Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Notas tecnológicas 1


Nanorrádio

Desde 1955, quando a RCA lançou no mercado seus modelos de rádio de bolso a transistor, uma das metas da indústria tem sido reduzir o tamanho deles. O físico Alex Zetti, da University of California, em Berkeley, trabalhou nesse sentido: o coração de seu minúsculo aparelho é um nanotubo de carbono que pode receber sinais de rádio e amplificá-los.

O nanorrádio poderia ser fabricado em série muito em breve e utilizado com grandes benefícios de economia de energia em diversos dispositivos sem fio: desde telefones celulares e sensores ambientais até equipamentos para diagnóstico e tratamento médico.

Curiosidade

Na última década, se fosse possível que os carros reduzissem seu consumo de gasolina na mesma proporção que os computadores melhoraram seu custo e sua eficiência, eles hoje estariam percorrendo 85 mil quilômetros com um litro de combustível.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Matemática


O século 20 não teria sido o mais revolucionário da história da ciência sem os extraordinários desenvolvimentos obtidos na matemática. 

Os computadores não teriam existido sem a lógica binária, a teoria dos grupos e o conceito matemático de informação. A comunicação móvel é função do estudo estatístico de sinais e dos algoritmos de digitalização e compressão de dados.

A matemática é um saber fundamental na estrutura do raciocínio, um jogo e uma arte. Para decifrar o mundo temos de saber raciocinar. Muitos enigmas famosos mostram o envolvimento do raciocínio matemático no mundo que nos rodeia. Vários fatos da vida comum têm razões do domínio matemático.

A matemática faz parte do nosso quotidiano. As rotinas da vida corrente desenrolam-se num cenário matematizado. Utilizamos matemática quando gerimos as finanças domésticas, construímos as nossas casas, seguramos os nossos carros e haveres, viajamos de avião e muitas outras ocasiões.

A introdução de jogos e quebra-cabeças matemáticos nas aulas é a possibilidade de diminuir bloqueios apresentados por muitos alunos que temem a matemática e sentem-se incapacitados para aprendê-la.

Para aprender bem matemática em qualquer nível, é preciso entender as questões relevantes antes que as respostas façam sentido. Entender uma questão, muitas vezes, depende de saber a história da ideia. De onde veio? Porque é ou era importante? Quem queria a resposta e por que a queria? 

Para ensinar matemática em qualquer nível é necessário ajudar os estudantes a entenderem as questões e formas de pensamento que ligam os detalhes. A atenção dada a tais questões é o que marca os melhores currículos.

Muitos estudantes, especialmente nas primeiras séries, têm uma curiosidade natural sobre de onde vieram as coisas. Com a ajuda de um professor, essa curiosidade pode levá-los a entender processos matemáticos que eles precisam conhecer.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Trabalho


Seu trabalho vai preencher uma grande parte da sua vida.

A única maneira de se sentir verdadeiramente satisfeito é fazer aquilo em que você acredita se transformar em um grande trabalho.

E a única forma de fazer um grande trabalho é gostar do que você faz.

Você tem de encontrar o que gosta. Se você ainda não encontrou isso, continue procurando. Não desista.

Todos nós temos um único propósito. Algumas pessoas identificam esse propósito ainda muito jovens. Outras nunca conseguem identificá-lo, pois se concentram em tentar se equiparar a seus concorrentes.

As pessoas realmente bem sucedidas na vida são inspiradas por valores básicos e propósitos, que vão mais além do simples fato de ganhar dinheiro.

Para ter sucesso, siga seu propósito essencial. Seu coração sabe onde deve estar. Isso é paixão.

Algumas pessoas se sentem constrangidas por expressar a emoção que sentem em relação a seus sonhos, mas são a paixão e a emoção que atrairão e motivarão os outros.

Obviamente é ótimo trabalhar em um ambiente estável e de alguma presivisibilidade, mas diante do imprevisto é fundamental não entrar em pânico. A evolução, a partir de um ponto negativo, depende de boas estratégias e agir para dar a melhor resposta possível.

Numa fase de recessão, não podemos ficar paralisados diante de situações que exigem reação rápida e respostas dramáticas. A incerteza é estressante, mas não pode ser paralisante.

É preciso encarar os fatos, as dificuldades, sem rodeios. Ao mesmo tempo, é preciso ter fé absoluta, férrea, de que os obstáculos serão superados.

É o tipo de fé que Winston Churchill tinha em 1940, quando o mundo estava desabando ao seu redor e a Inglaterra estava só. Para quem perguntasse se a Inglaterra tinha chance de sobreviver, Churchill dizia que a pergunta estava errada, porque a Inglaterra não estava tentando sobreviver. Estava tentando prevalecer.

Os bons líderes não aparecem quando está tudo bem e sim quando há grandes dificuldades.