Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


segunda-feira, 30 de março de 2015

Garra



Garra é ter paixão e perseverança para realizar objetivos de longo prazo.

Acima da inteligência e da aptidão, as pessoas com garra – pela intensidade dos interesses, do foco e do impulso – alcançam um desempenho melhor.

Evidentemente, o talento inato também importa. Entretanto, a importância da persistência é enorme para a realização do potencial.

Bons mestres, além de investir tempo na motivação de pessoas com garra, se empenham em cultivar a garra em todos.

É preciso impulsionar as pessoas, levá-las a crescer e inspirá-las a realizar mais do que consideram possível.

Uma das chaves para reforçar a garra é tornar a tarefa a ser executada mais interessante e motivadora.

segunda-feira, 23 de março de 2015

As vantagens dos painéis fotovoltaicos orgânicos (OPV)



A incontestável verdade das mudanças climáticas criou uma movimentação global para a adoção crescente de fontes de energia sustentáveis e a pressão constante para a diminuição da emissão de dióxido de carbono, o CO2, na atmosfera.

Vantagens da tecnologia OPV:

·  É feita de material não tóxico, como plástico PET e tintas orgânicas. 

·  Uma placa de 12 metros quadrados gera energia suficiente para o consumo de uma família composta por quatro pessoas.

· Como cada metro quadrado do painel tem apenas um terço de 1 milímetro de espessura, ele pode ser acoplado a todo o tipo de estrutura: prédios, janelas, mochilas, teto de um carro, etc.

segunda-feira, 16 de março de 2015

Painel fotovoltaico orgânico



Nos últimos anos surgiu uma nova tecnologia para a transformação da radiação solar em energia elétrica: os painéis fotovoltaicos orgânicos (OPV, sigla em inglês). Eles têm a espessura de uma cartolina e a flexibilidade do plástico.

Nas placas delgadas de OPV, o revestimento feito de tinta orgânica reage quimicamente ao contato com a radiação solar, liberando os elétrons que formam a corrente elétrica. Nos painéis tradicionais, o calor associado à luz ativa os circuitos de silício, em um processo mais complexo.

A tecnologia dos painéis de silício ganhou mercado na década de 1980. Apesar  de cumprir a missão de transformar luz solar em energia, esta primeira geração de painéis solares não era versátil. Além de as placas serem volumosas, emitiam grandes quantidades de gases poluentes em sua fabricação.

A segunda geração que surgiu nos anos 1990, de cobre e gálio, não prosperou devido ao elevado valor dessas substâncias químicas. A terceira, representada pela OPV, surgiu no início dos anos 2000 com muitas vantagens. O filamento tem 5% do peso do de silício; as placas dependem menos da exposição ao sol para gerar energia; em dois meses compensam os poluentes emitidos em sua produção (com as de silício são necessários doze anos); podem adotar qualquer forma, aptas a instalação em diversos lugares.

O metro quadrado da placa OPV está em torno de 12 000 reais. Mas, como acontece com toda a tecnologia inovadora, vai baratear com o tempo. Nos anos 1980, cada watt gerado por uma placa solar custava 76 dólares. Hoje, sai por 5 dólares, e o preço continuará a diminuir.  

segunda-feira, 9 de março de 2015

Potências de 10



Um modo prático de determinar um número grande é simplesmente contar os zeros depois do número 1. Mas se há muitos zeros...

É por essa razão que colocamos pontos ou espaços depois de cada grupo de três zeros. Assim, 1 trilhão é 1.000.000.000.000 ou 1 000 000 000 000. (Nos Estados Unidos, colocam-se vírgulas no lugar dos pontos). Para números maiores, é preciso contar quantos grupos de três números existem.

Seria ainda mais fácil se, ao nomear um número grande, pudéssemos apenas dizer diretamente quantos zeros existem depois do número 1. Os matemáticos e técnicos fazem exatamente isso. Chama-se notação exponencial.

Você escreve o número 10; depois um número pequeno, sobrescrito à direita do 10, informa quantos zeros existem depois do número 1. Com esta notação, 106 = 1 000 000; 109 = 1 000 000 000; e assim por diante.

Esses sobrescritos são chamados expoentes ou potências. Por exemplo, 109 é descrito como “10 elevado à potência 9” ou “10 elevado à nona” (exceções para 102 dito “dez ao quadrado”, e 103 dito “10 ao cubo”).

Além da clareza, a notação exponencial possui um benefício adicional: é possível multiplicar dois números quaisquer simplesmente somando-se os expoentes apropriados. Assim, 1 000 x 1 000 000 000 é 103 x 109 = 1012.

Porém, ainda há resistência à notação exponencial por parte de pessoas um pouco assustadas com a matemática (embora a notação simplifique a nossa compreensão) e por parte dos compositores de texto, que parecem ter compulsão de imprimir 109 como 109.

Depois de se dominar a notação exponencial, pode-se lidar sem esforço com números imensos, como o número aproximado de micróbios numa colher de chá cheia de terra (108); de seres vivos na Terra (1029), de seres humanos que habitam a Terra (7 x 109); ou de núcleos atômicos no Sol (1057).

Isso não significa que se possa imaginar 1 bilhão ou 1 quintilhão de objetos – ninguém pode. Mas, com a notação exponencial, podemos pensar sobre esses números e calculá-los. Muito bom para seres autodidatas que começaram do nada e que contavam coisas com os dedos das mãos e dos pés.

segunda-feira, 2 de março de 2015

Aprendizado por competências



A abordagem por competências é uma maneira de levar a sério a transferência de conhecimentos.

Competência é o conjunto de capacidades que as pessoas aplicam nas situações da vida para resolver problemas.

Para desenvolver competências é preciso, antes de tudo, trabalhar por problemas e por projetos, propor tarefas complexas e desafios que incitem os alunos a mobilizar seus conhecimentos e, em certa medida, completá-los.

Qualidades profissionais que o professor deve ter para ajudar os alunos a desenvolver competências:
·    Envolver e motivar alunos na aprendizagem e no trabalho.
·    Atuar de forma interdisciplinar.
·    Organizar e dirigir situações de aprendizagem.
·    Administrar o progresso da aprendizagem.
·    Trabalhar em equipe.
·    Participar da administração da escola.
·    Utilizar novas tecnologias.
·    Formação contínua própria.