Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


quarta-feira, 22 de maio de 2013

O profissional qualificado


No mundo competitivo em que estamos vivendo, a capacidade de aprendizagem tem se apresentado como forte diferencial para algumas empresas. É a capacidade que a pessoa tem de aprender com facilidade e de colocar em prática o conhecimento adquirido.

Paralelamente às mudanças no mundo do trabalho, constata-se a ascensão de dois mercados de trabalho distintos:
1. Mercado de trabalho formal, que se caracteriza pela organização de seus métodos de recrutamento e seleção, onde um candidato a uma vaga de emprego necessita possuir as competências necessárias para ocupar uma determinada vaga. 
2. Mercado de trabalho tradicional, onde as contratações são feitas com bases subjetivas, sejam elas pela aparência do candidato ou indicação de alguém. A competição neste mercado é mais baixa, sendo a alternativa para profissionais que não obtiveram sucesso no mercado de trabalho competitivo.

O profissional qualificado deve ter um conhecimento profundo sobre seu segmento de atuação, mas também deve ser generalista, tendo uma visão total da empresa e ainda manter a sua especialização no mercado de trabalho.

É necessário ter bons conhecimentos sobre o mercado de trabalho, estar alinhado com sua globalização, atualizar-se constantemente sobre os processos e tecnologias necessários para a modernização organizacional, manter-se em contato constante com outros profissionais e fazer uma boa rede de relacionamento.

Alguns cargos exigem habilidades comportamentais mais do que as competências técnicas. Nestes casos, a competência demanda características comportamentais essenciais como saber ouvir, saber liderar, trabalhar em equipe, motivar, influenciar e desenvolver pessoas, posicionar-se com firmeza e embasamento, expressar-se e comunicar-se bem e em público, possuir facilidade para promover mudanças e ser flexível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário