Os aplicativos de apresentação visual, como o conhecido PowerPoint,
permitem a projeção ampliada do que antes era escrito e desenhado. É uma
tecnologia que representa uma excelente ferramenta para aulas, trabalhos e
palestras. É o predomínio das cores, imagens, animações e sons.
Entretanto, cuidados são necessários para evitar
apresentações ruins e chatas, que desmotivam a plateia. Os erros se repetem, começando
com o congestionamento visual. Cores, sons e animações demais, acordes
dramáticos, desenhos de mau gosto, caracteres tipográficos gritantes e
conflitantes.
Firula em excesso tem efeito negativo na percepção das
pessoas. Depois vem o excesso de informações e de slides, sobrecarregados com
textos. E há o agravante do texto lido. Como lemos cinco vezes mais rápidos do
que o apresentador fala, passamos à sua frente: já lemos o texto e não
escutamos mais o que ele diz.
Se for para ler todo o texto no slide, para que serve o
apresentador? O texto dos slides deve ser apenas um recurso para fixar os
conceitos mencionados e para criar uma estrutura das principais ideias.
A apresentação precisa ter simplicidade visual. Se a
figura não for interessante, não coloque. Os slides não substituem nem o
apresentador nem as leituras adicionais para aqueles que desejam maior
profundidade no tema.
Nosso cérebro tem um hemisfério esquerdo, que cuida da
razão, e um direito, encarregado das emoções. Uma boa apresentação ativa na
plateia os dois hemisférios. Se a apresentação eletrônica tentar explicar, vai
competir com as palavras do apresentador.
Portanto, a missão do apresentador deve ser infiltrar
sentimentos. Daí a importância da escolha das imagens para realçar, com poucas
palavras, as principais ideias.
Devemos usar cores que não causem distração, imagens para pequenos tópicos e com qualidade, não usar excesso de texto e principalmente não variar na fonte máximo 3 para uma seleção de informação mais coerente e facilitada, pouca leitura mais não deixando de ser claro nos assunto ou tópicos relacionando um espaço para dúvidas da platéia fazendo que aja uma interação com apresentador.
ResponderExcluir