Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Todas as coisas são feitas de átomos



Eles estão por toda a parte e constituem tudo o que existe. Olhe à sua volta. Tudo são átomos. Não apenas os objetos sólidos, mas a água e o ar.

A estrutura funcional básica dos átomos é a molécula. Uma molécula é constituída simplesmente por dois ou mais átomos num arranjo mais ou menos estável: junte dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio e você obtém uma molécula de água.

No nível do mar, a uma temperatura de zero grau centígrado, um centímetro cúbico de ar (um espaço do tamanho de um pequeno dado) conterá 45 bilhões de moléculas. Pense em quantos átomos seriam necessários para construir um universo.

Os átomos duram praticamente para sempre. Ninguém sabe ao certo por quanto tempo um átomo consegue sobreviver. Além disso, os átomos são minúsculos: meio milhão deles, um ao lado do outro, poderiam se esconder atrás de um cabelo humano.

Se você quisesse ver a olho nu um micro-organismo de dois mícrons nadando em uma gota de água, teria de ampliar a gota de água até doze metros de diâmetro. No entanto, se você quisesse ver os átomos na mesma gota, teria de ampliá-la até 24 quilômetros de diâmetro.

Cada átomo compõe-se de três tipos de partículas elementares: prótons, que têm uma carga elétrica positiva; elétrons, que têm uma carga elétrica negativa; e nêutrons, que não possuem carga.

Prótons e nêutrons estão agrupados no núcleo, enquanto os elétrons giram ao redor deles exteriormente. O núcleo de um átomo é minúsculo, mas fantasticamente denso, já que contém praticamente toda a massa dele.

Se um átomo fosse expandido até o tamanho da barragem Maia Filho, o núcleo teria o tamanho de uma mosca – mas uma mosca milhares de vezes mais pesada que toda a estrutura da barragem. Estranho e fantástico é o átomo.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Aproveite o seu dia


O mundo está muito rápido, com tudo ocorrendo mais perto de nós. As coisas chegam quase que instantaneamente. Vão embora também instantaneamente. Não importa onde aconteçam. A sensação é que por mais que façamos fica sempre faltando algo por fazer.

É intrigante a relação entre o estresse provocado pela massa de novos conhecimentos colocados à nossa disposição e o desânimo que por vezes nos faz “empurrar com a barriga” o que se apresenta, ali na nossa frente, grande ou novo demais.

Postergar a realização de algo que pode ser feito naquele momento é acrescentar mais para se realizar no dia seguinte.

O mundo vive em constante e rápida transformação. Alguém que costume protelar e transferir, deixando para depois seus compromissos e obrigações, tem que enxergar o presente como algo que será diferente amanhã.

Quando assumimos a postura positiva de realizar o que precisa ser realizado, estamos agregando valor ao nosso dia, à saúde e à vida. Fazer é, antes de qualquer coisa, uma atitude de realização.

E a atitude de adiar para o dia seguinte o que pode e deve ser realizado  hoje, com a expectativa de que o amanhã se apresentará melhor, normalmente se revela uma perda de tempo, dinheiro e saúde.

Além disso, aprimore sempre o modo de fazer, pois logo estará velho e ultrapassado.

sábado, 7 de dezembro de 2013

A resiliência em nossa vida



Empatia, tenacidade, mas também flexibilidade mental e otimismo. Estas são as principais características associadas à resiliência. O termo derivado do latim resilientia significa “voltar ao normal”.

No campo do comportamento humano ele remete à capacidade de superar adversidades, transformando experiências negativas em aprendizado.

Ser resiliente é ter capacidade de enfrentar crises, perdas, rupturas, transformações e desafios, elaborando as situações e recuperando-se.

A resiliência depende basicamente de dois fatores:
  • Capacidade de regular as emoções em situações difíceis, mantendo a serenidade;
  • Encarar o mundo de forma positiva, considerando as dificuldades como temporárias.
Os dois podem ser aprendidos e desenvolvidos.

O resiliente pensa a vida sob a ótica de esperança: foco no futuro e a fé de que sempre haverá uma saída, são alguns referenciais.

Resiliência e resistência são características diferentes. Uma pessoa resistente consegue suportar pressões. Uma pessoa resiliente, além de suportar a pressão, aprende com as dificuldades e os desafios, usando sua flexibilidade para se adaptar e sua criatividade para encontrar soluções alternativas.

No mercado de trabalho as empresas buscam funcionários resilientes, isto é, que suportem bem a pressão, que sejam flexíveis e usem a criatividade para resolver problemas.

A resiliência é o resultado de fatores internos (estruturação psíquica) e externos (circunstâncias sociais, econômicas, ambientais) e o produto disso é a criação de um sentido para a própria vida por meio do estabelecimento de objetivos e projetos na vida de uma pessoa.