Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Teoria dos jogos


A Teoria dos Jogos é uma análise de como as pessoas se comportam em situações em que as ações de um participante afetam as ações dos outros.

Ela utiliza as ferramentas da análise econômica para qualquer situação em que as pessoas têm de coordenar suas ações com as de outras pessoas, seja na família, no ambiente de trabalho, no convívio social ou mesmo entre países.

Um pressuposto importante na Teoria dos Jogos é que as pessoas tomam suas decisões racionalmente, ou seja, suas preferências estão claramente ordenadas. O segundo pressuposto essencial é que uma pessoa deve levar em consideração a reação das outras.

A teoria dos jogos é aplicada apenas ao tipo de conflitos que envolvam disputa de interesse entre dois ou mais parceiros, na qual cada um, em determinado momento, pode ter uma variedade de ações possíveis.

Contudo, pelas regras do jogo, o número de estratégia disponível é finito e cada estratégia descreve o que será feito em qualquer situação. Conhecidas as estratégias possíveis dos jogadores, podem-se estimar todos os resultados possíveis.

A Teoria dos Jogos considera que o real problema das apostas não está em termos um bom ou mau histórico de acertos. O problema real está em sermos ruins em saber quando uma decisão pode ser baseada em uma aposta.

Um comentário:

  1. Todo jogo tem um único vencedor! Apostar é uma forma de afirmar que este ou aquele irá ganhar mesmo antes de começar o jogo. Mas isso só deve ser feito quando você conhece a real situação de cada competidor, se ele realmente está apto para isso ou não. Nem sempre isto está ligado ao merecimento, pois um ganhador talvez mereçe ganhar, mas outro possui créditos melhor e vence...
    Tudo deve ser muito bem analisado na hora de apostar, pois cada jogo é um jogo.

    ResponderExcluir