Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


quinta-feira, 4 de abril de 2013

O ensino na Era do Conhecimento


O aprendizado e o ensino são mais profundamente afetados pela disponibilidade de informações do que qualquer outra área da vida humana. Há grande necessidade de uma nova aceitação, de novos métodos e novos instrumentos de ensino, a mais antiga e reacionária arte humana.

As coisas mais importantes a aprender não são habilidades específicas, mas uma habilidade universal – a de usar o conhecimento e sua aquisição sistemática como fundamento do desempenho, habilidade e realização.

Não tem sentido ensinar ao jovem tudo aquilo de que ele terá necessidade, pois ele ainda não sabe de que conhecimentos necessitará daqui a dez ou quinze anos. O que se sabe cada vez mais é que precisará de conhecimentos que ainda não existem.

O próprio fato de estarmos usando conhecimento, e não experiência, faz da mudança algo inevitável. Isso porque o conhecimento, por definição, inova, busca, indaga e se modifica. Quando o conhecimento é aplicado ao trabalho faz-se necessária a educação contínua, o retorno frequente do adulto experiente e realizado ao aprendizado formal.

Quanto mais as pessoas sabem, com maior frequência regressam à escola durante toda a sua vida útil. Mas também, quanto mais sabem, mais se conscientizam de sua ignorância e da nova capacidade de desempenho, dos novos conhecimentos e da necessidade de atualizar seus conhecimentos constantemente.

A continuação da educação não precisa ser uma educação em assuntos especializados que só serão úteis para o profissional que tenha progredido muito.

Os assuntos mais gerais – talvez a filosofia, ou a história – também fazem mais sentido como educação para o adulto experimentado. As especializações são o que os jovens aprendem melhor, e aquilo de que mais necessitam.

3 comentários:

  1. Quando um jovem decide seguir uma carreira, ele ja deve ter em mente que sera presiso estudar tudo sobre essa carreira.A tecnologia não para de inovar, os métos de trabalho mudam ano pós ano, as ferramentas de trabalho evoluen com o passar dos dias, é por isso que as pessoas devem buscar cada vez mais o aprendizado,devem ter a mente aberta para o crecimento tecnológico. Por isso os métodos de aprendizado devem evoluir também, devem preparar os jovens paras as mudanças que irão acontecer com o tempo.
    Fabio Neu (CETEM etapa 1)

    ResponderExcluir
  2. Quando somos jovens nunca sabemos certo o que queremos de nossas vidas qual carreira seguir mais com o tempo vamos conhecendo um pouco de cada coisa assim vemos aonde nos encaixemos .e a tecnologia não para de evoluir cada dia nos experiencias são descobertas novos programas criados e assim vai ninguem pode dizer q sabe tudo pois cada dia novas coisa aparecem assim nunca podemos para de aprender mais tudo tem seu tempo.
    Carla Somavilla (CETEM etapa I)

    ResponderExcluir