Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Tendências tecnológicas



A tecnologia da informação (TI) está crescendo exponencialmente, mas nossa intuição sobre o futuro continua linear. As pessoas acreditam que as coisas vão evoluir na sequência normal: 1, 2, 3, 4, 5...

A realidade da TI, como em tudo o que diz respeito aos computadores e, mais recentemente, à biotecnologia, é exponencial: 1, 2, 4, 8, 16 e assim por diante. Trinta passos depois, essa conta já está em 1 bilhão.

É questão de probabilidade e não simples especulação sobre o futuro: pelo ano 2030, teremos um hardware poderoso o suficiente para simular o cérebro humano; por volta de 2045, a parcela não biológica da inteligência de nossa civilização se expandirá também, superando nossa inteligência biológica, que é muito impressionante, mas é fixa.

Difícil de acreditar? Já há pessoas com computadores no corpo, e no cérebro – existem pâncreas artificiais informatizados, por exemplo, que se comportam como o órgão real.

Um dia poderemos nos sentar na frente de um computador com um modelo real que simule a biologia humana e pensar em intervenções da mesma forma que se projeta uma nova aeronave.

No setor de Energia, a tecnologia que está em crescimento exponencial é a da energia solar. Ela tem dobrado de tamanho cada dois anos. Falta duplicar apenas oito vezes para alcançar 100% das necessidades energéticas do mundo.

Na indústria automobilística, os carros elétricos serão a onda do futuro, especialmente a partir do momento em que se encontrarem formas baratas de produção de eletricidade, como o uso de nanotecnologia em dispositivos de armazenamento de energia mais potentes e leves.

Pequenos grupos empreendedores têm desenvolvido as novas tecnologias do futuro. Mas as inovações também podem surgir em grandes empresas, se criarem esse tipo de ambiente empreendedor.  

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Buscando o objetivo errado



Tanta gente anda de um lado para outro levando vidas sem sentido. Parecem semiadormecidas, mesmo quando ocupadas em coisas que julgam importantes.

Isso acontece porque estão correndo atrás do objetivo errado. Só podemos dar sentido à vida dedicando-nos a nossos semelhantes e à comunidade. E nos empenhando na criação de alguma coisa que tenha alcance e sentido.

Podemos começar a ser úteis, produtivos e compassivos dentro de nosso círculo de família, trabalho e comunidade.

O ideal não seria criar nossos filhos para milionários ou meninas para modelos de beleza e sensualidade, mas para ser pessoas decentes, que acreditam em algum tipo de felicidade tranquila.

Pessoas que vão construir sua vida, produzir no seu trabalho, conviver bem com sua família, enfim, ser transformadores do mundo. Dessa maneira mínima, mas essencial.

A vida é um grande jogo onde se tem jogadores, observadores e ambiciosos. Os jogadores são aqueles que buscam alcançar suas metas e buscam entender cada passo do jogo.

Os observadores são aqueles que analisam o jogo para saber qual a hora certa para jogar e os ambiciosos são aquele que querem lucrar sem ao menos saberem o que estão fazendo. Os ambiciosos querem ser apenas mais um.

A felicidade é aquele estado de consciência que procede da realização de nossos valores. Ayn Rand (filósofa)


sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Guia para aplicação da nova Lei Florestal em propriedades rurais



O principal objetivo do "Guia para a aplicação da nova lei florestal em propriedades rurais" é colaborar para um melhor entendimento sobre a lei por parte das pessoas, bem como para sua efetiva implementação no campo.



A publicação traz definições para aplicação da Lei, capítulos específicos sobre áreas de preservação permanente, reserva legal, regularização de imóveis rurais, cadastro ambiental rural e sobre a novidade do Código, os instrumentos econômicos para auxiliar a conservação em terras privadas, além de casos práticos.


O trabalho é rico em recursos gráficos, como ilustrações, diagramas e fotografias que ajudam a explicar cada tema abordado. Traz ainda "caixas" com explicações adicionais de conceitos tratados, além da indicação de links para aprofundamento das informações técnicas, leis complementares, informações sobre agências ambientais, e casos práticos e reais da implantação da Lei em propriedades rurais. 


O "Guia para aplicação da nova lei florestal em propriedades rurais" pode ser baixado livremente na página eletrônica do IMAFLORA, no link abaixo. Este endereço pode também ser copiado e colado diretamente no browse do seu navegador.

http://www.imaflora.org/downloads/biblioteca/52d7c3a819c3e_Guia_Aplicao_Nova_Lei_Florestal.pdf




O arquivo tem 7 Mb, mas posso enviá-lo por e-mail: Faça um comentário nesta postagem indicando o e-mail para envio.