Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


quarta-feira, 18 de julho de 2012

Novas tecnologias para a educação


A tendência da aceleração da produção científica e tecnológica traz consequências diretas também para a forma como a educação vem se realizando (dentro e fora das salas de aula).

Estas são percebidas, em primeiro lugar, pela facilitação ao processo de internacionalização do ensino, em segundo lugar pela presença de novas tecnologias no processo ensino aprendizagem e em terceiro lugar pela criação de novas metodologias, incluindo o ensino a distância que, a cada dia, torna-se mais interativo, rompendo as barreiras de isolamento pelas quais tanto foi criticado.

Além disso, o preço das tecnologias de informação e comunicação encontra-se em constante queda, tornando-as acessíveis a um número crescente de pessoas e países. É o caso do telefone e computador portátil, que deixa de ser uma ferramenta genérica para ser também um instrumento presente nos lares.

É viável supor de que, nos próximos anos, qualquer que seja o cenário, o computador estará presente em todas as escolas (não apenas nos laboratórios, mas também nas salas de aula) e em quase todos os lares, escritórios, fábricas e estabelecimentos comerciais.

Ao mesmo tempo, é previsível um forte crescimento da Internet com a perspectiva de melhoria substancial no acesso (redução de tempo, aumento da velocidade, etc.) o que propiciará saltos qualitativos no ensino presencial e no ensino a distância, incluindo o desenvolvimento de pesquisas, acesso a base de dados e troca de informações.

Os próximos anos devem trazer muitas novidades no ensino a distância (EAD), com destaque para a educação corporativa, educação continuada e os cursos superiores tradicionais.   

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