Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


sexta-feira, 19 de julho de 2013

A escola da sociedade do conhecimento


A sociedade do conhecimento e os trabalhadores do conhecimento requerem altos níveis de instrução, educação baseada em pontos fortes e aprendizagem continuada. 

A escola é uma das instituições fundamentais da sociedade, onde podem ter lugar a instrução básica e o desenvolvimento dos pontos fortes de uma pessoa.

O axioma da sociedade do conhecimento é: “Quanto maior a escolaridade de uma pessoa, maior a frequência com que ela precisará de educação adicional.” 

As pessoas, em qualquer estágio da vida, devem ser capazes de continuar sua educação formal e de se qualificar para o trabalho em conhecimento. A sociedade precisa estar disposta a aceitar pessoas em quaisquer funções para as quais estejam qualificadas, não importando sua idade. 

O ensino não será mais a atribuição de escolas. Cada vez mais será um empreendimento conjunto no qual as escolas são parceiras em vez de monopolizadoras. 

Em muitas áreas, as escolas serão também uma entre as várias instituições de ensino e aprendizagem disponíveis, concorrendo com outros provedores de ensino e aprendizagem.

A escola tem sido tradicionalmente o local onde se aprende. O emprego, o local onde se trabalha. Essa linha divisória ficará cada vez mais indistinta. 

A escola, então, passará aos poucos a ser o local onde adultos continuam a aprender, mesmo que trabalhem em período integral. No entanto, o emprego será igualmente um local onde os adultos continuam a aprendizagem. 


Referência:

DRUCKER, P. F.; MACIARIELLO, J. A. Gestão. Rio de Janeiro: Agir, 2010.

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