Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Motivação para a inovação



Existem quatro grandes motivadores para a inovação.

O primeiro, e o mais fraco deles, é a curiosidade: o desejo de descobrir por quê. A curiosidade é uma boa motivadora: alimenta grande parte da ciência, mas não é nada comparada com o medo.

O medo permite que se corram riscos extraordinários. O programa Apollo de John F. Kennedy foi executado sob um risco imenso e com enormes despesas em reação aos primeiros sucessos espaciais soviéticos.

Outro exemplo são as grandes navegações que levaram ao descobrimento das Américas pelos europeus: muito risco, medo do desconhecido, busca de riquezas e curiosidade.

O desejo de criar riqueza é o próximo grande motivador, mais bem explicado pelo apoio dos capitalistas de risco a dez ideias, esperando que nove falhem, mas ao menos uma seja um sucesso espetacular.

O quarto e último motivador é o desejo de dar sentido: a necessidade de que nossa vida importe, a necessidade de fazer uma diferença no mundo.

Além disso, para acelerar a mudança em áreas específicas, as competições de incentivo possuem uma vantagem biológica. Os seres humanos estão programados para competir. Estamos programados para alvos difíceis.

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