Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


domingo, 12 de outubro de 2014

Agronegócio



De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o setor agrícola brasileiro representa 23% do PIB e é responsável por gerar 30 milhões de empregos. O setor estimulou as pesquisas, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e grande número de pesquisadores distribuídos em universidades pelo país.

Somos um dos líderes mundiais em produção científica na área de agronomia. Entre as áreas em que o Brasil produz inovações no agronegócio estão agricultura de precisão, biotecnologia e nanotecnologia.

Além de abastecer o mercado interno, o Brasil já possui papel de destaque no mercado internacional: o país é o maior exportador de café, açúcar, laranja e frango do mundo, de acordo com o Ministério da Agricultura, e o segundo maior em carne bovina.

As empresas brasileiras estão bem posicionadas no mercado internacional, mas, para avançar, não basta aumentar a produtividade: é preciso agregar valor aos produtos. Elas fornecem apenas os produtos em sua forma bruta.

Outras companhias no exterior são responsáveis por processar os alimentos e levar produtos de alto valor agregado para o supermercado, como pratos prontos – e ganhar mais por isso.

A produção do agronegócio brasileiro deve aumentar significativamente nos próximos anos, graças ao crescimento da população em todo mundo e, em especial, em países como a China. A expectativa é que o agronegócio no Brasil cresça 40% nos próximos dez anos.

Se continuar a investir fortemente em inovação em toda a cadeia, desde a produção até a mesa do consumidor, os resultados podem ser ainda mais significativos. Além de agregar valor aos produtos, a inovação pode ajudar o Brasil a se tornar um dos países especializados em outras áreas fundamentais para o desenvolvimento do setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário