Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


quarta-feira, 4 de julho de 2012

Mercado de trabalho e empregabilidade


O atual cenário socioeconômico nacional apresenta-se com profundas transformações, influenciando o mercado de trabalho e consequentemente a empregabilidade das pessoas.

Podemos dizer que o mercado de trabalho é a relação entre a oferta de trabalho e a procura de trabalhadores e o conjunto de pessoas e/ou empresas que em época e lugar determinados provocam o surgimento e as condições dessa relação.

Empregabilidade é um termo utilizado para designar o nível de atualização ou desenvolvimento de um profissional com relação às eventuais exigências do mercado de trabalho na hora de competir face de uma oportunidade de emprego.

Observa-se que o mercado de trabalho apresenta constantes mudanças. No passado as empresas privilegiavam as competências técnicas, enquanto as características comportamentais eram consideradas supérfluas.

Já nos dias atuais, as empresas estão exigindo de seus trabalhadores, em igual nível de desenvolvimento um conjunto de competências técnicas e características comportamentais para que desempenhem uma determinada função com maior eficiência. Entre os componentes comportamentais, as empresas avaliam a capacidade do indivíduo para trabalhar em equipe, qualidades de liderança e potencialidades de inovação e crescimento dentro da empresa.

O comportamento dos mercados de trabalho é de grande importância no desempenho da economia, afetando o volume de empregos criados, as taxas de desemprego e de aumento de produtividade, o grau de conflito entre agentes, o montante de investimentos em treinamento e qualificação e muitas outras variáveis importantes. .

Desde a Revolução Industrial, várias transformações ocorreram em nossa sociedade. Com a globalização o espaço competitivo das empresas alterou-se, exigindo um pensamento estratégico voltado para a diferenciação de serviços e produtos.

A diferenciação é conseguida, principalmente através das pessoas que trabalham na organização. Daí a exigência de trabalhadores com maiores competências técnicas e características comportamentais para a execução de atividades com maior eficiência.

A importância do conhecimento dos trabalhadores é aplicada ao conceito de crescimento econômico. Quando o crescimento é acompanhado por mudanças estruturais e melhoria de indicadores econômicos e sociais, não é mais crescimento e sim desenvolvimento.

O desenvolvimento deve ser entendido não como expansão econômica exclusivamente, mas também como expansão da educação, onde ao longo do processo educacional sejam trabalhados os conceitos técnicos e habilidades comportamentais atuais para que as pessoas sejam preparadas para ingressarem no mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário