No mundo competitivo em que estamos vivendo, a
capacidade de aprendizagem tem se apresentado como forte diferencial para
algumas empresas. É a capacidade que a pessoa tem de aprender com facilidade e
de colocar em prática o conhecimento adquirido.
Paralelamente às mudanças no mundo do trabalho,
constata-se a ascensão de dois mercados de trabalho distintos:
1.
Mercado de trabalho formal, que se caracteriza pela organização de seus
métodos de recrutamento e seleção, onde um candidato a uma vaga de emprego
necessita possuir as competências necessárias para ocupar uma determinada
vaga.
2.
Mercado de trabalho tradicional, onde as contratações são feitas com
bases subjetivas, sejam elas pela aparência do candidato ou indicação de alguém.
A competição neste mercado é mais baixa, sendo a alternativa para profissionais
que não obtiveram sucesso no mercado de trabalho competitivo.
O profissional qualificado deve ter um conhecimento
profundo sobre seu segmento de atuação, mas também deve ser generalista, tendo
uma visão total da empresa e ainda manter a sua especialização no mercado de
trabalho.
É necessário ter bons conhecimentos sobre o mercado
de trabalho, estar alinhado com sua globalização, atualizar-se constantemente
sobre os processos e tecnologias necessários para a modernização
organizacional, manter-se em contato constante com outros profissionais e fazer
uma boa rede de relacionamento.
Alguns cargos exigem habilidades comportamentais
mais do que as competências técnicas. Nestes casos, a competência demanda
características comportamentais essenciais como saber ouvir, saber liderar,
trabalhar em equipe, motivar, influenciar e desenvolver pessoas, posicionar-se
com firmeza e embasamento, expressar-se e comunicar-se bem e em público, possuir
facilidade para promover mudanças e ser flexível.
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