Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Civilização: dependência de energia e ambiente


No mundo de hoje a demanda energética apresenta um crescimento vertiginoso para atender as necessidades da humanidade, em torno de 7 bilhões de pessoas. O ser humano tem se voltado para a natureza, buscando nos seus elementos as alternativas energéticas capazes de fornecer a energia para sustentar o seu desenvolvimento social e tecnológico. Desta forma, as alternativas energéticas provenientes dos recursos naturais renováveis estão sendo retomadas.

O pensamento ambiental tem muito a ver com aquela responsabilidade social: o objetivo mais propagado é a sobrevivência da humanidade, dependente da natureza à qual pertence. Conservar o meio ambiente é uma forma de valorizar o homem em todos os aspectos, desenvolvendo condições para a qualidade de vida.

O planeta Terra é um sistema fechado em relação à matéria, mas não em relação à energia. Os combustíveis fósseis – petróleo, carvão e gás natural – ficaram milhões de anos armazenados no subsolo, e depois de queimados não voltam naturalmente no subsolo. Eles permanecem na atmosfera como poluentes do ar que respiramos, além de causar o fenômeno conhecido como efeito estufa.

Este fenômeno é decorrente da ação de alguns gases presentes na atmosfera, tal como o dióxido de carbono (CO2), clorofluorcarbono (CFE) e metano (CH4), impedindo a dispersão do calor originado pela irradiação solar e refletido pela superfície terrestre. O aumento da temperatura na biosfera terrestre em conseqüência do efeito estufa altera o equilíbrio ambiental estabelecido no planeta.

No esquema do processo produtivo sustentável, é necessário que a matriz energética seja uma composição de fontes renováveis não poluentes, tal como hidrelétrica, solar, eólica biomassa, hidrogênio e oceanos. Ao mesmo tempo, o processo de reciclagem e reaproveitamento do produto final tem que ser otimizado, reduzindo a exploração dos recursos naturais e energéticos.

A eletricidade pode ser produzida de fontes renováveis de diversas maneiras. A energia hidrelétrica já fornece em torno de 20% da eletricidade mundial. A biomassa é usada para substituir o carvão em geradores. A energia eólica está disponível de forma eficiente e rentável em vários locais da Terra. A energia solar pode ser utilizada para aquecimento de fluidos que acionam turbinas nos sistemas térmicos ou convertida diretamente para eletricidade pelos equipamentos fotovoltaicos. A célula combustível pode ser utilizada em centrais de fornecimento, instalações remotas, propulsão de veículos e equipamentos portáteis, de forma eficiente e com muitas vantagens.

O hidrogênio tem o potencial para ser o combustível menos poluente, mais eficiente, prático, e com maiores facilidades de produção e distribuição. Quando o hidrogênio é queimado, o produto resultante é água. Qualquer fonte de energia pode ser armazenada na forma de hidrogênio. Se o hidrogênio é produzido a partir de fontes renováveis de energia, nenhum poluente será gerado nos processos de produção ou utilização.

5 comentários:

  1. Hoje em dia a natureza sofre muito por causa de de gases tóxicos soltados na atmosfera de forma exagerada como tem fabricas que nem quer se preocupa com isso, larga fumaças, líquidos nos rios. E os especialistas deveriam procurar uma maneira de poluir menos o meio ambiente, pra nós ter o luxo de ter energia em nossa casa! Pode ser que nao tem como terminar com a poluição, mas quanto menos melhor para todos!

    ResponderExcluir
  2. Nos dias de hoje vemos diariamente notícias sobre poluições, efeito estuda e tudo que fale sobre poluição e com isso fazem propagandas e campanhas para todos se unirmos e pararmos de poluir o ambiente, o planeta que vivemos. Mas é nisso que está o problema, estão se preocupando só com nossas poluições diárias, mas e as de fábricas e indústrias, quem está vigiando ? E as tecnologias , são maravilhosas para o mundo hoje em dia, mas será que eles estão pensando também na poluição que produzem ? Precisamos agir, usar gases que poluem menos para fabricar coisas , devemos pensar hoje no Planeta Terra antes que seja tarde demais !
    Matheus Mello - Etapa II

    ResponderExcluir
  3. A humanidade esta preocupada somente com o seu conforto, e para isso é necessário utilizar energia, esta é retirada atualmente, quase no seu total, de fontes não renováveis e com resíduos poluidores do ambiente. A poluição ambiental esta no seu limite, pois já podemos sentir muitos desastres naturais ocorrendo. Chegamos num ponto que precisamos nos preocupar com a preservação do ambiente e com fontes de energia que não poluam ou a busca do conforto vai nos prejudicar, pois os fenômenos da natureza estão cada vez mais fortes e causando danos a civilização.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Desde o principio o ser humano é causador de poluentes, pois agrava o meio ambiente de varias formas como: fogo; gazes; poluições de rios entre tantas outras. De alguns anos para cá vem sendo muito utilizado o meio ambiente de varias formas que estão prejudicando a nossa atmosfera, ou seja, o nosso planeta, com isso ele esta sofrendo muitas alternações em mudanças climáticas principalmente, e quem mais sofre com isso somos nós. Uma das maiores causa para isso que esta acontecendo com o meio ambiente é a necessidade de energia que nós humanos estamos necessitando nos dias de hoje, tudo ou “ quase tudo” o que fazemos precisa ou já precisou algum dia de energia para ser feito, e a maioria dessas energias não são energia limpa, energia renováveis, mas sim de energia que afetam muito a atmosfera. Devemos utilizar cada vez mais energias do tipo renováveis, pois a dependência do meio ambiente sempre haverá, mas usando energias que não agridem a natureza diminuirá muito os fenômenos da natureza que estão acontecendo hoje em dias no mundo inteiro.
    Lucas Kremer Bisognin
    Etapa: II

    ResponderExcluir