Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Enfrentando desafios matemáticos


Uma pessoa que mente e diz que mente, mente ou não mente?
Se diz a verdade quando diz que mente, não mente.
E, se diz mentira quando diz que mente, também não mente.

Os desafios, problemas e quebra-cabeças matemáticos buscam extrair a inventividade, criatividade, habilidade de solução e capacidade de enfrentamento do solucionador.

Problemas de lógica, ramo da matemática, apresentam tarefas com começo, meio e fim. Responder a essas questões significa encontrar e ultrapassar obstáculos. Não é uma questão só de inteligência, mas também méritos de motivação e persistência.

Tudo que um quebra-cabeça tem de oferecer é um desafio. Para algumas pessoas, isso é suficiente. Elas buscam a solução porque o desafio está lançado. Acredita-se que os bons solucionadores de quebra-cabeças não são apenas capazes intelectualmente de resolver problemas, mas motivados a enfrentar todos os desafios que se apresentam.

Tradicionalmente, um quebra-cabeça lógico é enunciado em palavras e requer pouco conhecimento de matemática. Determinar a autoria de um quebra-cabeça é uma tarefa tão difícil quanto descobrir quem inventou uma piada. Como as piadas, os quebra-cabeças evoluem à medida que são recontados. A pessoa que inteligentemente simplifica um quebra-cabeça é tão responsável por sua perpetuação quanto àquela que o inventou.

Por outro lado, existem as perguntas cujas respostas parecem impossíveis e enigmas abertos, que testam a imaginação. Essas podem ser inventadas com mais facilidade. 

2 comentários:

  1. É muito interessante esses desafios lógicos, que consequentemente, são desafios de matemática, pois através destas atividades nós exercitamos a nossa memória, como por exemplo, montando um quebra-cabeça, onde você se esforça e acaba por concluindo o desafio, e nos dias de hoje não só para descontrair mas até para se conseguir uma vaga no mercado de trabalho, muitas vezes a pessoa é submetida a um desafio lógico, onde muitos não conseguem nem começar o desafio e outros terminam com muita facilidade, resumindo, os desafios matemáticos são muito interessantes, pois é com eles que vemos até onde vai nosso potencial !
    Matheus Mello - Etapa II

    ResponderExcluir
  2. Aprender de uma forma divertida é, com certeza, muito mais fácil e significativo para todos. Desafios matemáticos tem vida, mágica, são agradáveis, provocativos e capazes de desenvolver a atenção e raciocínio lógico dedutivo. Eles instigam o pensamento, apoiando-se em situações cotidianas, tornando o conhecimento importante pois, tem aplicação prática ao contrário da matemática tradicional 2+2=4.

    ResponderExcluir