Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


quarta-feira, 28 de março de 2012

Sustentabilidade


Um dos sistemas mais complexos que se conhecem, o clima da Terra sempre orientou os rumos da humanidade.

Nos primeiros 250.000 anos da história do ser humano moderno, a temperatura era mais baixa do que a atual e havia muito instabilidade climática. Separados em tribos nômades, nossos ancestrais sobreviviam do que conseguiam colher e caçar em tempos de fartura.

Durante os últimos 10.000 anos, um clima mais quente e estável permitiu aos humanos desenvolver a agricultura e os assentamentos permanentes. Novas tecnologias foram utilizadas para domesticar ecossistemas, administrar suprimentos de água e proteger a população das intempéries. Esses processos alteraram o ambiente de forma radical.

Nada se compara, porém, ao que ocorreu nos últimos 100 anos. A utilização de combustíveis fósseis possibilitou o desenvolvimento de uma economia global. A população humana alcançou a casa dos bilhões de habitantes. Grandes metrópoles foram erguidas.

A escala das mudanças resultantes do impacto humano sobre a Terra foi tão sem precedentes que essa centena de anos resultou em um novo período geológico. Hoje, por causa da degradação ecológica e das emissões de gases do efeito estufa resultantes desse processo industrial, corremos o risco de modificar o ambiente em um ritmo alucinante, que inviabiliza a capacidade da espécie humana para se adaptar às mudanças.

A civilização está de tal forma interconectada que, caso ocorra um colapso, ele será global, e não mais regional, como nos primórdios. É preciso tomar uma decisão e reconhecer que o crescimento econômico consome recursos e produz resíduos que degradam o ecossistema.

É hora de produzir, mas também de enfatizar a qualidade de vida e melhorar a distribuição da riqueza, em lugar de crescer a qualquer custo. Nossa visão de mundo terá de ser transformada, assim como as tecnologias e as instituições, para transpormos com sucesso o atual período e não entrarmos em colapso.

sábado, 24 de março de 2012

A energia e a civilização

O elemento principal sobre o qual se baseia toda a ciência é a energia. A cada dia, os raios de sol banham a Terra com milhares de quilocalorias de energia por metro quadrado. Parte desta energia é captada por seres vivos e convertida de modo a servir à sustentação da vida, enquanto o restante acaba sendo convertido em calor e irradiado de volta ao espaço.

Se a energia é fundamental em nossa existência, então a força vital é definida como a “velocidade do fluxo de energia útil”. Tudo na vida requer energia e força suficiente para manter a velocidade do fluxo. A luta pela sobrevivência, tanto entre uma espécie e outra como dentro da mesma espécie, é na verdade uma competição visando a obter energia e assegurar o fluxo contínuo pelos sistemas vivos.

A história das civilizações não pode ser compreendida adequadamente sem que avaliemos a importância dessa força vital. O elemento decisivo em todas as sociedades da história é a disponibilidade de excedentes de energia. Na ausência de reservas de energia que pudesse captar e processar, toda a criatividade humana seria incapaz de melhorar o bem-estar da espécie. E a energia que estamos falando pode ser traduzida tanto na produção de cereais, o trabalho forçado dos povos dominados e obtenção de matéria-prima, abrangendo todos os períodos da história.

A energia é a força elementar e o meio pelo qual se constrói toda a cultura humana. Para compreender por que as civilizações fundadas em regimes diferentes de energia prosperam e definham, precisamos entender as regras que governam a energia. A primeira e segunda leis da termodinâmica afirmam que “o conteúdo total de energia no universo é constante, e a perda de energia útil está aumentando continuamente”.

Pela primeira lei, a energia não pode ser criada nem destruída. A quantidade de energia no universo foi fixada desde o início dos tempos e permanecerá assim até o final. Todos os seres humanos já nascidos, como tudo que eles construíram ao longo da história, representam energia que foi convertida de um estado em outro.

Embora a energia não possa ser criada ou destruída, ela está mudando constantemente de forma, mas sempre em uma direção: de disponível para indisponível. Por exemplo, se queimamos um pedaço de carvão, a energia permanece, mas é convertida em dióxido de enxofre, dióxido de carbono e outros gases que se espalham pelo espaço. Não se perdeu energia alguma no processo, mas não podemos voltar a queimar aquele pedaço de carvão e extrair dele um trabalho útil. Esta é a segunda lei da termodinâmica: sempre que a energia é transformada, alguma quantidade de energia disponível se perde no processo; ou seja, ela perde a capacidade de realizar um trabalho útil.

Os biólogos, a princípio, ficaram em dúvida sobre como lidar com as leis da termodinâmica. Mas logo entenderam que todas as formas vivas vivem longe do equilíbrio para absorverem continuamente a energia livre do ambiente. Embora o organismo mantenha em estado equilibrado de existência ordenada, ele o faz alimentando-se de energia disponível e aumentando a perda de energia útil do ambiente.

O filósofo John Locke virou pelo avesso a segunda lei da termodinâmica ao dizer que a natureza em si mesma é inútil e só adquire valor quando nela aplicam seu trabalho, convertendo-a em ativos produtivos : “aquele que se apropria de terras pelo trabalho não reduz, mas aumenta o patrimônio comum da humanidade. Pois as provisões para o sustento da vida humana geradas em uma área de terra cercada e cultivada são dez vezes mais abundantes que aquelas produzidas na área igualmente fértil abandonada de propriedade comum. Aquele que produz na terra obtêm um maior número de melhorias para a vida do que conseguiria se deixasse à natureza”. A chave disso tudo são os critérios produtivos utilizados: bom-senso, racionalidade e respeito ao ambiente.

sábado, 17 de março de 2012

Potências de 10

Um modo prático de determinar um número grande é simplesmente contar os zeros depois do número 1. Mas se há muitos zeros...

É por essa razão que colocamos pontos ou espaços depois de cada grupo de três zeros. Assim, 1 trilhão é 1.000.000.000.000 ou 1 000 000 000 000. (Nos Estados Unidos, colocam-se vírgulas no lugar dos pontos). Para números maiores, é preciso contar quantos grupos de três números existem.

Seria ainda mais fácil se, ao nomear um número grande, pudéssemos apenas dizer diretamente quantos zeros existem depois do número 1. Os matemáticos e técnicos fazem exatamente isso. Chama-se notação exponencial.

Você escreve o número 10; depois um número pequeno, sobrescrito à direita do 10, informa quantos zeros existem depois do número 1. Com esta notação, 106 = 1 000 000; 109 = 1 000 000 000; e assim por diante.

Esses sobrescritos são chamados expoentes ou potências. Por exemplo, 109 é descrito como “10 elevado à potência 9” ou “10 elevado à nona” (exceções para 102 dito “dez ao quadrado”, e 103 dito “10 ao cubo”).

Além da clareza, a notação exponencial possui um benefício adicional: é possível multiplicar dois números quaisquer simplesmente somando-se os expoentes apropriados. Assim, 1 000 x 1 000 000 000 é 103 x 109 = 1012.

Porém, ainda há resistência à notação exponencial por parte de pessoas um pouco assustadas com a matemática (embora a notação simplifique a nossa compreensão) e por parte dos compositores de texto, que parecem ter compulsão de imprimir 109 como 109.

Depois de se dominar a notação exponencial, pode-se lidar sem esforço com números imensos, como o número aproximado de micróbios numa colher de chá cheia de terra (108); de seres vivos na Terra (1029), de seres humanos que habitam a Terra (7 x 109); ou de núcleos atômicos no Sol (1057).

Isso não significa que se possa imaginar 1 bilhão ou 1 quintilhão de objetos – ninguém pode. Mas, com a notação exponencial, podemos pensar sobre esses números e calculá-los. Muito bom para seres autodidatas que começaram do nada e que contavam coisas com os dedos das mãos e dos pés.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Apresentação 15 minutos

Apresentação ou Palestra 15 minutos é o tipo de apresentação científica oral mais comum em congressos, simpósios científicos e seminários em sala de aula. Neste pequeno espaço de tempo o tema deve ser apresentado à plateia, sempre de maneira clara e objetiva.

Características
·   15 minutos de apresentação. Praticar muito para não ultrapassar o tempo.
·   Tempo máximo por slide: 1,5 minutos. Mensagem transmitida tem de ter foco e clareza.
·   Máximo de 22 slides na apresentação.
·   5 a 10 minutos para perguntas e respostas. Apresentação de vídeo extra de no máximo 3 minutos.

Desenvolvimento da apresentação e quantidade de slides                                    
·  Título, autor(es), afiliação (ex.: IEMC, CTEM, Autor, Turma - todos por extenso) = 1
·  Introdução = 1 a 3
·  Objetivo(s) (no máximo três ítens) = 1
·  Desenvolvimento (Imagens, figuras, fotos, tabelas e gráficos) = 9 a 14
·  Conclusão* = 1 a 2
·  Finalização** = 1

* Relacionar a Conclusão com o(os) objetivo(s).                                                                        ** O slide de Finalização pode ser uma repetição do primeiro slide acrescentado de agradecimento, ou alguma paisagem, figura ou foto que tenha referência com o tema apresentado. Evite terminar com FIM. Evite colocar frases filosóficas ou emotivas.

Em relação ao recurso visual...
·   NÃO ler o texto dos slides, isso "mata" a apresentação.
·   NÃO colocar referências bibliográficas no final da apresentação.
·   NÃO usar fonte em vermelho (há pessoas que não conseguem enxergar essa cor).
·   NÃO usar animação com velocidade lenta ou do tipo "máquina de escrever" nos textos. Toda animação deve ser usada com velocidade rápida.
·   NÃO usar transição de slides com a informação aparecendo pouco a pouco, com velocidade lenta.
·   NÃO usar palavras totalmente em maiúsculas, sublinhadas ou em itálico.
·   NÃO apresentar gráficos em 3-D ou colocar mais de dez barras em um gráfico.

·   SIM naturalidade na apresentação. Não memorize o que vai falar (somente Início e Conclusão). 
·   SIM usar fontes Arial, Times New Roman ou Comic Sans MS. Não use formatos diferentes na apresentação.
·   SIM usar tamanho de fonte apropriado para o equilíbrio do slide. Para ênfase use o negrito.
·   SIM usar poucas palavras. Cinco a seis linhas em cada slide. Usar palavras-chave (o complemento das frases será dado durante sua apresentação).
·   SIM visual limpo e claro. Não carregue os slides com excesso de informação. 
·   SIM formato paisagem.
·   SIM plano de fundo escuro (preto, azul ou verde) com letras claras, para todos os slides.
·   SIM preferência por figuras (explicam melhor do que tabelas).
·   SIM usar imagens, figuras, fotos e gráficos de alta qualidade. Se for de baixa qualidade não use.

Em relação ao modo de falar...
·   NÃO usar gírias.
·   NÃO falar para a tela de projeção.
·   NÃO falar rápido.
·   NÃO ultrapassar o tempo estabelecido.
·   NÃO inventar uma resposta (se não souber responder, diga que não sabe).

·   SIM usar frases curtas.
·   SIM olhar para toda a plateia.
·   SIM responder sempre com educação (mesmo se a pergunta for mal-intencionada).

Dicas complementares:
·   Por mais complicado que seja o assunto, ele pode ser mostrado com clareza.
·   Frases simples e curtas são os melhores ingredientes na comunicação.
·   Quando a fala é memorizada, o apresentador fica sujeito a esquecimentos.
·   Treine muito para adquirir confiança e naturalidade.
·   Sempre tenha sua apresentação em mais de uma fonte: CD e memória portátil.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Ferramentas colaborativas

As ferramentas colaborativas são softwares que auxiliam no desenvolvimento de tarefas realizadas por um grupo, o qual busca, por meio do trabalho coletivo, cumprir um projeto ou um objetivo em comum. A partir da produção coletiva proporcionada por tais ferramentas, é possível compreender que novas formas de cooperação, construção do conhecimento, inteligência coletiva e atividades de colaboração podem ser potencializadas.

O suporte ao trabalho em grupo acontece na superação de limitações geográficas e temporais, de modo que o partilhar de informações possa ocorrer a qualquer tempo e lugar, dinamizando o processo de tomada de decisões. Em geral, essas ferramentas permitem a comunicação através de chat, vídeo, áudio-conferência, ou uma combinação desses recursos.

Como apoio à produção coletiva, algumas ferramentas oferecem ainda possibilidades de interação por meio de funcionalidades de texto, quadro branco, diagramas, desenhos ou apresentações. A seguir, algumas ferramentas colaborativas.  

Ferramentas de comunicação:
Áudio e Vídeo-conferência - Skype, Windows Live, GTalk;
Web Conferencing - WebEx, GoToMeeting, Elluminate, Adobe Pro Meeting, Breeze, Netmeeting;
Mensagem Instantânea - Skype, Windows Live, GTalk, Yahoo Messenger, ICQ.

Ferramentas de escrita:
Google Docs, Wikispace, Twiki, Media wiki, PB wiki, PBworks, Blog;
Ferramentas de compartilhamento de tela e quadro-branco;
Dimdim, Showdocument, Dabbleboard, Breeze, Adobe Pro Meeting, Google docs desenho.

Ferramentas de grupos:
Google grupos, Yahoo grupos, Windowslive.

Ferramentas de publicação de áudio e vídeo:
Google vídeo, Youtube, Teachertube, UStream, Vimeo, Animoto;
Web Conferencing - WebEx, GoToMeeting, Elluminate, Adobe Pro Meeting, Breeze, Netmeeting;
Mensagem Instantânea - Skype, Windows Live, GTalk, Yahoo Messenger, ICQ.

O Prezi é uma ferramenta de apresentação que usa a Web como plataforma e permite a construção colaborativa. É interessante como ferramenta de reunião da equipe.

Google Docs

O Google Docs (http://docs.google.com) permite a interação e o intercâmbio de ideias, a possibilidade de trocar informações, interferir nos processos de construção do conhecimento e um cenário de coparticipação e coautoria. A suíte de aplicativos do Google Docs proporciona recursos de colaboração avançados. Projetada para compartilhar arquivos e fazer produções em equipe, a suíte funciona inteiramente no ambiente virtual em tempo real.

No editor de textos é possível ver as colaborações dos editores, que compartilham com várias pessoas a produção de um mesmo documento. Em paralelo, outros recursos apóiam a comunicação e a interação do grupo, como a bate-papo, ou ainda, o espaço colaborativo para desenhos e ilustrações, entre outros.