Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Todas as coisas são feitas de átomos



Eles estão por toda a parte e constituem tudo o que existe. Olhe à sua volta. Tudo são átomos. Não apenas os objetos sólidos, mas a água e o ar.

A estrutura funcional básica dos átomos é a molécula. Uma molécula é constituída simplesmente por dois ou mais átomos num arranjo mais ou menos estável: junte dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio e você obtém uma molécula de água.

No nível do mar, a uma temperatura de zero grau centígrado, um centímetro cúbico de ar (um espaço do tamanho de um pequeno dado) conterá 45 bilhões de moléculas. Pense em quantos átomos seriam necessários para construir um universo.

Os átomos duram praticamente para sempre. Ninguém sabe ao certo por quanto tempo um átomo consegue sobreviver. Além disso, os átomos são minúsculos: meio milhão deles, um ao lado do outro, poderiam se esconder atrás de um cabelo humano.

Se você quisesse ver a olho nu um micro-organismo de dois mícrons nadando em uma gota de água, teria de ampliar a gota de água até doze metros de diâmetro. No entanto, se você quisesse ver os átomos na mesma gota, teria de ampliá-la até 24 quilômetros de diâmetro.

Cada átomo compõe-se de três tipos de partículas elementares: prótons, que têm uma carga elétrica positiva; elétrons, que têm uma carga elétrica negativa; e nêutrons, que não possuem carga.

Prótons e nêutrons estão agrupados no núcleo, enquanto os elétrons giram ao redor deles exteriormente. O núcleo de um átomo é minúsculo, mas fantasticamente denso, já que contém praticamente toda a massa dele.

Se um átomo fosse expandido até o tamanho da barragem Maia Filho, o núcleo teria o tamanho de uma mosca – mas uma mosca milhares de vezes mais pesada que toda a estrutura da barragem. Estranho e fantástico é o átomo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário