Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


sábado, 26 de outubro de 2013

O grande problema da humanidade



Os momentos mais terríveis na história da humanidade são causados por cinco fatores: migração, doença, fome, falência do Estado e mudança climática.

Em princípio, todos são perigosos. Entretanto, o fato de aparecerem juntos é o que os torna letal.

Há períodos históricos em que um ou outro surgiu, com efeitos desastrosos, mas sem provocar um colapso. Nos colapsos, eles estão juntos.

É o caso da queda do império romano, da civilização egípcia, da dizimação dos nativos das Américas com a colonização europeia. Mas, em geral, um dos fatores deflagra o processo.

Se houver um colapso no século XXI é bem provável que ele comece com a mudança climática.

O aquecimento global em si não é um desafio insuperável. Podemos nos adaptar ao pior cenário, que prevê elevação de 5 graus até o final do século. É um desafio enorme, mas não extinguirá a humanidade do planeta.

O colapso virá se o aquecimento global abrir a porta para os demais fatores.

sábado, 19 de outubro de 2013

Apresentações multimídia



Os aplicativos de apresentação visual, como os conhecidos PowerPoint e Slidewire, permitem a projeção ampliada do que antes era escrito e desenhado.

É uma tecnologia que representa uma excelente ferramenta para aulas, trabalhos e palestras. É o predomínio das cores, imagens, animações e sons. Fim das falhas de memória.

Entretanto, cuidados são necessários para evitar apresentações ruins e chatas, que desmotivam a plateia. Os erros se repetem, começando com o congestionamento visual. Cores, sons e animações demais, acordes dramáticos, desenhos de mau gosto, caracteres tipográficos gritantes e conflitantes.

Firula em excesso tem efeito negativo na percepção das pessoas. Depois vem o excesso de informações e de slides, sobrecarregados com textos. E há o agravante do texto lido. Como lemos cinco vezes mais rápidos do que o apresentador fala, passamos à sua frente: já lemos o texto e não escutamos mais o que ele diz.

Há uma regra clássica para configurar uma apresentação: se alguém que não assistiu recebe s slides e entende o conteúdo apresentado, está com excesso de informações.

Se for para ler todo o texto no slide, para que serve o apresentador? O texto dos slides deve ser apenas um recurso para fixar os conceitos mencionados e para criar uma estrutura das principais ideias.

A apresentação precisa ter simplicidade visual. Se a figura não for interessante, não coloque. Os slides não substituem nem o apresentador nem as leituras adicionais para aqueles que desejam maior profundidade no tema.

Nosso cérebro tem um hemisfério esquerdo, que cuida da razão, e um direito, encarregado das emoções. Uma boa apresentação ativa na plateia os dois hemisférios. Se a apresentação eletrônica tentar explicar, vai competir com as palavras do apresentador.

Portanto, a missão deve ser infiltrar sentimentos. Daí a importância da escolha das imagens para realçar, com poucas palavras, as principais ideias. Não podemos perder o extraordinário recurso que é o aplicativo de apresentação eletrônica.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

O profissional qualificado



No mundo competitivo em que estamos vivendo, a capacidade de aprendizagem tem se apresentado como forte diferencial para algumas empresas. É a capacidade que a pessoa tem de aprender com facilidade e de colocar em prática o conhecimento adquirido.

Paralelamente às mudanças no mundo do trabalho, constata-se a ascensão de dois mercados de trabalho distintos:
1.     Mercado de trabalho formal, que se caracteriza pela organização de seus métodos de recrutamento e seleção, onde um candidato a uma vaga de emprego necessita possuir as competências necessárias para ocupar uma determinada vaga. 
2.     Mercado de trabalho tradicional, onde as contratações são feitas com bases subjetivas, sejam elas pela aparência do candidato ou indicação de alguém. A competição neste mercado é mais baixa, sendo a alternativa para profissionais que não obtiveram sucesso no mercado de trabalho competitivo.

O profissional qualificado deve ter um conhecimento profundo sobre seu segmento de atuação, mas também deve ser generalista, tendo uma visão total da empresa e ainda manter a sua especialização no mercado de trabalho.

É necessário ter bons conhecimentos sobre o mercado de trabalho, estar alinhado com sua globalização, atualizar-se constantemente sobre os processos e tecnologias necessários para a modernização organizacional, manter-se em contato constante com outros profissionais e fazer uma boa rede de relacionamento.

Alguns cargos exigem habilidades comportamentais mais do que as competências técnicas. Nestes casos, a competência demanda características comportamentais essenciais como saber ouvir, saber liderar, trabalhar em equipe, motivar, influenciar e desenvolver pessoas, posicionar-se com firmeza e embasamento, expressar-se e comunicar-se bem e em público, possuir facilidade para promover mudanças e ser flexível.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Novas profissões



Uma das áreas da Engenharia citada como profissão do futuro é a Engenharia de Energias. O engenheiro de energia está apto para desenvolver sistemas eficazes de geração de energia, que aliam crescimento econômico e desenvolvimento sustentável.O profissional estará preparado para lidar com todas as formas de energias, sejam elas renováveis, como a hídrica, eólica e a solar, ou não renováveis, no caso do petróleo, carvão e nuclear.   

O engenheiro de energia planeja todas as etapas de utilização da energia, desde o desenvolvimento do melhor sistema até a distribuição. Outras novas profissões demandadas pelas inovações tecnológicas são: Gestor de Resíduos, Engenharia de Aquicultura e Economia Agroindustrial.

O gestor de resíduos (ou lixólogo) é especialista em criar soluções para o gerenciamento de todos os tipos de detritos (sólidos, líquidos ou gasosos), desde aqueles gerados em casa aos produzidos em hospitais e indústrias. Ele dará uma nova funcionalidade ao lixo, focando na produção de fontes energéticas alternativas, convertendo o lixo em gás e energias limpas.

É motivo de preocupação o aumento da quantidade de lixo produzido e o seu destino. O volume e a diversidade de resíduos originados e a escassez de áreas para acondicioná-los implicaram na poluição do solo, das águas e pioraram as condições de saúde das pessoas.

O profissional em engenharia de aquicultura lida com a produção, engorda, processamento e a distribuição do produto final para o consumidor. Esse produto pode advir de peixes, rãs, ostras, mexilhão, crustáceos, ou de cultivo de peixes ornamentais.

O engenheiro poderá projetar fazendas aquáticas e desenvolver técnicas para o aumento da produção de organismos de água doce ou salgada com alta qualidade nutricional.

O agronegócio hoje representa 30% do produto interno bruto (PIB) do Brasil e vem se tornando um campo seguro para investimentos. Esta área tem contratado cada vez mais profissionais para preencher o mercado de trabalho.

O economista agroindustrial está apto a construir, ampliar e preservar o patrimônio de pessoas, empresas e governos. A ênfase do curso é oagrobusiness, o negócio mais lucrativo do Brasil. A graduação oferece uma formação em teoria econômica, métodos quantitativos e computacionais, princípios de desenvolvimento sustentável, planejamento estratégico e gestão de recursos naturais.