Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


sábado, 12 de janeiro de 2013

Qualificação do trabalhador


Nas análises sobre a qualificação do trabalhador, questionam-se as competências pertinentes a um profissional para que este possa conseguir um emprego ou manter-se empregado.

No passado, considerava-se alfabetizada a pessoa que sabia ler e escrever seu nome. Em tempos mais recentes, em função das novas tecnologias e métodos de produção, só é alfabetizado o trabalhador que sabe ler e entender o manual de instruções da máquina com o qual trabalha.

Para acompanhar as novas tecnologias e métodos de produção, assim como para entendê-los e adaptá-los às condições de cada empresa, os trabalhadores precisam ser bem preparados.

O processo de trabalho atual exige um novo perfil e um novo conceito de qualificação, que vai além do simples domínio de habilidades motoras e disposição para cumprir ordens, incluindo também ampla formação geral e sólida base tecnológica. Não basta mais que o trabalhador saiba “fazer”; é preciso também saber “conhecer” e acima de tudo “saber aprender”.

O novo perfil valoriza traços como participação, iniciativa, raciocínio lógico e discernimento. Da perspectiva da empresa, não basta mais contar com o típico “operário-padrão”, pronto a “vestir sua camisa” e suar por ela. É preciso, antes de tudo, garantir o trabalhador “competente” capaz de “pensar como a empresa”.

Como contrapartida, as empresas dão mostras de assumir responsabilidade crescente no processo de qualificação, abrindo novo espaço para obtenção de melhorias concretas em condições de trabalho.

Um comentário:

  1. sábias palavras professor, levando em conta que a competição do mercado de trabalho, visa procurar sempre os mais preparados e capacitados de saber de e de querer aprender , a meu ver, devemos estar com a mente sempre aberta a expor novas ideias e adquirir novos conhecimentos, pois o conhecimento em amplos assuntos sempre nos ajudará de alguma forma em determinadas atividades que iremos exercer ao decorrer da carreira ou simplesmente da vida .

    Matheus Felipe Gonçalves.

    ResponderExcluir