Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


sexta-feira, 13 de julho de 2012

Google e Googol


A marca do Vale do Silício, o Google, nasceu em uma garagem, fruto da engenhosidade de dois estudantes universitários.

Era o ano 1995. Sergey Brin e Larry Page cursavam doutorado em ciências da computação na Stanford University. “Na realidade, não sabíamos o que queríamos fazer. Tive a louca ideia de baixar toda a web em meu computador”, lembra Page.

Esperava realizar a tarefa em uma semana. Um ano depois, só tinha uma pequena parte. Brin e Page começaram a trabalhar utilizando recursos da universidade Stanford. 

A instituição apoiava os empreendedores estudantes de doutorado, permitindo-lhes, por exemplo, usar os computadores, ajudando no registro de suas inovações e no lançamento de empreendimentos.

Em troca, obtinha ações nas novas empresas de tecnologia. Assim, Brin e Page conseguiram o desenho de um programa para buscar e avaliar páginas de internet, baseando-se nas análises dos links que apontavam para elas.

Em 1997, colocaram o buscador à disposição dos estudantes e docentes de Stanford. Pensaram em chamá-lo “Googol” (termo criado em 1938 para indicar o número 10 elevado a 100), em alusão à grande quantidade de informação que organizava o site de busca, mas acidentalmente escreveram “Google”, e o erro de digitação se transformou em nome definitivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário