Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


terça-feira, 4 de março de 2014

Apresentação visual de trabalhos



Os aplicativos de apresentação visual, como o conhecido PowerPoint, permitem a projeção ampliada do que antes era escrito e desenhado. É uma tecnologia que representa uma excelente ferramenta para aulas, trabalhos e palestras. É o predomínio das cores, imagens, animações e sons.

Entretanto, cuidados são necessários para evitar apresentações ruins e chatas, que desmotivam a plateia. Os erros se repetem, começando com o congestionamento visual. Cores, sons e animações demais, acordes dramáticos, desenhos de mau gosto, caracteres tipográficos gritantes e conflitantes.

Firula em excesso tem efeito negativo na percepção das pessoas. Depois vem o excesso de informações e de slides, sobrecarregados com textos. E há o agravante do texto lido. Como lemos cinco vezes mais rápidos do que o apresentador fala, passamos à sua frente: já lemos o texto e não escutamos mais o que ele diz.

Se for para ler todo o texto no slide, para que serve o apresentador? O texto dos slides deve ser apenas um recurso para fixar os conceitos mencionados e para criar uma estrutura das principais ideias.

A apresentação precisa ter simplicidade visual. Se a figura não for interessante, não coloque. Os slides não substituem nem o apresentador nem as leituras adicionais para aqueles que desejam maior profundidade no tema.

Nosso cérebro tem um hemisfério esquerdo, que cuida da razão, e um direito, encarregado das emoções. Uma boa apresentação ativa na plateia os dois hemisférios. Se a apresentação eletrônica tentar explicar, vai competir com as palavras do apresentador.

Portanto, a missão do apresentador deve ser infiltrar sentimentos. Daí a importância da escolha das imagens para realçar, com poucas palavras, as principais ideias.

Um comentário:

  1. Devemos usar cores que não causem distração, imagens para pequenos tópicos e com qualidade, não usar excesso de texto e principalmente não variar na fonte máximo 3 para uma seleção de informação mais coerente e facilitada, pouca leitura mais não deixando de ser claro nos assunto ou tópicos relacionando um espaço para dúvidas da platéia fazendo que aja uma interação com apresentador.

    ResponderExcluir