Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Matemática


O século 20 não teria sido o mais revolucionário da história da ciência sem os extraordinários desenvolvimentos obtidos na matemática. 

Os computadores não teriam existido sem a lógica binária, a teoria dos grupos e o conceito matemático de informação. A comunicação móvel é função do estudo estatístico de sinais e dos algoritmos de digitalização e compressão de dados.

A matemática é um saber fundamental na estrutura do raciocínio, um jogo e uma arte. Para decifrar o mundo temos de saber raciocinar. Muitos enigmas famosos mostram o envolvimento do raciocínio matemático no mundo que nos rodeia. Vários fatos da vida comum têm razões do domínio matemático.

A matemática faz parte do nosso quotidiano. As rotinas da vida corrente desenrolam-se num cenário matematizado. Utilizamos matemática quando gerimos as finanças domésticas, construímos as nossas casas, seguramos os nossos carros e haveres, viajamos de avião e muitas outras ocasiões.

A introdução de jogos e quebra-cabeças matemáticos nas aulas é a possibilidade de diminuir bloqueios apresentados por muitos alunos que temem a matemática e sentem-se incapacitados para aprendê-la.

Para aprender bem matemática em qualquer nível, é preciso entender as questões relevantes antes que as respostas façam sentido. Entender uma questão, muitas vezes, depende de saber a história da ideia. De onde veio? Porque é ou era importante? Quem queria a resposta e por que a queria? 

Para ensinar matemática em qualquer nível é necessário ajudar os estudantes a entenderem as questões e formas de pensamento que ligam os detalhes. A atenção dada a tais questões é o que marca os melhores currículos.

Muitos estudantes, especialmente nas primeiras séries, têm uma curiosidade natural sobre de onde vieram as coisas. Com a ajuda de um professor, essa curiosidade pode levá-los a entender processos matemáticos que eles precisam conhecer.

2 comentários:

  1. Apesar de muitas pessoas odiarem a matemática ela esta muito presente no nosso dia a dia. Rodeada de fórmulas, letras e um pouco de lógica ela até se transforma um pouco complicada, mas nada que a deixe impossível de resolvê-la. É preciso ter um pouco de paciência e dedicação para aprendê-la pois ela vai se aprofundando á medida que amadurecemos e ao longo de nossos estudos.

    ResponderExcluir
  2. Vivemos em um mundo em que tudo que nos rodeia foi planejado nos mínimos detalhes, é a tecnologia que cresce com a exatidão dos ótimos matemáticos que existem pelo fundo afora. Pessoas que amam a matemática, que gostam de estarem ali, somando e resolvendo '' quebra- cabeças'' que talvez, só eles saibam desvendar os mistérios do mesmo . Para se aprender, deve primeiramente se concentrar muito, mas para se concentrar deve gostar da matéria, senão não será feito nenhum esforço para resolver os cálculos, e por isso que hoje nós, alunos, estamos com o índice lá embaixo do INEP , por os alunos não gostarem e não se esforçarem para aprender ! É preciso se dedicar e gostar do que faz !
    MATHEUS MELLO - ETAPA II

    ResponderExcluir