Uma sociedade moderna precisa tanto daquele que cria
conhecimento novo, quanto do “prático”, que possa transformar esse novo
conhecimento em ação rotineira.
Na organização administrativa, os dirigentes têm a
função de julgar; na organização inovadora, é sua função estimular idéias. A
atitude inovadora requer disposição por parte dos dirigentes para ouvir,
estimular e se lançarem ao trabalho de transformar.
Uma das principais coisas a serem evitadas pela
organização inovadora é perseguir metas insignificantes. Dá tanto trabalho e
requer tanta capacidade criadora fazer um pouco melhor o que já fazemos, quanto
fazer algo totalmente diferente.
A sociedade
do conhecimento exige
uma base de
conhecimento que incentive todos
a se tornarem instruídos. Esta base de conhecimento tem de ser capaz de aceitar
o novo e o diferente, de ser receptiva à inovação.
É muito importante que as pessoas de conhecimento,
as instruídas, sejam responsáveis pelo conteúdo, padrão, qualidade e desempenho
da educação. Também é importante que o estudante pergunte primeiro: “O que devo
à sociedade?”, para depois perguntar: “O que a sociedade me deve?”.
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