Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


sábado, 9 de fevereiro de 2013

A sociedade do conhecimento


Uma sociedade moderna precisa tanto daquele que cria conhecimento novo, quanto do “prático”, que possa transformar esse novo conhecimento em ação rotineira.

Na organização administrativa, os dirigentes têm a função de julgar; na organização inovadora, é sua função estimular idéias. A atitude inovadora requer disposição por parte dos dirigentes para ouvir, estimular e se lançarem ao trabalho de transformar.

Uma das principais coisas a serem evitadas pela organização inovadora é perseguir metas insignificantes. Dá tanto trabalho e requer tanta capacidade criadora fazer um pouco melhor o que já fazemos, quanto fazer algo totalmente diferente.

A sociedade  do  conhecimento  exige  uma  base  de  conhecimento  que incentive todos a se tornarem instruídos. Esta base de conhecimento tem de ser capaz de aceitar o novo e o diferente, de ser receptiva à inovação.

É muito importante que as pessoas de conhecimento, as instruídas, sejam responsáveis pelo conteúdo, padrão, qualidade e desempenho da educação. Também é importante que o estudante pergunte primeiro: “O que devo à sociedade?”, para depois perguntar: “O que a sociedade me deve?”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário