Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


terça-feira, 4 de novembro de 2014

O pensamento criativo



O pensamento criativo é um diferencial importante em praticamente todas as áreas de nossa vida. A criatividade é uma função altamente sofisticada do cérebro humano, que de tempos em tempos nos surpreende com uma visão diferente, inédita e altamente efetiva sobre determinado problema.

Segundo os neurologistas, a solução criativa aflora quando conseguimos driblar os caminhos do raciocínio lógico sequencial. Quando escapamos do óbvio e alcançamos uma visão alternativa, diferente da média da população.

A criatividade resolve elegantemente inúmeros problemas do dia-a-dia e é altamente valorizada social e profissionalmente. 

Lançar um foco novo sobre um dilema antigo, isso é criatividade. Fazer os outros enxergarem aquilo que sempre esteve diante deles, criar atalhos mentais, surpreender o cérebro alheio gerando a famosa pergunta: como eu não pensei nisso antes? 

Cinco passos fundamentais para quem quer se tornar mais criativo:

Direito ao erro. Quem quer ser criativo tem, obrigatoriamente, que se permitir o erro. O que diferencia a ideia genial da absolutamente equivocada é, muitas vezes, um detalhe. O raciocínio lógico e de senso comum é menos fadado ao erro. O criativo arrisca mais e paga seu preço: erra bem mais. 

Mudar a visão do problema. Se quiser ver o que ninguém viu, precisa olhar as coisas como ninguém ainda olhou. Mude a visão do problema. Se coloque na visão de outras pessoas, brinque de resolver o problema em outros contextos. 

Conhecer os caminhos já trilhados. Não é fácil fugir do lugar comum se não conhecemos o lugar comum. Tentar ser criativo sem determinar o que já foi dito, pensado e sentido sobre o problema é perder tempo. Conhecer as trilhas já abertas ajuda a evitá-las. Busque criar atalhos, fundir conceitos, condensar. Estude o assunto, sob vários aspectos, pesquise, não menospreze tudo que já foi feito sobre ele antes. Conhecimento e visão são modalidades fundamentais para as pessoas altamente criativas. 

Dar liberdade ao cérebro. O cérebro humano é fruto de genética, vivência e contexto. A genética é imutável, cada um nasce com um potencial criativo. Mas a vivência e o contexto podem ser mudados. Conheça pessoas, culturas e artes em todas as suas formas. Mude a sua rotina, medite, caminhe, contemple. A resposta não tradicional surge, muitas vezes, em momentos não tradicionais. 

Entenda e use a intuição. A intuição é um tipo peculiar de raciocínio dissociado de linguagem. Um conceito pronto sem base na lógica. Pessoas criativas exercitam, valorizam e expressam suas intuições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário