Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Pensamentos 2014



Liderança é a arte de conseguir que uma pessoa faça o que você quer porque ela deseja fazê-lo.
Dwight Eisenhower (ex-presidente e general dos Estados Unidos)

Uma pessoa pode ter a melhor ideia do mundo – totalmente original e inovadora – mas, se ela não for capaz de convencer as outras pessoas, a ideia não terá nenhuma importância.
Gregory Berns (neurocientista e escritor)

Quando você perceber que para produzir precisa obter a autorização de quem não produz nada. Quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência mais que pelo trabalho e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você. Então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.
Ayn Rand (filósofa russo-americana)

O grande perigo da droga é que ela mata a coisa mais importante que você vai precisar na vida, que é o poder de decidir. A única coisa que você tem na vida é o seu poder de decisão. Realmente a droga é fantástica, você vai gostar. Mas cuidado. Porque você não vai decidir mais nada.
Paulo Coelho (escritor, ex-dependente)

A grande verdade é que escolhemos a pessoa que desejamos ser. Todos os dias decidimos se continuamos do jeito que somos ou mudamos. A grande glória do ser humano é poder participar de sua autocriação.
Adaptado de Allan Kardec pelo autor do blog

Os sentidos humanos limitam a percepção que os humanos têm do mundo à sua volta. Essa limitação faz com que este ser reaja a ideias novas, erguendo barreiras psicológicas que o protejam do choque trazido pela inovação.
Carl Jung (psiquiatra suíço fundador da psicologia analítica)

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Considerações sobre Educação



Todos os temas da vida humana passam pela educação. A ética depende da educação. O fim dos preconceitos também passa pela educação capaz de expor verdades sobre o respeito e a convivência plural. 

As tantas competências exigidas por um mercado cada vez mais competitivo dependem de uma educação de qualidade. O bem escrever, o bem falar, o bem realizar conexões desenvolvendo autonomia e senso crítico também dependem da educação.

Evidentemente, a educação não é um processo que se esgota em sala de aula. É preciso formar a capacidade reflexiva para discernir entre o correto e o errado. Nossa vida é determinada por escolhas. Saber escolher também depende da educação que forja nosso caráter.

A Constituição Federal evidencia o processo educativo: "A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho". A família tem papel essencial assim como a sociedade. 

A educação de qualidade depende de três fatores principais. O primeiro é o professor. Mesmo em tempos de alta tecnologia e de todo o aparato presente na sala de aula ou nos ambientes virtuais, é o professor a alma do processo educativo. E, por isso, a carreira de professor deve ser desejada, valorizada, respeitada.

Precisamos de milhares e milhares de professores para atender à demanda do ensino de qualidade. E isso requer que jovens tenham o desejo de abraçar o magistério como profissão. Se não tivermos um salário digno e um plano de carreira atraente, os jovens não optarão por essa profissão. 

Uma remuneração justa, uma formação continuada que garanta qualidade, atualização, entusiasmo dos que ensinam nas salas de aula presenciais ou à distância compõem o primeiro ponto.

O segundo fator é o currículo inteligente, que forme a pessoa, o cidadão, e que o prepare para o mercado de trabalho. Um currículo inteligente intercala teoria e prática, oferece problemas para desafiar os alunos e propõe inovações.  

O terceiro fator é a participação familiar. Por melhor que seja uma escola, ela não terá o poder de substituir uma família ausente ou uma família que é contra valores. Preconceitos nascem em famílias que se desrespeitam. A escola pode ajudar os pais a refletirem sobre a complexa tarefa de educar.  

Professores, currículo inteligente, participação familiar. Essa é a base da educação que precisamos, presente em todas as escolas como obrigação de governantes nos âmbitos federal, estadual e municipal. Um caminho que precisa ser percorrido para não desperdiçarmos o futuro.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

O googol



Um modo prático de determinar um número grande é simplesmente contar os zeros depois do número 1. Mas se há muitos zeros...

É por essa razão que colocamos pontos ou espaços depois de cada grupo de três zeros. Assim, 1 trilhão é 1.000.000.000.000 ou 1 000 000 000 000. (Nos Estados Unidos, colocam-se vírgulas no lugar dos pontos). Para números maiores, é preciso contar quantos grupos de três números existem.
    
Seria ainda mais fácil se, ao nomear um número grande, pudéssemos apenas dizer diretamente quantos zeros existem depois do número 1. Os matemáticos e técnicos fazem exatamente isso.

Chama-se notação exponencial. Você escreve o número 10; depois um número pequeno, sobrescrito à direita do 10, informa quantos zeros existem depois do número 1. Com esta notação, 106 = 1 000 000; 109 = 1 000 000 000; e assim por diante.

Esses sobrescritos são chamados expoentes ou potências. Por exemplo, 109 é descrito como “10 elevado à potência 9” ou “10 elevado à nona” (exceções para 102 dito “dez ao quadrado”, e 103 dito “10 ao cubo”).
    
Além da clareza, a notação exponencial possui um benefício adicional: é possível multiplicar dois números quaisquer simplesmente somando-se os expoentes apropriados. Assim, 1 000 x 1 000 000 000 é 103 x 109 = 1012. Porém, ainda há resistência à notação exponencial por parte de pessoas um pouco assustadas com a matemática (embora a notação simplifique a nossa compreensão) e por parte dos compositores de texto, que parecem ter compulsão de imprimir 109 como 109.

Depois de se dominar a notação exponencial, pode-se lidar sem esforço com números imensos, como o número aproximado de micróbios numa colher de chá cheia de terra (108); de seres vivos na Terra (1029), de seres humanos que habitam a Terra (6 x 109); ou de núcleos atômicos no Sol (1057).

Isso não significa que se possa imaginar 1 bilhão ou 1 quintilhão de objetos – ninguém pode. Mas, com a notação exponencial, podemos pensar sobre esses números e calculá-los. Muito bom para seres autodidatas que começaram do nada e que contavam coisas com os dedos das mãos e dos pés.

Alguns prefixos métricos em potências de 10

Prefixo métrico
Potência de 10
tera (T)
1012
giga (G)
109
mega (M)
106
kilo (k)
103
mili (m)
10-3
micro (m)
10-6
nano (n)
10-9
pico (p)
10-12

Na matemática, surgem números muito maiores. Dois exemplos relativamente conhecidos são:

     10100 = com cem zeros (googol)
     10googol = 1 seguido de 1 googol de zeros (googolplex)

Esses dois nomes foram inventados em 1938 por Milton Sirotta durante uma discussão informal sobre grandes números. O nome do site de buscas na internet GoogleTM deriva de googol.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Teoria dos Jogos



Teoria dos Jogos é um ramo da matemática aplicada que estuda situações estratégicas onde jogadores escolhem diferentes ações na tentativa de melhorar seu retorno em aplicações financeiras.

Inicialmente desenvolvida como ferramenta para compreender comportamento econômico e depois usada para definir estratégias militares, a teoria dos jogos é hoje usada em diversos campos acadêmicos: ciência política, ética, economia, filosofia, jornalismo, inteligência artificial e cibernética.

Na administração de estratégia a teoria dos jogos ajuda a examinar várias permutações e combinações de condições que podem alterar a situação. As questões estratégicas da vida real dão origem a um número imenso de variações, impossibilitando o tratamento exaustivo de todas as possibilidades. O objetivo é ajudar a ordenar o pensamento estratégico. 

A teoria dos jogos estuda decisões que são tomadas em um ambiente onde vários jogadores interagem. Em outras palavras, estuda as escolhas de comportamentos ótimos quando o custo e beneficio de cada opção não é fixo, mas depende da escolha dos outros indivíduos. 

Na prática, a teoria dos jogos se resume a conseguir analisar determinada situação levando em consideração unicamente seus aspectos essenciais (o que é bem complexo). Depois disso as estratégias são individuais, utilizando técnicas específicas. 

Não há uma fórmula matemática universal, mas existem conceitos fundamentais na Teoria dos Jogos, como a noção de equilíbrio. Esse conceito foi inventado por John Nash, a quem a maioria das pessoas conhece pelo filme Uma Mente Brilhante