Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Técnico em Eletromecânica


O Técnico em Eletromecânica, ao término do curso, deverá apresentar competências gerais, apoiadas em bases científicas e tecnológicas e em atributos humanos, tais como criatividade, autonomia intelectual, pensamento crítico, capacidade de monitorar desempenhos e estar capacitado a interpretar e elaborar projetos elétricos e mecânicos de controle, de instalação ou de manutenção de máquinas, equipamentos e instrumentos; organizar e programar o processo de manutenção elétrica e mecânica; aplicar métodos de segurança no trabalho e de melhorias da qualidade do produto; projetar ou colaborar na melhoria dos sistemas de produção, instalação e manutenção.

Algumas atividades que o Técnico em Eletromecânica desempenha

¨      Colabora na elaboração e interpreta projetos elétricos e mecânicos.
¨      Organiza a produção elétrica e mecânica e controla as manutenções preditivas,   
        preventivas e corretivas.
¨      Desenvolve treinamentos técnicos e programas de qualidade para a otimização  
        de produto.
¨      Analisa produtos, elabora requisição, pareceres e relatórios de sua competência.
¨      Programa, orienta e executa a manutenção de máquinas e equipamentos  
        mecanizados.
¨      Dissemina informações relativas a novas tecnologias.
¨      Gerenciamento de pessoal da área de Eletromecânica.
¨      Diligencia e aplica métodos de segurança no trabalho, entre outras.
¨      Avalia projetos, esquemas e instruções; especifica componentes e materiais; 
       elabora desenhos e diagramas; define os processos de fabricação e de 
       montagem de componentes.

Disciplinas do curso

Desenho Técnico, Administração Industrial, Metrologia, Materiais e Ensaios, Tecnologia Mecânica, Processos de Fabricação, Redação Técnica, Elementos de Máquinas, Resistência dos Materiais, Eletrotécnica, Eletrônica, Informática, Instalações e Máquinas Elétricas, Pneumática e Hidráulica, Projetos, Controlador Lógico Programável, Manutenção Eletromecânica.

Que tipo de atividades irá desempenhar

Atuam como assistentes no desenvolvimento de projetos de máquinas, equipamentos e instalações em indústrias de fabricação de máquinas e equipamentos, aparelhos e materiais elétricos, fabricação e montagem de veículos, indústrias de processos contínuos, de distribuição de eletricidade, água e gás, entre outras. O trabalho realizado pelo técnico em eletromecânica inclui diversas atividades relativas à produção e montagem de máquinas e equipamentos, desde a elaboração do projeto até a inspeção e o teste do produto final. Ele avalia projetos, esquemas e instruções; especifica componentes e materiais; elabora desenhos e diagramas; define os processos de fabricação e de montagem de componentes. Além disso, constrói e testa protótipos, e coordena a fabricação de peças e componentes por usinagem, conferindo dimensões e acabamento.

O que as empresas esperam do profissional

¨      Que busque o aperfeiçoamento profissional e mantenha-se atualizado tecnologicamente, pois, para se destacar na carreira e apresentar um bom rendimento nas atividades executadas, é necessário mostrar-se interessado pelo que faz e estar sempre se atualizando sobre novas técnicas para a melhoria de qualidade e o aumento da produtividade.
¨      Que tenha espírito de liderança e saiba relacionar-se com superiores e subordinados, apresentar soluções para os desafios enfrentados no dia-a-dia de trabalho, além de demonstrar segurança e flexibilidade na tomada de decisões.
¨      Que saiba trabalhar em equipe, pois será necessário interagir com outras pessoas, saber ouvi-las e estar preparado para receber sugestões e críticas.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Teoria dos jogos


A Teoria dos Jogos é uma análise de como as pessoas se comportam em situações em que as ações de um participante afetam as ações dos outros.

Ela utiliza as ferramentas da análise econômica para qualquer situação em que as pessoas têm de coordenar suas ações com as de outras pessoas, seja na família, no ambiente de trabalho, no convívio social ou mesmo entre países.

Um pressuposto importante na Teoria dos Jogos é que as pessoas tomam suas decisões racionalmente, ou seja, suas preferências estão claramente ordenadas. O segundo pressuposto essencial é que uma pessoa deve levar em consideração a reação das outras.

A teoria dos jogos é aplicada apenas ao tipo de conflitos que envolvam disputa de interesse entre dois ou mais parceiros, na qual cada um, em determinado momento, pode ter uma variedade de ações possíveis.

Contudo, pelas regras do jogo, o número de estratégia disponível é finito e cada estratégia descreve o que será feito em qualquer situação. Conhecidas as estratégias possíveis dos jogadores, podem-se estimar todos os resultados possíveis.

A Teoria dos Jogos considera que o real problema das apostas não está em termos um bom ou mau histórico de acertos. O problema real está em sermos ruins em saber quando uma decisão pode ser baseada em uma aposta.

sábado, 9 de fevereiro de 2013

A sociedade do conhecimento


Uma sociedade moderna precisa tanto daquele que cria conhecimento novo, quanto do “prático”, que possa transformar esse novo conhecimento em ação rotineira.

Na organização administrativa, os dirigentes têm a função de julgar; na organização inovadora, é sua função estimular idéias. A atitude inovadora requer disposição por parte dos dirigentes para ouvir, estimular e se lançarem ao trabalho de transformar.

Uma das principais coisas a serem evitadas pela organização inovadora é perseguir metas insignificantes. Dá tanto trabalho e requer tanta capacidade criadora fazer um pouco melhor o que já fazemos, quanto fazer algo totalmente diferente.

A sociedade  do  conhecimento  exige  uma  base  de  conhecimento  que incentive todos a se tornarem instruídos. Esta base de conhecimento tem de ser capaz de aceitar o novo e o diferente, de ser receptiva à inovação.

É muito importante que as pessoas de conhecimento, as instruídas, sejam responsáveis pelo conteúdo, padrão, qualidade e desempenho da educação. Também é importante que o estudante pergunte primeiro: “O que devo à sociedade?”, para depois perguntar: “O que a sociedade me deve?”.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

O conceito de eficiência


Eficiência significa a correta utilização dos recursos (meios de produção) disponíveis. Pode ser definida pela equação E = P/R, em que P são os produtos resultantes e R os recursos utilizados.

A organização racional do trabalho busca os métodos de trabalho para estabelecer os padrões de desempenho das tarefas. Uma vez estabelecido os padrões de desempenho, a eficiência do trabalhador passou a ser a relação entre o desempenho real e o desempenho previamente estabelecido.

A eficiência está voltada para a melhor maneira pela qual as coisas devem ser feitas ou executadas (métodos de trabalho), a fim de que os recursos (pessoas, máquinas, matérias-primas etc.) sejam aplicados de forma mais racional possível.

A eficiência tem por objetivo os meios e os métodos, que precisam ser planejados para assegurar a otimização de recursos disponíveis. Eficiência é a relação entre o que é obtido e o que pode ser obtido.

A consequência direta da eficiência é a produtividade. A produtividade pode ser definida como a produção por unidade de tempo. Quanto maior a eficiência, maior a produtividade.

Não confunda eficiência e eficácia. Eficiência significa fazer bem e corretamente as coisas. O trabalho eficiente é um trabalho bem executado.

Eficácia significa atingir objetivos e resultados. Um trabalho eficaz é o que resulta proveitoso e bem-sucedido.