Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Novas profissões técnicas


Novas áreas promissoras para as profissões técnicas

P
etróleo e gás

Aumentaram as possibilidades de trabalho na cadeia produtiva de petróleo e gás nos últimos anos com os projetos de exploração do pré-sal. O setor deve gerar 1,7 milhão de empregos até 2020. É uma carreira que possibilita atuar nas áreas de exploração, perfuração e produção e nos segmentos de processamento, distribuição, comercialização e transporte.


O público-alvo é constituído de pessoas que já tenham alguma formação relacionada a área industrial. A formação técnica exige bastante especialização. Também há oportunidades para administradores que lidam com contratos, profissionais de avaliação ambiental, de análise de risco ambiental e de sistemas de informação.


A preparação varia conforme a área de atuação. Há vários cursos tecnológicos de dois anos e de pós-graduação que formam o profissional para essa indústria. Uma fonte de informações sobre qualificação na área é o site do Programa de Mobilização da indústria de Petróleo e Gás natural: www.prominp.com.br.


R
ecuperação de áreas urbanas degradadas

A preocupação com os impactos gerados no meio ambiente pelas ocupações urbanas tem sido cada vez maior, o que causa uma busca de especialistas em restauração das áreas degradadas. Os recrutadores são construtoras, empresas de projeto, consultorias e instituições públicas ligadas a obras de infraestrutura. Há demanda por pessoas capazes de elaborar planos de recuperação desses ambientes urbanos, principalmente nas grandes cidades que carecem de planejamento.

A formação é focada em ciências biológicas, urbanismo, ecologia, engenharia ambiental e geografia.

Inteligência artificial

Com os avanços da robótica, crescem os investimentos no desenvolvimento de robôs que desempenham funções como exames médicos invasivos, identificação de defeitos em tubulações e redes elétricas e substituição do ser humano em atividades perigosas.


A preparação consiste na especialização de profissionais como: cientistas da computação, engenheiros eletrônicos e analistas de sistemas.


E
correlações

Nos próximos anos, deve aumentar a pressão social para que empresas e órgão públicos assumam maiores compromissos de responsabilidade socioambiental, exigindo mais das atuais áreas de sustentabilidade. O profissional de ecorrelações será o responsável por intermediar o relacionamento entre instituições, consumidores, comunidade, ambientalistas e organismos governamentais para avaliar o impacto ambiental das decisões.

Como a função combina habilidades de profissões ligadas ao meio ambiente, ecologistas, administradores, profissionais de marketing e economia, os interessados devem buscar pós-graduação ou cursos de menor duração que lhes permitam adquirir os conhecimentos das áreas afins.

Gestor de resíduos


A produção de lixo é um problema atual. Existe uma gama de atividades envolvidas na destinação adequada e segura do lixo, do residencial ao industrial, de modo a evitar danos e acidentes ambientais. A demanda pelo gestor ainda é média no Brasil, com tendência a crescer nos próximos anos.

A preparação envolve especializações sobre tratamento e disposição de resíduos para profissionais das áreas ambientais, químicos e biólogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário