Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Notas tecnológicas 2


Transistores de grafeno

Uma nova forma de carbono, desenvolvida pelo professor de física Walter de Heer, do Georgia Tech, permite que os processadores dos computadores sejam mais compactos e velozes. Os convencionais, cujo componente principal é o silício (que age como semicondutor), só podem realizar certo número de operações por segundo sem superaquecer.

O novo material – lâminas de grafeno com a espessura de um átomo – oferece pouca resistência à passagem dos elétrons, razão pela qual gera pouco calor, mesmo a altíssima velocidade de operação.

Diferentemente do silício, que perde suas propriedades eletrônicas quando é dividido em peças menores do que dez nanômetros, o comportamento físico básico do grafeno não se modifica em peças do tamanho de um nanômetro.

Energia sem fio

Marin Soljacic, professor de física do MIT, teve a ideia de uma instalação muito simples, que carrega, sem fio, uma lâmpada de 60 watts.

Soljacic e um grupo de estudantes construíram duas bobinas ressonantes de cobre e as penduraram no teto de uma casa, a 2 metros de distância uma da outra. Ao conectar uma bobina à fonte de energia na parede, o fluxo de corrente alternada gerou um campo magnético.

A segunda bobina, afinada na mesma frequência e conectada com a lâmpada, ressonou com o campo magnético e gerou energia suficiente para acender a lâmpada, ainda que houvesse uma divisória entre as duas.

A tecnologia já despertou o interesse da indústria automobilística e de empresas que fabricam produtos eletrônicos de consumo de massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário