Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


terça-feira, 18 de novembro de 2014

Os custos da energia nuclear



Desde o princípio, a indústria nuclear se dizia uma das opções mais baratas para gerar eletricidade. Entretanto, os verdadeiros custos da energia nuclear foram e ainda são subestimados.

Os custos reais da construção e operação de usinas nucleares quase sempre se mostraram mais elevados do que os projetados. As estimativas oficiais costumam negligenciar ou subestimar despesas ocultas como os custos relacionados com o ciclo de combustível, gestão de resíduos, desmonte de instalações nucleares, segurança, alterações de infraestrutura e garantia do governo para obrigações.

Custos estruturais, por exemplo, para garantir proteção e segurança, também contribuem, mas são difíceis de avaliar.

Apenas na França, centenas de milhões de euros são aplicados anualmente em perícia pública e serviços de aconselhamento sobre a proteção contra a radiação, segurança nuclear e questões de proteção. Somando-se a isto, não se pode deixar de considerar os custos das forças de segurança necessárias para a proteção das instalações e dos transportes nucleares.

O lixo radioativo não é a única herança poluente da tecnologia nuclear. As dificuldades encontradas durante as operações de desmonte, no final da vida útil de uma instalação nuclear, são motivo para pessimismo.

O objetivo teórico do desmonte é fazer com que o local volte “à natureza” – em outras palavras, remover o último traço da instalação nuclear, liberando o terreno ocupado para uso irrestrito. Não existem exemplos de operações de desmonte em larga escala que tenham atingido este estágio com sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário