Ser competente não é sinônimo de conhecimentos, mas de ter a capacidade de aprender, a cada dia, a partir de sua própria experiência.


sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Dicas para utilização de Wi-Fi - primeira parte



Instalar um roteador para usar internet sem fio em qualquer lugar da casa nem sempre é garantia de que ela vá chegar a todos os cantos dela. O Wi-Fi pode sofrer várias interferências, e soluções "caseiras" para aumentar o sinal dele podem não funcionar. Abaixo, você verá o que pode ajudar ou não sua rede sem fio doméstica.

1. O que atrapalha o sinal do Wi-Fi em casa?

Vários fatores, desde obstáculos físicos (como paredes e colunas) a outros invisíveis (ondas emitidas por outros aparelhos). Toda rede sem fio é uma rede de rádio. Um sinal é transmitido pela sua casa e essas ondas vão sendo espalhadas pelos cômodos. Essas ondas têm dificuldade de ultrapassar barreiras físicas e também sofrem interferência, como ocorre com rádios comuns.

2. Mudar o roteador de lugar pode intensificar o sinal do Wi-Fi?

Sim, porque o sinal emitido pelo roteador funciona como o de um rádio, é influenciado por obstáculos físicos.  O ideal é colocar o roteador na posição mais alta e central possível no ambiente e evitar deixá-lo em um local muito baixo e com muitos obstáculos físicos (paredes e móveis, por exemplo). Infelizmente, nem sempre o ponto de rede permite a movimentação do roteador. A solução pode estar no uso de equipamentos que emitam o sinal com maior potência ou o uso de um segundo roteador.

3. Telefone sem fio pode interferir no sinal?

Sim, se o telefone funcionar em uma faixa de frequência semelhante ou igual à do roteador, que é a de 2,4 GHz. É como no caso de um rádio comum: uma estação "pirata" atrapalha a regular se estão em sintonias iguais ou próximas.

4. O micro-ondas faz o sinal ficar ruim?

Sim, o micro-ondas pode causar interferência no sinal de rádio emitido pelo Wi-Fi. Isso porque ele opera na mesma frequência que o roteador: faixa de 2,4 GHz.

5. A gambiarra com lata de Pringles ou de cerveja aumenta o sinal (pesquise no Youtube)?

Nem sempre. Essas gambiarras podem ajudar, dependendo de como forem posicionadas em relação ao roteador. O sinal vai rebater na lata, mas não necessariamente irá em direção ao dispositivo que precisa captar a onda. O material usado e o ângulo do formato das peças usadas podem acabar atrapalhando o Wi-Fi se não forem usados corretamente.

6. Trocar a antena do meu roteador pode ajudar no sinal?

Nem sempre. A simples troca da antena por uma de maior alcance de transmissão pode melhorar o sinal, mas ele ficará sujeito aos mesmos obstáculos que já existiam na casa, como paredes e colunas. O sinal pode continuar a não chegar aos outros ambientes. A recomendação é usar um segundo roteador, que funcionará como repetidor de sinal do primeiro, para que o Wi-Fi atinja os cômodos mais distantes da casa. Esse aparelho dispensa cabo de rede e precisa apenas ser conectado à tomada para começar a funcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário