Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


segunda-feira, 27 de abril de 2015

Tecnologias de baterias



O progresso de desenvolvimento das baterias se dá pela descoberta de reações químicas afeitas a estender o poder de armazenamento e distribuição de energia elétrica.

A bateria chumbo ácido é a tecnologia mais antiga a ainda ser utilizada em grande escala. É barata e simples de ser fabricada. Utilizada em veículos e equipamentos hospitalares, possui a menor capacidade de armazenamento, o que faz com que sua estrutura tenha grandes dimensões.

A bateria de níquel-cádmio tem o preço mais acessível. Utilizada em pilhas, câmeras e utensílios domésticos, comporta menos carga que as outras e vicia (não carrega-la plenamente faz com que sua capacidade diminua com o tempo).

A bateria de íon de lítio armazena mais energia em menos espaço. Utilizada em celulares, notebooks, tablets e carros elétricos, é a mais cara das utilizadas hoje e estima-se que sua capacidade máxima de armazenamento de energia será alcançada em 2020.

Para garantir o contínuo progresso da tecnologia, será necessário achar um material que permita a fabricação de baterias menores, mas eficientes. Algumas possibilidades para o futuro são o grafeno e o alumínio.

A bateria de grafeno armazena ao menos dez vezes mais energia que uma de íon de lítio, mas a produção ainda é muito cara e restrita a laboratórios. A bateria de alumínio carrega por completo em um minuto, mas ainda não atinge a tensão de 3,7 volts, o mínimo necessário para ligar a maioria dos equipamentos eletrônicos.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Bateria, uma fronteira tecnológica



Um smartphone tem um conjunto de microprocessadores 1300 vezes mais potente que os dos imensos computadores da missão Apollo 11, que levou o homem a Lua em 1969. As inovações tecnológicas são muitas, amparadas pela internet.

Mas esse ritmo de descobertas corre o risco de ser paralisado. Em cinco anos, estima-se que um dos elementos responsáveis por acelerar os avanços tecnológicos atingirá o máximo de seu desenvolvimento: as baterias. Sem elas, smartphones, tablets, notebooks e carros elétricos seriam dispositivos inúteis.

As baterias têm um limite intransponível, imposto pelo tipo de material que as compõe, condição determinante para a quantidade de energia que são capazes de armazenar.

Diante da urgência em achar soluções, a indústria tem reagido como sempre faz quando depara com um impasse fundamental do qual não parece haver saída. As grandes companhias batalham para controlar a tecnologia existente, focando no que existe de mais avançado.

A história da humanidade mostra que o ser humano é habilidoso em superar problemas científicos. O impossível só é impossível enquanto não se achou solução. O desenvolvimento tecnológico da bateria passa por esse processo.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

A chave para o sucesso é a determinação - final



Em todos os estudos feitos, sob diferentes contextos, uma característica se destacou como um significativo indicador de sucesso.

E não foi a inteligência social. Não foi a boa aparência, a saúde física, nem o quociente de inteligência (QI). Foi a determinação.

Determinação é paixão e perseverança em objetivos de longo prazo. Determinação é ter resistência. Determinação é agarrar o seu futuro, dia após dia, não apenas durante uma semana, não apenas durante um mês, mas durante anos, e trabalhar muito para tornar real esse futuro. Determinação é viver a vida como uma maratona, não uma corrida curta.

Passei a observar a determinação nas salas de aula do IEEMC, agora lecionando em dois cursos técnicos. Verifiquei que os alunos mais determinados eram significativamente mais propensos a concluírem o curso, independentemente de características como renda familiar, média de notas nas avaliações e o nível de segurança que eles sentiam quando estavam na escola.

O que mais impressiona é que sabemos muito pouco sobre determinação. A ciência conhece muito pouco sobre como gerá-la.

Uma constatação é que talento não nos torna determinados. As pesquisas mostram claramente que existem muitas pessoas talentosas que simplesmente não vão até o fim com seus compromissos.

Então, como gerar determinação em alunos? Talvez a melhor resposta seja algo chamado "mentalidade de crescimento". Trata-se da crença de que a capacidade de aprendizado não é rígida, que ela pode mudar com o esforço.

Quando os alunos leem e aprendem a respeito do cérebro e como ele cresce em resposta a desafios, é bem mais provável que eles perseverem quando falharem, pois não acreditam que a falha seja uma situação permanente.


segunda-feira, 6 de abril de 2015

A chave para o sucesso é a determinação



Em 2003 comecei a lecionar eletrônica no Curso Técnico em Eletromecânica do Instituto Estadual de Educação Miguel Calmon. E, como qualquer professor, passava exercícios, avaliações e tarefas para casa. As notas dessas atividades representavam a condição necessária para ser considerado apto ou não nas etapas.

O que sempre me impressionou era que o quociente de inteligência (QI) não era a única diferença entre os meus melhores e piores alunos. Alguns dos meus alunos com melhor desempenho não tinham um QI espetacular. Alguns dos meus alunos mais inteligentes não se davam sempre bem.

E isso me fez refletir. As coisas que você precisa aprender em eletrônica são difíceis e exigem uma boa base em matemática e física.

Mas não são conceitos impossíveis, e eu tinha plena certeza de que cada um dos meus alunos era capaz de aprender o conteúdo caso se dedicasse tanto quanto o necessário.

Desde 2012 temos também o Curso Técnico em Eletrônica no IEEMC. Esses anos como professor me ajudaram a concluir que o que precisamos na educação é uma compreensão melhor dos alunos e do aprendizado, sob uma perspectiva motivacional, sob uma perspectiva psicológica.

Então pesquisei sobre o assunto, tentando responder a pergunta "Quem será bem sucedido na vida profissional e por quê?". 

Resposta na próxima semana.