. Para uma Cidade sustentável digamos ela tem que suprir o que gasta,e isso depende de todos nós pois como a colega disse ''Sustentável é a palavra do século XXI'' e no meio de tanta poluição temos que nos alto sustentar para não ficar sem água e outros meios de vida e termos cada vez uma vida melhor
    Jackson - Etapa 1A

    ResponderExcluir
  9. Isso deveria ser prioridade. Os olhares estão todos em volta de Copa do Mundo, Olimpíadas e coisas do tipo, para isso serão feitas inúmeras construções e poucas ou nenhuma terá alguma volta para o meio ambiente. Cidade Sustentável seria uma boa forma de resolver todos esse problemas em torno do meio ambiente. Todos deveriam ter mentalidade suficiente para por em prática a sustentabilidade.

    Jonathan Pithan de Brito - ETAPA 1B

    ResponderExcluir
  10. Sustentabilidade é a colocação perfeita para resolver a maioria dos nossos problemas com meio ambiente e com o resto do mundo.Um bom exemplo de conservação seria o simples ato das pessoas irem ao trabalho, ou exercerem atividades curtas de bicicleta, ou até mesmo a pé, que contribuiria para o ambiente e ao mesmo tempo para a saúde.Tratando de sustentabilidade, os governantes das cidades e a própria população, deveria interagir mais e buscar saber como exercer sustentabilidade e os governantes desenvolverem projetos a favor da mesma causa.
    Matheus Felipe Gonçalves
    ETAPA - 1B

    ResponderExcluir
  11. Deveríamos dar mais atenção a palavra sustentável, pois as grandes cidades tanto planejada ou não, estão crescendo em um ritmo muito acelerado, aumentando cada vez mais a demanda de alimentos etc, tornando escassos os empregos, deixando a desejar a educação e saúde. Não culparia só os governantes mas sim nós também, porque não estamos fazendo nossa parte. Para uma cidade sustentável devemos nos conscientizar de que podemos melhorar, e que se trabalharmos em equipe "governo e povo" conseguiremos uma cidade um pouco mais sustentável.
    Geovana Della Vecchia
    Etapa 1 A

    ResponderExcluir
  12. Se fossemos dar um significado para as palavras sustentável não seria tão fácil, pois ele pode ter várias definições. Hoje em dia uma a sustentabilidade esta em nossos meio de várias formas aonde devemos termos mais atenção com ele, pois ela é nosso futuro.
    Alisson A. de Moraes Etapa I B

    ResponderExcluir
  13. A "CIDADE SUSTENTÁVEL" do século XXI não aquela que apenas utiliza materiais reciclados nas estruturas das casa,prédios,não é somente aquela que tráz econômia para o país,mas sim aquela que tem um equilíbrio entre natureza,homem,sustentabilidade e dignidade.
    A cidade sustetável é aquela que dá a sua população direito a educação,cidadania,dignidade,uma forma de vida melhor do que a do século passado e que busca sempre evoluir da melhor maneira.

    Daniela Pinheiro
    Etapa 1B

    ResponderExcluir
  14. Uma Cidade sustentável depende de vários aspectos como, por exemplo, econômicos, sociais, qualidade de vida da população, superação de desigualdades, entre outros.
    Devemos mudar nosso estilo de vida. Atualmente são poucas as pessoas que dedicam um tempo apenas para cuidar do meio ambiente, e isso não ajuda para que tenhamos uma cidade sustentável.
    Temos que se conscientizar de que uma cidade só muda quando as pessoas mudam, por isso se queremos uma cidade sustentável devemos colaborar da melhor forma que pudermos.

    Priscila B. Braganhol.
    Etapa 1B.

    ResponderExcluir
  15. Para ter uma “cidade sustentável” deve haver desenvolvimento urbano com medidas que protejam o meio ambiente.
    As cidades devem ser planejadas de modo que não prejudique o meio ambiente, a sociedade a economia, etc.
    Mas para alcançar o objetivo de ter uma “cidade sustentável” não basta ter apenas um bom planejamento, temos que voltar nossos olhares para os problemas ambientais e se conscientizar que juntos podemos melhorar o mundo em que vivemos.

    Samanta D. Pereira
    Etapa 1B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato "sustentabilidade" é a palavra do momento, todos falam principalmente em cidade sustentável, mas claro que por enquanto isso é só um projeto, pois precisaríamos de uma quase revolução. Hoje em dia em alguns lugares as pessoas não tem a mínima condição que uma pessoa precisa para viver com dignidade, provavelmente isso são apenas projetos para o futuro, quando a vida social e econômica de todos em conjunto for estável.

      Marlon Andres
      Etapa 1B

      Excluir
  16. Cidade sustentável não é apenas uma cidade que é sustentada de terra, pedras,entre outros elementos da natureza,mas também é uma cidade sustentada economicamente,politicamente,e socialmente.Embora hoje em dai não exista uma cidade sustentável,más à possibilidades de existir futuramente uma cidade sustentável.

    João Pedro Pereira Lorenzi

    ETAPA 1A

    ResponderExcluir