A Fundação para o Prêmio Nacional de Qualidade (www.fpnq.org.br) apresentou uma pesquisa feita pela Fundação Dom Cabral sobre as Tendências do Desenvolvimento das Empresas no Brasil.
Na parte relacionada com gestão de pessoas e de competências, a pesquisa mostra que os principais atributos que as organizações pesquisadas estão requerendo aos profissionais são:
Ética – característica de princípio e formação desejada pelas principais organizações (todas elas com princípios éticos de atuação).
Orientação para resultados. Capacidade de trabalhar em equipe.
Liderança. Note a diferença entre liderança e poder.
Relacionamento interpessoal – saber conviver bem com os outros.
Pensamento sistêmico: visão do todo, compreender o sistema (conjunto das partes).
Comunicabilidade – saber falar e escrever corretamente e com fluência.
Empreendedorismo. Capacidade de inovar.
Saber negociar – a chamada “diplomacia”.
Percepção de tendências – analisar o que acontece no mundo para antecipar ideias.
Multifuncionalidade – competência e habilidade em várias funções.
Visão de processos.
Conhecimento da realidade externa – saber o que acontece no mercado de trabalho, comunidades, mundo, culturas, sociedades...
Determinação, ambição – a chamada “garra”. Pôr a mão na massa – fazer, agir.
Habilidade de lidar com os paradoxos. Paradoxo, em termos simples, é o oposto do que alguém pensa ser a verdade.
Domínio do inglês. Domínio do espanhol.
Reflexão: O conhecimento pessoal e a experiência são componentes fundamentais do sucesso. O conhecimento se adquire. A experiência se desenvolve.
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