A sociedade do conhecimento e
os trabalhadores do conhecimento requerem altos níveis de instrução, educação
baseada em pontos fortes e aprendizagem continuada.
A escola é uma das
instituições fundamentais da sociedade, onde podem ter lugar a instrução básica
e o desenvolvimento dos pontos fortes de uma pessoa.
O axioma da sociedade do
conhecimento é: “Quanto maior a escolaridade de uma pessoa, maior a frequência
com que ela precisará de educação adicional.”
As pessoas, em qualquer
estágio da vida, devem ser capazes de continuar sua educação formal e de se
qualificar para o trabalho em conhecimento. A sociedade precisa estar disposta
a aceitar pessoas em quaisquer funções para as quais estejam qualificadas, não
importando sua idade.
O ensino não será mais a atribuição de escolas. Cada vez
mais será um empreendimento conjunto no qual as escolas são parceiras em vez de
monopolizadoras.
Em muitas áreas, as escolas serão também uma entre as várias
instituições de ensino e aprendizagem disponíveis, concorrendo com outros
provedores de ensino e aprendizagem.
A escola tem sido
tradicionalmente o local onde se aprende. O emprego, o local onde se trabalha.
Essa linha divisória ficará cada vez mais indistinta.
A escola, então, passará
aos poucos a ser o local onde adultos continuam a aprender, mesmo que trabalhem
em período integral. No entanto, o emprego será
igualmente um local onde os adultos continuam a aprendizagem.
Referência:
DRUCKER, P. F.; MACIARIELLO, J. A. Gestão.
Rio de Janeiro: Agir, 2010.
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