Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


sábado, 21 de janeiro de 2012

Os profissionais que as organizações desejam

A Fundação para o Prêmio Nacional de Qualidade (www.fpnq.org.br) apresentou uma pesquisa feita pela Fundação Dom Cabral sobre as Tendências do Desenvolvimento das Empresas no Brasil.

Na parte relacionada com gestão de pessoas e de competências, a pesquisa mostra que os principais atributos que as organizações pesquisadas estão requerendo aos profissionais são:

Ética – característica de princípio e formação desejada pelas principais organizações (todas elas com princípios éticos de atuação).

Orientação para resultados. Capacidade de trabalhar em equipe.

Liderança. Note a diferença entre liderança e poder.

Relacionamento interpessoal – saber conviver bem com os outros.

Pensamento sistêmico: visão do todo, compreender o sistema (conjunto das partes).

Comunicabilidade – saber falar e escrever corretamente e com fluência.

Empreendedorismo. Capacidade de inovar.

Saber negociar – a chamada “diplomacia”.

Percepção de tendências – analisar o que acontece no mundo para antecipar ideias.

Multifuncionalidade – competência e habilidade em várias funções.

Visão de processos.

Conhecimento da realidade externa – saber o que acontece no mercado de trabalho, comunidades, mundo, culturas, sociedades...

Determinação, ambição – a chamada “garra”. Pôr a mão na massa – fazer, agir.

Habilidade de lidar com os paradoxos. Paradoxo, em termos simples, é o oposto do que alguém pensa ser a verdade.

Domínio do inglês. Domínio do espanhol.

Reflexão: O conhecimento pessoal e a experiência são componentes fundamentais do sucesso. O conhecimento se adquire. A experiência se desenvolve.

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