Uma pessoa que mente e diz que mente, mente
ou não mente?
Se diz a verdade quando diz que mente, não
mente.
E, se diz mentira quando diz que mente,
também não mente.
Os desafios, problemas e quebra-cabeças matemáticos buscam
extrair a inventividade, criatividade, habilidade de solução e capacidade de
enfrentamento das pessoas.
Problemas de lógica, ramo da matemática, apresentam
tarefas com começo, meio e fim. Responder a essas questões significa encontrar
e ultrapassar obstáculos. Não é uma questão só de inteligência, mas também
méritos de motivação e persistência.
As situações propostas pelos quebra-cabeças são quase
sempre bobas e irrelevantes. Tudo que um quebra-cabeça tem de oferecer é um
desafio. Para algumas pessoas, isso é suficiente.
Elas buscam a solução porque o desafio está lançado.
Acredita-se que os bons solucionadores de quebra-cabeças não são apenas capazes
intelectualmente de resolver problemas, mas motivados a enfrentar todos os
desafios que se apresentam.
Existem vários desafios que são clássicos quebra-cabeças matemáticos.
É desejado que o candidato tome a decisão e articule. Observe que as ações
esperadas são diferentes dos testes psicotécnicos. Ao ser solicitado o desenho
de uma casa, por exemplo, deve ser verificada a possibilidade de perguntas que
definam uma solução.
Em algumas avaliações, a pior coisa a se fazer é partir
diretamente para o desenho da casa. Uma casa pode ter inúmeras configurações. E
temos que saber quem vai pagar a construção, quanto recurso será aplicado, qual
o tamanho e o tempo previsto. Alguém que comece a desenhar a casa sem levar
esses dados em consideração, já está em desvantagem.
Em questões desse tipo, o
importante é o “algoritmo”. O algoritmo é o arranjo preciso por trás de
qualquer programa de computador. Na vida, ele é a maneira pela qual a pessoa aborda uma questão complexa e aberta.
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