Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


terça-feira, 28 de julho de 2015

Correndo atrás de seus sonhos



Quando pensamos nos sonhos que temos, e a marca que queremos deixar no universo, é impressionante ver o que há em comum entre os sonhos que temos e os projetos que nunca acontecem.
                                    
Quero falar para vocês sobre cinco maneiras de como correr atrás de seus sonhos.

1) Um: O sucesso é consequência de dedicação, estudo, experiência e determinação. A verdade é que sua história de sucesso sempre é resultado de tudo o que você fez em sua vida até aquele momento.

2) A decisão é sempre sua e você tem que escolher os caminhos. Ninguém tem a resposta perfeita para a sua vida. Os problemas são infinitos e você vai continuar batendo a cabeça, e faz parte do processo.

3) Quando a vida está ótima, tudo funcionando direitinho, pensamos que talvez seja a hora de se acomodar. Mas nada é garantido para sempre. Quanto mais próximo de um objetivo, você tem que trabalhar mais duro ainda e encontrar outro objetivo para alcançar.

4) Se você tem sonhos, é sua responsabilidade fazê-los acontecer. Se as coisas não dão certo, alguma coisa nisso tudo é culpa sua. Seja responsável por seus sonhos.

5) A vida nunca se trata somente dos objetivos. A vida trata-se da jornada. Alcançar um sonho é uma sensação temporária, mas sua vida não é. A única maneira de alcançar todos os seus sonhos é aproveitar totalmente cada passo da jornada.

Não esqueça que sua jornada é feita de passos. Alguns passos serão exatos. Às vezes você vai tropeçar. Se for exato, comemore. E se você tropeçar transforme isso em aprendizado. Se cada passo se tornar um aprendizado ou uma comemoração, você vai aproveitar a jornada.

terça-feira, 21 de julho de 2015

Mensagem aos formandos 2015/1



Mensagem do paraninfo para os formandos do Curso em Eletromecânica 2015/1.

Primeiramente quero expressar a grande honra por ter sido escolhido como paraninfo.

Uma das funções do paraninfo é dar conselhos que auxiliem em sua vida profissional. O problema do conselho é que, geralmente, não damos atenção – entra por um ouvido e sai pelo outro. Mas vocês me convidaram como paraninfo e espero que escutem e apliquem  em  suas vidas uma consideração.

Esta etapa que vocês ultrapassaram representa um degrau de uma longa escadaria. Cada degrau é importante e só chegamos ao topo dessa escadaria, que representa olhar para trás e ver uma trajetória bem sucedida, subindo degrau por degrau.

Entretanto, não importa somente chegar ao topo da escadaria, mas como foi o trajeto até ele. Vocês alcançaram com mérito o objetivo de se tornar Técnico Eletromecânico. Espero que tenham aproveitado essa jornada de desenvolvimento e não fiquem parados no meio da escadaria. Sigam para novos objetivos.

Alguns de vocês exercerão a profissão, com a possibilidade de desenvolver estudos e novas habilidades, enquanto outros seguirão caminhos diferentes. Isso é o que entendemos por "ir atrás dos sonhos..." e faz parte da vida.

O sonho tem que ser uma paixão, não apenas um interesse. Podemos ter vários objetivos interessantes, as áreas de interesse. Mas paixão é o que motiva as pessoas, é o que te ajuda a criar a máxima expressão do seu talento.

Paixão está além do interesse, está além de só fazer aquilo que gosta. Persigam seus sonhos com paixão, ou melhor, façam tudo na vida com paixão.

É esta consideração que desejo que levem para suas vidas.

terça-feira, 14 de julho de 2015

A escola da sociedade do conhecimento



A sociedade do conhecimento e seus trabalhadores requerem altos níveis de instrução e aprendizagem continuada.

A escola é uma das instituições fundamentais da sociedade, onde podem ter lugar a instrução básica e o desenvolvimento dos pontos fortes de uma pessoa.

Na sociedade do conhecimento, quanto maior a escolaridade de uma pessoa, maior a frequência com que ela precisará de educação adicional.

As pessoas, em qualquer estágio da vida, devem ser capazes de continuar sua educação formal e de se qualificar para o trabalho em conhecimento. A sociedade precisa estar disposta a aceitar pessoas em quaisquer funções para as quais estejam qualificadas, não importando sua idade.

O ensino se torna um empreendimento conjunto no qual as escolas são parceiras em vez de monopolizadoras. Em muitas áreas, as escolas são uma entre as várias instituições de ensino e aprendizagem disponíveis.

A escola passa a ser o local onde adultos continuam a aprender, mesmo que trabalhem em período integral. O  emprego será igualmente um local onde os adultos continuam a aprendizagem.

O adulto – especialmente o adulto com conhecimento avançado – será tanto treinador como trainee, tanto professor como estudante.

terça-feira, 7 de julho de 2015

Sonho e ambição



Existe muita gente pelo mundo que projeta uma vida tão ambiciosa que acaba vivendo nas alturas, longe da realidade.

Mas, como conseguiremos crescer na vida sem ambição?

Temos de ser do tamanho de nossas possibilidades e fazê-las crescer, mesmo que aos poucos. Assim nós cresceremos com elas, construindo o sonho e não a ambição.

Essa história de pensar grande e sonhar maior é muito poética, mas pouco eficaz. Muita gente imagina ser capaz de carregar um fardo muito pesado e logo perde suas expectativas grandiosas.

Devemos ter pequenas atitudes, todos os dias, que possam produzir um resultado positivo na direção de nossos desejos.

Grande parte das pessoas fracassa por se envolver em projetos baseados em suposições, sem nenhuma estrutura para se sustentar quando o primeiro entrave surgir.

E as pequenas atitudes podem gerar grandes resultados. É possível colocar os sonhos e projetos nas nuvens, mas primeiro tem que se construir cada degrau para chegar lá.