Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A Era do Hidrogênio

     O hidrogênio deverá ser o elo para um novo modelo totalmente novo de infraestrutura energética, assim como instituições econômicas totalmente diferentes e novos padrões de fixação humana, a exemplo do que causou no passado o advento do carvão, da máquina a vapor e, posteriormente, do motor de combustão interna. Uma economia do hidrogênio com produção descentralizada de energia – a geração distributiva – e a criação de redes interligando essa produção com os usuários finais, possibilitaria a fixação de estabelecimentos humanos mais dispersos e mais sustentáveis em seu relacionamento com os recursos locais e regionais do ambiente.

     A espécie humana hoje pode se tornar uma comunidade totalmente integrada com os ecossistemas do Planeta. Mas as idéias sobre a segurança pessoal e coletiva ainda estão bloqueadas por uma mentalidade centrada nos combustíveis fósseis. A autonomia e a mobilidade se tornaram, por unanimidade, as virtudes sociais da época, tanto na vida social como institucional. Na futura economia do hidrogênio, a densidade da interação humana produzirá um novo sentido de segurança, resguardado por sua integração de dependência global e nas diversas redes comerciais, sociais e ambientais.

     Estamos no limiar de uma nova era na história, em que qualquer possibilidade é ainda uma opção. O hidrogênio, essência universal, está sendo captado pelo engenho do homem e processado para fins de benefício humano. Torna-se fundamental traçarmos o itinerário adequado desde o início da jornada, se pretendemos converter a grande promessa da era do hidrogênio numa realidade viável para as gerações que nos sucederão.

     O primeiro cientista conhecido a prever o potencial pleno do hidrogênio foi John Haldane. Em 1923, Haldane proferia palestras onde afirmava que a energia do hidrogênio seria a o combustível do futuro. Ele produziu um tratado científico relacionando os argumentos a favor do hidrogênio, descrevendo como ele seria produzido, armazenado e empregado. Idéias tão revolucionárias para a época que foram recebidas com incredulidade por seus pares na academia. No entanto, sua tese equivalia, nos mínimos detalhes, a um protótipo do modo como o hidrogênio seria usado e explorado no futuro.

     Haldane antecipou inclusive os obstáculos na transição para um regime de energia do hidrogênio, bem como as consequências sociais e ambientais de longo alcance que daí resultariam. Quanto ao primeiro problema, ele reconhecia que os custos iniciais seriam muito elevados, mas ressaltava que as despesas de manutenção seriam menores que as do sistema vigente. A vantagem social de adotar-se um regime de energia do hidrogênio era que o custo da energia seria o mesmo nos locais de produção espalhados pelo mundo, de modo que o mercado seria em grande parte descentralizado. Os benefícios ao meio ambiente seriam em grande escala.

     Calor ou eletricidade podem ser produzidos juntamente com a água com produto primário. Se o hidrogênio é produzido a partir de fontes renováveis de energia, nenhum poluente será gerado nos processos de produção ou utilização. O hidrogênio pode ser eficientemente produzido por meio de uma variedade de fontes renováveis. O potencial para a produção do hidrogênio por fonte de energia hídrica, solar ou eólica é muito grande, podendo ser produzido em diversos locais do mundo.

10 comentários:

  1. Everton Leno Santos Scheibler

    Acredito que se o uso do hidrogênio como combustível for estudado com mais atenção e incentivo a humanidade sofrerá uma grande revolução tecnológica e social,seus conceitos serão mudados para sempre, uma vez que todos terão a sua disposição essa tecnologia tão fácil de se encontrar no planeta.

    ResponderExcluir
  2. Valdeni Alexandre Hesper

    Com certeza o hidrogênio é o combustível do futuro, mas acho que este futuro vai demorar um pouco mais,por um problema que a humanidade sofre que se chama MEDO, medo do novo mas esse medo é por falta de esclarecimentos e as pessoas tem tem esse poder ficam presas por interesses de seus países, estados e interesses pessoais também.

    ResponderExcluir
  3. A produção de hidrogênio em escala maior com certeza é muito promissora, uma vez que as fontes iniciais e potenciais para que haja este processo são muito bem dominadas.Entretanto ainda teremos que enfrentar dificuldades em relação ao custo-benefício e estrutural para armazenar e distribuir o combustível hidrogênio que se apresenta muito bem em todo o seu processo como uma forma de energia limpa,renovável e segura.

    ResponderExcluir
  4. A técnologia da obtenção do hidrogênio a muitos anos já foi dominada, falta apenas idéias alternativas para a diminuição de seu custo e incentivo para armazenagem e distribuição do mesmo. As pessoas se centram nos combustíveis fósseis pelo fato do seu preço ser relativamente baixo comparado ao do hidrogênio, mais como o mundo têm uma nacessidade de fontes renováveis de energia o hidrogênio será o combustível principal em um futuro um pouco distante, mais será.

    ResponderExcluir
  5. Luis Eduardo Maciel

    Apesar dos estudos sobre o hidrogênio serem conhecidos há tempos ainda é uma idéia pouco difundida. Mas a meu ver se tivessem estudos mais detalhados na área de produção do hidrogênio reduziria a demanda de energia e seria uma tecnologia bem mais barata abrindo varias portas para países que hoje não teriam condições de ter tal tecnologia.
    Asim melhorando a qualidade de vida em nosso planeta.

    ResponderExcluir
  6. Fábio de Oliveira Pinto A humanidade esta sempre em busca de energia desde sua origem,com o passar dos séculos foram mudandos as formas de se obter essa energia. Cada fonte de energia trouxe sua revolução,tanto no meio comercial, social, ambiental,etc....
    Mas a chamada era do hidrogênio, só não esta aplicada, devido ao seu alto custo e falta de infra-estrutura e suporte para esse tipo de combustível.
    Mas com o passar dos anos e a falta de combustíveis fósseis, o hidrogênio passará ser a principal fonte de energia tanto no segmento de transpostes como sua utilização em aparelhos portáteis, Já que sua aplicação é bastante ampla, e os beneficios para o meio ambiente serão enorme. Cedo ou tarde chegará a chamada ERA DO HIDROGÊNIO.

    ResponderExcluir
  7. O hidrogênio é considerado o combustível do futuro por ser uma fonte de energia renovável, inesgotável e não poluente, que trará benefícios para toda a humanidade, e o mais importante: para o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  8. Estudos revelam que o hidrogênio será fundamental na produção energética mundial dos próximos anos, devido às emissões de gases do efeito estufa na atmosfera e o aquecimento global, que precisam urgentemente de redução.
    Por isso esta vindo como uma das fontes mais limpas de energia, e com certeza vai ser um bem para todos nos.

    ResponderExcluir
  9. Vinicius Bender
    Concerteza o hidrogênio sera o o combustivel do futuro pelo simples fato de nâo prejudicar a natureza e ajudar ela, isso nos tempos de hoje e de extrema importancia. A tecnologia ja e dominada o rendimento e alto oque nos falta aindaacredito eu e que os governos investirem de vez nesse combustivel do futuro.

    ResponderExcluir
  10. O mundo atualmente passa por uma mudança de conceitos, devido aos estudos divulgados pelos cientistas de que os combustíveis fósseis não são de fontes inesgotáveis, fazendo surgir uma nova era baseada em fontes renováveis, sendo que uma delas se baseia na energia proveniente do hidrogênio. Então a era do hidrogênio vai ser de suma importância hoje e sempre.

    ResponderExcluir