Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


sexta-feira, 25 de julho de 2014

As novas tecnologias e o trabalho



As inovações tecnológicas estão mudando a forma de trabalharmos. Muitos ficarão preocupados com o impacto que a inovação pode causar nos empregos. O desemprego já está alto, e existe sempre um medo de que a inovação acabe com postos de trabalho.

Mas vou enfatizar duas coisas aqui. Primeiro, nós já sobrevivemos à mecanização da agricultura e à automatização da indústria. Os postos de trabalho aumentaram porque a inovação tem a ver, fundamentalmente, com crescimento. Ela torna os produtos mais acessíveis. Ela gera novos empregos.

Em segundo lugar, uma nova geração de mecanismos industriais portáteis e intuitivos tornará a vida mais fácil para trabalhadores de todos os níveis. Novos empregos de alta qualificação surgirão para reorganizar a empresa e para o máximo aproveitamento da tecnologia.

Os pessimistas argumentam que a inovação de hoje se trata de mídias sociais e jogos bobos e, nem de perto, têm o poder transformador que a Revolução Industrial teve. Alguns dizem que todas as inovações que intensificam o crescimento já foram criadas. Entretanto, essa revolução tecnológica é tão inspiradora e transformadora quanto qualquer coisa que já vimos.

A criatividade e a inovação humanas sempre nos impulsionaram. Elas criaram empregos, elevaram os padrões de vida e tornaram nossas vidas mais saudáveis e mais gratificantes. E a nova onda de inovação que está começando a passar pela indústria não é diferente. Aumentar a renda média do trabalhador, impulsionando o crescimento e aumentando o PIB dos países.

Estamos apenas no início dessa transformação, e haverá barreiras a quebrar, obstáculos a superar. Precisaremos investir em novas tecnologias. Precisaremos adaptar as organizações e as práticas gerenciais. Precisaremos de segurança cibernética, que proteja informações confidenciais e a propriedade intelectual e que salvaguarde infraestruturas cruciais dos ataques cibernéticos.

O sistema educacional precisará evoluir para garantir que os estudantes estejam equipados com as habilidades certas. Os desafios econômicos à nossa frente são difíceis, mas a perspectiva é otimista para àqueles que souberem enfrentá-los.

sábado, 19 de julho de 2014

O futuro está chegando



Ao longo dos últimos 200 anos, o mundo vivenciou duas grandes ondas de inovação. Primeiro, a Revolução Industrial nos trouxe máquinas e fábricas, ferrovias, eletricidade, viagens aéreas e nossas vidas mudaram radicalmente. Depois, a revolução da Internet nos trouxe o poder da computação, redes de dados, acesso sem precedente a informação e comunicação e nossas vidas nunca mais foram as mesmas.

Agora, estamos vivenciando outra mudança: a Internet industrial. Ela reúne máquinas inteligentes, poder de análise e a criatividade das pessoas no trabalho. É a junção entre mentes e máquinas. E nossas vidas jamais serão as mesmas.

Na área tecnológica, percebem-se importantes transformações nos setores industriais que têm enorme participação em nossa economia e em nossas vidas: energia, aviação, transporte, saúde. Para os economistas é uma transformação tão poderosa quanto a Revolução Industrial.

Máquinas industriais estão sendo equipadas com um número cada vez maior de sensores eletrônicos que permitem que elas enxerguem, ouçam, sintam como jamais antes, gerando enormes quantidades de dados.

Esses dados são examinados, fornecendo informações que nos permitem operar as máquinas de maneiras totalmente novas, de forma muito mais eficiente. E não apenas máquinas individuais, mas frotas de veículos de transporte, redes de energia elétrica, hospitais e serviços públicos. Trata-se de otimização de recursos e de sistema.

Caminhamos rumo a um mundo onde as máquinas com as quais trabalhamos não são apenas inteligentes, mas são brilhantes. São autoconscientes, preditivas, reativas e sociais. São motores de jatos, locomotivas, turbinas a gás, equipamentos médicos, comunicando-se facilmente, entre si e conosco.

É um mundo onde a própria informação torna-se inteligente e chega até nós automaticamente quando precisamos dela, sem precisarmos procurá-la. Estamos começando a instalar em todo o sistema industrial virtualização embutida, tecnologia de processadores, comunicações avançadas baseadas na nuvem, uma nova estrutura de máquinas definidas por software. Isso tudo permite, de forma remota e automática, monitorar, gerenciar e melhorar recursos industriais.


domingo, 13 de julho de 2014

A competição pelo emprego - conclusão



Existem algumas ações de comportamento que são fundamentais na “batalha” pelo emprego:

  • Não diminua seu próprio valor, comparando-se com outras pessoas.
  • Não fixe seus objetivos com base no que os outros acham importante.
  • Não desista enquanto for capaz de um esforço a mais.
  • Não corra tanto pela vida a ponto de esquecer onde esteve e para onde vai.
  • Não tenha medo de aprender.


Lembre também que muitas regras não são ensinadas na escola, mas que é bom você compreender como grandes verdades da vida: 

Regra 1: A vida não é fácil – acostume-se com isso.



Regra 2: O mundo não está preocupado com a sua autoestima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele antes de sentir-se bem com você mesmo.


Regra 3: Você não ganhará muito dinheiro assim que sair da escola. Não terá qualquer luxo ou mordomia antes que você tenha conseguido comprá-los.



Regra 4: Se você acha seu professor chato, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você.



Regra 5: Trabalhar ou “fazer bicos” para conseguir algum dinheiro não está abaixo da sua posição social. Na vida profissional, isto é chamado de oportunidade. 



Regra 6: Se você fracassar, não é culpa de seus pais, nem do meio em que vive e tampouco da genética. O que forem teus atos, assim será o teu destino. 


Regra 7: Sua escola pode ter eliminado  a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isto não se parece com absolutamente nada na vida real. Se pisar na bola, está despedido. Faça certo da primeira vez.


Regra 8: Televisão não é vida real. Na vida real, as pessoas têm que trabalhar para se sustentar. 

Regra 9: Seja legal com os CDFs (aqueles estudantes que os demais julgam que são uns babacas, também chamados de “nerds”). Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar para um deles.