Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


sábado, 11 de agosto de 2012

Sustentabilidade


Um dos sistemas mais complexos que se conhecem, o clima da Terra sempre orientou os rumos da humanidade.

Nos primeiros 250.000 anos da história do ser humano moderno, a temperatura era mais baixa do que a atual e havia muito instabilidade climática. Separados em tribos nômades, nossos ancestrais sobreviviam do que conseguiam colher e caçar em tempos de fartura.

Durante os últimos 10.000 anos, um clima mais quente e estável permitiu aos humanos desenvolver a agricultura e os assentamentos permanentes. Novas tecnologias foram utilizadas para domesticar ecossistemas, administrar suprimentos de água e proteger a população das intempéries. Esses processos alteraram o ambiente de forma radical.

Nada se compara, porém, ao que ocorreu nos últimos 100 anos. A utilização de combustíveis fósseis possibilitou o desenvolvimento de uma economia global. A população humana alcançou a casa dos bilhões de habitantes. Grandes metrópoles foram erguidas.

A escala das mudanças resultantes do impacto humano sobre a Terra foi tão sem precedentes que essa centena de anos resultou em um novo período geológico. Hoje, por causa da degradação ecológica e das emissões de gases do efeito estufa resultantes desse processo industrial, corremos o risco de modificar o ambiente em um ritmo alucinante, que inviabiliza a capacidade da espécie humana para se adaptar às mudanças.

A civilização está de tal forma interconectada que, caso ocorra um colapso, ele será global, e não mais regional, como nos primórdios. É preciso tomar uma decisão e reconhecer que o crescimento econômico consome recursos e produz resíduos que degradam o ecossistema.

É hora de produzir, mas também de enfatizar a qualidade de vida e melhorar a distribuição da riqueza, em lugar de crescer a qualquer custo. Nossa visão de mundo terá de ser transformada, assim como as tecnologias e as instituições, para transpormos com sucesso o atual período e não entrarmos em colapso.

9 comentários:

  1. Atualmente o ser humano vem querendo mais tecnologias, luxos e riquezas a todo o custo, de tal forma que muitas vezes não percebe que está destruindo o planeta do qual necessita para viver. Sabe-se que a água encanada, as tecnologias e a agricultura são fatore que realmente mudaram nossas vidas, mas que se continuarmos utilizando-os sem nos preocuparmos com os danos causados ao clima e ao meio ambiente certamente não vamos sobreviver, pois já estamos sofrendo algumas das consequências causadas pelo desequilíbrio climático e ambiental , como o efeito estufa, as secas, os alagamentos, granizo... Está mais do que na hora de mudarmos nossos hábitos errados, pois podemos continuar nos desenvolvendo, produzindo e crescendo, mas de forma sustentável.
    Samanta.
    Etapa 2.

    ResponderExcluir
  2. Desde o surgimento da terra e dos povos, ate hoje tudo teve uma mudança significativa com o passar do tempo. Incluindo a temperatura climática e a forma das pessoas se sustentar, devido ao surgimento de novas tecnologias e idéias. E toda ação traz uma conseqüência, que podemos observar hoje em dia, como a destruição do solo, do meio ambiente, na camada de ozônio, nas águas, etc. Mas para isso melhorar, é preciso que a mude a visão das pessoas. Ao invés de pensar em só acumular lucros econômicos, pensar em novas formas de produzir e adquirir lucros sem agredir o meio ambiente, por que as conseqüências climáticas virão para todos.

    Amanda Bender Ferreira- Etapa 2

    ResponderExcluir
  3. Chegou a hora de nos preocuparmos e cuidar do ambiente em que vivemos, pois este está se denegrindo rapidamente devido a constantes ações da humanidade para seu próprio beneficio, sem calcular as consequências que as ações em busca de conforto estão causando. Parar a destruição e pensar em sustentabilidade é a única forma de o ambiente e nos sobrevivermos

    ResponderExcluir
  4. Nunca se debateu tanto esse tema como nos últimos anos, só agora percebemos claramente os sinais de degradação no meio ambiente,os tempos vem sofrendo mudanças bruscas, as graves alterações climáticas,as crises no fornecimento de água, efeito estufa,o consumismo desfreado a pratica de descartar lixo e matérias tóxicos em lugares irregulares,o planeta sente como nunca o impacto das ações humanas que nós mesmo praticamos.Devemos tomar consciência e apresentar soluções definitivas ou pelo menos encontrar um equilíbrio que desacelere essa destruição que encontramos nos dias de hoje.
    Geovana Della Vecchia - Etapa 2

    ResponderExcluir
  5. Já está mais do que na hora de botarmos em prática a sustentabilidade que vem sendo falada a tanto tempo para agir em todos os setores possíveis, pois de tal forma que vem se agravando o clima com tempestades; secas; enchentes; etc; não há nada a mais nada a ser feito a não ser de mudar esse jogo a nosso favor ao favor da natureza. Também não podemos perder todo o conforto que temos hoje em dia mas sim devemos deixa-lo cada vez mais sustentável, porque os nossos recursos naturais não são para sempre e esta chegando um tempo em que esta cada vez mais escasso os elementos naturais ao nosso redor. Então, devemos ser mais auto sustentáveis a vim de não sofrermos algo pior neste imenso futuro de novas tecnologias que esta por vim.
    Lucas Kremer Bisognin
    Etapa 2

    ResponderExcluir
  6. A sustentabilidade sem duvida alguma possibilita uma vida melhor, mas atualmente poucas pessoas estão se preocupando com a sustentabilidade.
    Maioria da população só se interessa em viver com mordomias que a tecnologia e outros meios podem lhe oferecer, mas não se preocupam com os danos que alguns meios podem gerar no meio ambiente.
    A conscientização que existe um problema e que juntos podemos mudar, deve começar agora, pois só desta maneira iremos construir um mundo sustentável em que todas as pessoas possam viver bem sem prejudicar o meio ambiente.

    Priscila B. Braganhol
    Etapa 2.

    ResponderExcluir
  7. Cada pessoa deve ter a responsabilidade como base a defesa da preservação do meio ambiente. Esses principios incluem conceitos de sustentabilidade como redução dos impactos ao meio ambiente por meio do consumo racional de recursos e melhoria continua dos processos produtivos.

    Leonardo Trautmann Scherer
    Etapa 2.

    ResponderExcluir
  8. A responsabilidade ambiental deve ser compromisso de todos, buscando o desenvolvimento sustentável. Visando suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações, ou seja, a sustentabilidade está relacionada ao desenvolvimento econômico e material, sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma que eles se mantenham no futuro.

    Pedro Paulo F.Scherer
    Etapa 2

    ResponderExcluir
  9. Hoje em dia, vivemos em um mundo com tecnologias cada vez melhores, vivemos com uma qualidade de vida que antigamente ninguém tinha, nem se quisessem, só que em razão deste ''bem estar'' poluimos o meio ambiente e estamos termindando com a vida do planeta Terra, com o meio ambiente. E os países só pensam em crescer e ter cada vez mais & mais tecnologias só que não pensam em parar a poluicão. Chegou o momento, de colocarmos o meio ambiente em frente da tecnologia, em frente ao nosso '' bem estar'' para que em um futuro muito próximo, possamos estarmos vivendo bem , com água e um ar ''puro''.
    Matheus Mello
    Etapa 2

    ResponderExcluir