Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


segunda-feira, 25 de maio de 2015

Mudanças no trabalho e emprego



O mercado de trabalho e o perfil do emprego modificaram-se estruturalmente em função das mudanças tecnológicas e econômicas.


Novas especializações profissionais e postos de trabalho surgiram, mas também diversas ocupações tradicionais foram ou estão sendo transformadas, substituídas ou mesmo eliminadas.


Aumentaram as disparidades de remuneração entre os trabalhadores mais qualificados e os demais, enquanto diversas atividades intermediárias tornam-se dispensáveis.


Não é possível antecipar quais serão as novas demandas profissionais que irão surgir nem que rumos irão tomar as mudanças nos padrões de trabalho e emprego. Os impactos dessas transformações irão variar segundo as condições de cada país, região, segmento da economia e a qualificação do trabalhador.


Uma preocupação adicional é a deterioração das relações de trabalho. Mantida a tendência atual, alguns estudos apontam que, no início do novo século, apenas 25% da população economicamente ativa será de trabalhadores permanentes, qualificados e protegidos pela legislação.


Outros 25% dos trabalhadores deverão estar nos chamados segmentos informais, pouco qualificados e desprotegidos.


E 50% dos trabalhadores poderão estar desempregados ou subempregados, em trabalhos sazonais, ocasionais e totalmente desprotegidos pela legislação.


Cada vez mais se exige dos trabalhadores atualização permanente de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades e competências, de modo a atender aos novos requisitos técnicos e econômicos e a aumentar sua empregabilidade. 

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Privacidade na internet



Há 25 anos, cientistas da CERN criaram a "World Wide Web". Deste então, a internet tem transformado o modo como nos comunicamos, o modo como fazemos negócios e até mesmo o modo como vivemos.

De muitas formas, as ideias que deram origem ao Google, Facebook, Twitter e muitos outros transformaram nossas vidas de verdade, e isso nos trouxe muitos benefícios reais como uma sociedade mais conectada.

Entretanto, existem também alguns inconvenientes. Hoje em dia, a pessoa comum tem uma quantidade surpreendente de informações pessoais online, e aumentamos isso cada vez que postamos no Facebook, cada vez que fazemos pesquisa no Google, e cada vez que enviamos um e-mail.

O resultado é que perdemos muito o controle sobre os nossos dados e também nossa privacidade. E os dados duram para sempre, de modo que os dados certamente sobreviverão a nós.

O e-mail é uma das formas de comunicação mais usadas no mundo hoje. Antes da invenção do e-mail, nos comunicávamos por cartas, e o processo era muito simples. Primeiro escrevíamos a mensagem em um pedaço de papel, e este era colocado dentro de um envelope lacrado e então, o enviávamos depois de colocar o selo e o endereço.

Infelizmente, hoje quando enviamos um e-mail, não estamos enviando uma carta. Na verdade, o que enviamos é um cartão postal, e é um cartão postal, no sentido que, todo mundo que o vê, desde quando saiu do seu computador até chegar ao receptor, pode ler o conteúdo inteiro.

A solução para isso é usar criptografia. Primeiro, criptografa-se a conexão entre o seu computador e o servidor de e-mail. Então, criptografam-se os dados que ficam no servidor.

Mas aí reside um problema, os servidores de e-mail também retêm as chaves de criptografia, então agora vocês têm uma grande fechadura com uma chave bem ao lado. Além disso, qualquer governo pode legalmente requisitar e conseguir a chave para seus dados, e isso tudo sem vocês saberem.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Soluções inovadoras para melhorar o ambiente (Final)



Na área da tecnologia, continuamos a projetar, comprar, usar e jogar fora diversos equipamentos. Um exemplo é o celular. Há 7 bilhões de pessoas vivendo no mundo atualmente e havia 6 bilhões de números de celular até o final de 2013.

Todo ano, 1,5 bilhões de telefones celulares saem das linhas de produção, e algumas empresas afirmam que seu índice de produção é maior do que a taxa de natalidade.

Bilhões de celulares foram jogados fora no mundo em 2013. Somente 11% foram reciclados. Atualmente é mais barato obter ouro de uma tonelada de celulares velhos do que de uma tonelada de minério de ouro.

Há uma série de materiais altamente complexos e valiosos dentro desses aparelhos. Precisamos encontrar maneiras de incentivar a reciclagem, examinando todo o ciclo de vida do que produzimos.

Na economia, tudo o que é projetado, produzido e comprado existe para exercer uma função. Queremos alguma coisa, por isso a compramos. Devemos partir desses princípios básicos e fornecer soluções inteligentes, elegantes e sofisticadas, que levem em consideração todo o sistema, e toda a vida do produto.

Da extração da matéria prima, da energia necessária para a sua fabricação ao fim da vida útil, podemos começar a achar soluções inovadoras.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Soluções inovadoras para melhorar o ambiente



Um dos problemas na questão ambiental é que ele costuma se basear nas nossas experiências, em coisas que ouvimos falar, e geralmente não possui base científica. E isso é muito complicado, porque vivemos em sistemas incrivelmente complexos.

Temos os sistemas humanos: comunicações, relações pessoais e toda a sociedade que construímos.  

Temos os sistemas industriais, que são, essencialmente, a economia toda. Tudo isso precisa funcionar dentro do sistema mais importante: o ecossistema.

As escolhas que fazemos como indivíduos e as escolhas que fazemos em nossos trabalhos, independentemente de sua posição hierárquica, têm impacto em todos esses sistemas.

Se quisermos realmente lidar com a questão da sustentabilidade, precisamos encontrar maneiras de interligar esses sistemas complexos e fazer escolhas melhores, que resultem em ganhos ambientais.

É necessário aprender a fazer mais com menos. E é aqui que entra o conceito de ciclo de vida. Basicamente, tudo o que é criado passa por uma série de etapas do ciclo de vida.