Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Mais da Matemática



O século 20 não teria sido, como foi, o século mais revolucionário da história da ciência sem os extraordinários desenvolvimentos obtidos na matemática.

Os computadores não teriam existido sem a lógica binária, a teoria dos grupos e o conceito matemático de informação. A comunicação móvel é função do estudo estatístico de sinais e dos algoritmos de digitalização e compressão de dados.

No entanto, mesmo sendo importante em nossas vidas, a matemática é considerada, por vezes, uma ciência fechada e tecnicista, em que poucos se aventuram.

A matemática é um saber fundamental na estrutura do raciocínio, um jogo e uma arte. Para decifrar o mundo temos de saber raciocinar. Muitos enigmas famosos mostram o envolvimento do raciocínio matemático no mundo que nos rodeia.

Vários fatos da vida comum têm razões do domínio matemático, fazendo parte do nosso quotidiano. Utilizamos matemática quando gerimos as finanças domésticas, construímos as nossas casas, seguramos os nossos carros e haveres, viajamos de avião e muitas outras ocasiões.

A matemática é a linguagem da ciência e da tecnologia. Num mundo cada vez mais complexo, onde as incertezas (por exemplo: ambientais e econômicas) constituem uma ameaça, a matemática permite prever riscos e planejar estratégias.

A cada instante aparecem novas descobertas, mas existem problemas cuja solução se procura há muito tempo e que resistem obstinadamente às mais variadas tentativas de excelentes matemáticos.

Na frente social, o grande desafio da matemática é a gestão da incerteza. Não surpreende, pois, que novos campos promissores da matemática sejam a teoria das catástrofes e a teoria do caos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário